A Força Nacional de Segurança desembarcou na
madrugada desta quarta-feira (15) no Rio Grande do Norte, com a missão de
conter nova onda de violência no estado.
Um avião pousou na Base Aérea de Natal por volta das
2h, com 30 policiais militares. Outro avião levou mais 70 agentes ao estado.
De acordo com a Secretaria de Segurança do Rio
Grande do Norte, ainda devem chegar à região mais 100 agentes e outros 30
policiais do sistema prisional, totalizando um reforço de 200 homens.
Além disso, será dado apoio operacional da Polícia
Rodoviária Federal (PRF) nas estradas do interior do RN.
A governadora Fátima Bezerra (PT)
também desembarcou junto com parte do efetivo.
O ministro da Justiça, Flávio Dino,
autorizou na tarde de terça (14) o envio
de agentes da Força Nacional. O estado registrou uma série
de ataques criminosos desde a madrugada em pelo menos 19 cidades.
Dino atendeu a um pedido de ajuda da governadora do
Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
Dino afirmou ainda na terça que outras providências
serão tomadas, mas não especificou quais.
"Atendendo à solicitação da governadora Fátima,
do Rio Grande do Norte, autorizei o envio da Força Nacional para colaborar com
a ação das forças estaduais de segurança. Outras ações estão sendo
providenciadas e posteriormente serão anunciadas", escreveu Dino em suas
redes sociais.
As ações criminosas envolveram tiros e incêndios em
prédios públicos, comércios e veículos.
Entre os alvos estão um fórum de Justiça, duas bases
da PM e uma prefeitura e um banco.
Também foram atingidos uma loja de motos e carros
que estavam estacionados nas ruas e em garagens públicas, além de ônibus do
transporte público e escolar.
Balanço da polícia
Até o fim da tarde desta terça, as ações da polícia
em resposta aos ataques tiveram:
- 25
suspeitos presos
E apreensão de:
- 5 armas
de fogo apreendidas;
- 18 artefatos
explosivos apreendidos;
- 3 galões
de gasolina
- 4 motos
- 1 carro
- dinheiro
- drogas
Um preso suspeito de envolvimento nos ataques foi
transferido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, para um
presídio federal de segurança máxima, que não foi revelado.
As visitas nas penitenciárias do estado foram
suspensas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário