A Prefeitura de Natal suspendeu
atendimento em unidades básicas de saúde e em escolas da rede municipal nesta
quarta-feira (15), após a segunda
madrugada de ataques violentos no Rio Grande do Norte. Segunda maior
cidade do estado, Mossoró também suspendeu vários serviços.
Segundo a Secretaria de Saúde da capital, Natal,
além das unidades básicas, foram suspensos atendimentos nas policlínicas e nos
centros de atendimentos psicossocial. São mantidos os serviços de urgência,
como as UPAs, maternidades e demais hospitais.
O fechamento das unidades básicas de saúde
surpreendeu a dona de casa Rosa de Lima, que chegou à frente do posto do bairro
de Felipe Camarão às 3h. "Não avisaram. Quando tem alguma coisa, eles
colocam algum aviso na porta aqui. Também tem os grupos (de whatsapp), mas
também não tem nada. Aqui ninguém fala nada", afirmou.
Embora as aulas da rede municipal ainda não tenham
começado, a prefeitura também adiou a Jornada de Educação das Unidades de
Ensino de Natal (Jenat), com os profissionais da rede, marcada para começar
nesta quarta-feira (15). As confirmações de matrículas foram prorrogadas para o
dia 21 de março.
Desde a noite desta terça-feira (14), também está
suspensa na cidade a coleta de lixo. De acordo com o município, o trabalho
segue suspenso na manhã desta quarta (15), mas a decisão pode ser revista ao
longo do dia, segundo a companhia municipal responsável pelo serviço.
Durante a madrugada, criminosos colocaram fogo em um
caminhão e um trator da empresa terceirizada que trabalha na estação de transbordo,
no bairro Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal.
Mossoró
Em Mossoró, a Prefeitura comunicou a suspensão das
atividades nas unidades da Rede Municipal de Ensino, unidades da Assistência
Social, atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), transporte coletivo
e serviços de limpeza urbana em geral nesta quarta-feira (15).
"Seguirão em funcionamento os serviços
administrativos e de atendimento ao público nas secretarias e demais serviços
essenciais do município", informou a prefeitura.
Já o governo do estado afirmou que está mantido
expediente normal nos órgãos públicos da administração direta e indireta, nesta
quarta-feira (15).
Reforço na segurança
A Força Nacional de Segurança desembarcou na
madrugada desta quarta-feira (15) no Rio Grande do Norte com a missão de conter
nova onda de violência no estado.
Um avião pousou na Base Aérea de Natal por volta das
2h, com 30 policiais militares. Outro avião levou mais 70 agentes ao estado.
De acordo com a Secretaria de Segurança do Rio
Grande do Norte, ainda devem chegar à região mais 100 agentes e outros 30
policiais do sistema prisional, totalizando um reforço de 200 homens.
Além disso, será dado apoio operacional da Polícia
Rodoviária Federal (PRF) nas estradas do interior do RN.
A governadora Fátima Bezerra (PT) também desembarcou
junto com parte do efetivo.
As ações criminosas envolveram tiros e incêndios em
prédios públicos, comércios e veículos.
Balanço da polícia
Até o fim da tarde desta terça, as ações da polícia
em resposta aos ataques tiveram:
- 28
suspeitos presos
E apreensão de:
- 6 armas
de fogo apreendidas;
- 30 artefatos
explosivos apreendidos;
- 8 galões
de gasolina
- 5 motos
- 2 carros
- dinheiro
- drogas
Um preso
suspeito de envolvimento nos ataques foi transferido da Penitenciária
Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, para um presídio federal de segurança
máxima, que não foi revelado.
As visitas nas penitenciárias do estado foram
suspensas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário