sábado, 27 de junho de 2026

Vereador Eribaldo Medeiros propõe homenagem ao Sargento Cristiano Gomes de Lima em Santos Reis

 


A Câmara Municipal de Natal aprovou o Projeto de Lei nº 256/2026, de autoria do vereador Eribaldo Medeiros, que denomina de Praça Sargento Cristiano Gomes de Lima um logradouro público localizado no bairro de Santos Reis. A matéria segue agora para sanção do prefeito.

A homenagem reconhece a trajetória do Sargento Cristiano, militar do Exército Brasileiro, líder comunitário e pai dos integrantes da Banda Grafith. Ao longo da vida, destacou-se pelo compromisso com a comunidade, tendo presidido o Conselho Comunitário de Santos Reis e contribuído para diversas ações sociais no bairro.

Para Eribaldo Medeiros, a aprovação do projeto representa o reconhecimento de um cidadão que deixou um legado de dedicação, solidariedade e relevantes serviços prestados à população natalense.

Fonte: Lucas Tavares

Suposta espionagem contra Vorcaro levou PF a identificar líder de "A Turma"

 


A preocupação de Daniel Vorcaro com a presença de um drone que sobrevoava sua residência em Nova Lima, em Minas Gerais, auxiliou a PF (Polícia Federal) a produzir provas que ajudaram a identificar a estrutura do grupo “A Turma”, ligado ao ex-banqueiro e suspeito de atuar na intimidação de desafetos.

Segundo as investigações, o aparelho de monitoramento em vídeo pertencia a um vizinho que procurava por um cachorro desaparecido. Mas foi graças a uma suspeita de espionagem por parte de Vorcaro que a PF conseguiu identificar Marilson Roseno da Silva, policial federal aposentado, tido, de acordo com as apurações, como o líder do grupo do empresário.

Conversas interceptadas pela PF entre Vorcaro e Luiz Phillipi Mourão, conhecido como “Sicário”, mostram que, em 26 de março de 2024, o então dono do Banco Master estava incomodado com drones sobrevoando sua propriedade e, por isso, teria pedido ao aliado que lidasse com a situação.

Conforme aponta a investigação, Sicário respondeu a demanda oferecendo o envio de uma viatura e questionou Vorcaro se ele preferia uma abordagem “ostensiva” ou “velada”, ao que o empresário respondeu escolhendo a primeira opção. Segundo a PF, a escolha visava intimidar o suposto espião.

Nessa mesma ocasião, indicam as mensagens, Sicário também sugeriu a elaboração de um boletim de ocorrência e a compra de um "anti-drone" para derrubar o equipamento do vizinho. De acordo com o relatório da PF, Vorcaro demonstrou hesitação quanto ao registro policial a fim de evitar atenção indesejada. O mesmo documento não informa se um "anti-drone" chegou a ser adquirido.

Registro em portaria

Foi a partir da execução do plano que a PF conseguiu rastrear os movimentos do grupo ligado a Daniel Vorcaro.

Dias após o empresário ter se queixado de novas passagens do drone, em abril de 2024, Marilson enviou um áudio a Sicário solicitando que sua entrada fosse liberada no condomínio em que o então dono do Banco Master residia. Essa mensagem de voz, relata a PF, foi encaminhada por Sicário a Vorcaro, que deu início às tratativas para viabilizar o ingresso do aliado na área residencial.

Ao registrar entrada na portaria, Marilson passou a constar na lista de visitantes do condomínio. O cruzamento desse registro com as mensagens interceptadas e o banco de dados da PF permitiu à corporação confirmar que o líder do grupo era, de fato, o policial aposentado.

A equipe liderada por Marilson chegou a entrar no condomínio em dois dias diferentes. No primeiro, os aliados de Vorcaro não conseguiram identificar o endereço do suposto espião. Na segunda tentativa, os integrantes do grupo concluíram que o suposto caso de espionagem era, na verdade, a busca de um vizinho por um cachorro chamado Pitoco.

Os capangas encaminharam a Sicário a imagem de um panfleto com as informações de resgate do animal. "É muito dócil. Tem 10 anos, mas está com medo e fugindo [para] cada vez mais longe. Caso veja, por favor ligue imediatamente", dizia o folheto que consta no relatório da PF.

A CNN tentou encontrar a defesa de Marilson Roseno da Silva para solicitar um posicionamento, mas não houve sucesso. O espaço será atualizado com eventual manifestação.

“A Turma”

O grupo de Daniel Vorcaro era encarregado de fazer ameaças, intimidações pessoais, coerções, levantamentos clandestinos sobre desafetos, obtenção de dados sigilosos e acessos indevidos a sistemas governamentais.

A liderança operacional do núcleo é atribuída ao policial federal aposentado Marilson Roseno da Silva, que está preso desde março deste ano, alvo de operação da PF sobre o caso Master.

Segundo as investigações, a “Turma” se desdobrava em três frentes funcionais:

a de demanda e financiamento,

a presencial e territorial; e

a policial-informacional.

De acordo com a PF, os pagamentos mensais ao grupo giravam em torno de R$ 400 mil.

CNN Brasil

 

 

Papuda diz a STF que abordagem a 'Careca do INSS' ocorreu após apreensão de protetor labial com ácido hialurônico e cannabis

 


A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) negou que policiais penais tenham tentado pressionar o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, a firmar um acordo de colaboração premiada durante uma conversa realizada dentro da Penitenciária da Papuda. O órgão afirmou que a abordagem a ele ocorreu após a apreensão na cela de um protetor labial com "ácido hialurônico e cannabis", produto que não está de acordo com as normas internas.

Em resposta enviada ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), o órgão afirmou que a abordagem teve caráter "exclusivamente informacional e preventivo", vinculada à atividade de inteligência penitenciária, e não configurou interrogatório, investigação criminal ou produção de prova para persecução penal.

A manifestação foi apresentada após Mendonça determinar que a direção da unidade prisional explicasse, em até 48 horas, denúncia feita pela defesa do empresário. Os advogados afirmaram que policiais penais fizeram "questionamentos informais" ao preso sem prévio agendamento e sem a presença da defesa, incluindo perguntas sobre uma eventual colaboração premiada, embora já houvesse interrogatório administrativo marcado para data futura.

Diante da gravidade da alegação, o ministro também determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) fosse comunicada do caso.

Na decisão, Mendonça afirmou que a realização de atos de caráter inquisitivo sem observância das garantias mínimas do custodiado, especialmente sem prévia ciência e presença da defesa, exige apuração imediata para preservar a legalidade do procedimento e as prerrogativas processuais do investigado.

Por isso, determinou que a Papuda prestasse esclarecimentos detalhados e identificasse os agentes envolvidos, caso fosse confirmada a ocorrência narrada pela defesa.

Na resposta ao STF, a Seape informou que a conversa ocorreu após a apreensão, em 2 de junho, de um protetor labial identificado pelas inscrições "ácido hialurônico e cannabis", encontrado entre os pertences de Antunes durante uma revista de rotina realizada na ala de vulneráveis da Papuda.

Segundo a administração penitenciária, o produto não estava de acordo com as normas internas da unidade.

De acordo com o governo do Distrito Federal, a apreensão levou à abertura de uma ocorrência administrativa para apurar como o objeto teria ingressado no presídio.

Nesse contexto, o Núcleo de Inteligência Penitenciária realizou uma "oitiva para fins de inteligência", conduzida por uma policial penal e acompanhada por outro servidor, com o objetivo de identificar eventuais fragilidades nos protocolos de segurança da unidade.

A secretaria sustenta que a diligência "não se confundiu com interrogatório disciplinar, investigação criminal, ato de polícia judiciária ou produção de prova para fins de persecução penal", mas consistiu em procedimento voltado exclusivamente à obtenção de informações para aperfeiçoar os mecanismos de controle interno e segurança do presídio.

O governo também rebateu diretamente a principal alegação da defesa. Segundo o documento, após análise dos registros administrativos, "não foram identificados elementos que corroborassem a afirmação de que o custodiado tenha sido instado a realizar colaboração premiada, delação ou qualquer providência semelhante".

Apesar disso, a Seape informou que determinou a abertura de um Procedimento de Investigação Preliminar (PIP) para apurar administrativamente as circunstâncias da diligência. Segundo a secretaria, a medida foi adotada para conferir "máxima transparência" e assegurar a completa elucidação dos fatos narrados pela defesa. O procedimento ficará sob responsabilidade da Gerência Correicional da pasta.

Procurada, a defesa de Antônio Carlos Camilo Antunes informou que não irá se manifestar sobre o conteúdo do ofício encaminhado pela Secretaria de Administração Penitenciária ao STF. Os advogados afirmaram apenas que o empresário já prestou depoimento sobre o episódio no próprio estabelecimento prisional e que esse relato foi juntado aos autos no Supremo.

O Globo

 

 

EUA ataca Estreito de Ormuz após acusar Irã de descumprir cessar-fogo

 


Os Estados Unidos anunciaram, nesta sexta-feira (26/6), que realizaram ataques contra alvos iranianos após um navio comercial ser atingido no Estreito de Ormuz, uma das principais rotas marítimas para o transporte mundial de petróleo.

Segundo o Comando Central dos EUA (Centcom), a operação foi uma resposta ao ataque ocorrido nessa quinta-feira (25/6), quando um drone iraniano atingiu o cargueiro M/V Ever Lovely, de bandeira de Singapura. A embarcação navegava pela costa de Omã ao deixar o estreito.

De acordo com os militares norte-americanos, aviões dos EUA atingiram depósitos de mísseis e drones do Irã, além de estações de radar costeiras. O Centcom informou ainda que continua atuando para garantir a passagem de embarcações comerciais pela região.

Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que forças iranianas lançaram pelo menos quatro drones de ataque contra navios que cruzavam o Estreito de Ormuz. Segundo ele, um dos equipamentos atingiu o convés de um cargueiro e causou danos materiais, mas a embarcação conseguiu seguir viagem.

Trump também disse que as forças americanas interceptaram e destruíram outros três drones. Para o presidente, a ação representou uma violação do acordo de cessar-fogo firmado entre Washington e Teerã.

As acusações surgem poucos dias depois de Estados Unidos e Irã anunciarem uma trégua com o objetivo de interromper os confrontos militares e abrir espaço para negociações diplomáticas.

Segundo o governo norte-americano, o entendimento entre os dois países prevê uma série de compromissos voltados à redução das hostilidades e à construção de um acordo permanente para encerrar o conflito.

O episódio desta sexta-feira, no entanto, aumenta as incertezas sobre a estabilidade do cessar-fogo e pode dificultar o avanço das negociações entre Washington e Teerã.

Os 14 pontos do acordo firmado entre EUA e Irã:

1. Fim das operações militares

2. Respeito à soberania

3. Prazo para acordo definitivo

4. Retirada do bloqueio naval

5. Reabertura do Estreito de Ormuz

6. Plano de reconstrução econômica

7. Fim gradual das sanções

8. Compromissos nucleares

9. Manutenção do status quo

10. Exportação de petróleo

11. Liberação de ativos congelados

12. Mecanismo de monitoramento

13. Início das negociações finais

14. Aval da ONU

Metrópoles

 

 

CPRE fecha o cerco contra “rolezinho” e apreende veículos por manobras perigosas na Via Costeira

 


Uma intervenção de trânsito realizada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) dispersou um grupo de condutores e resultou na apreensão de motocicletas na madrugada desta sexta-feira (26), em Natal. A ação ostensiva foi deflagrada na Avenida Dinarte Mariz (Via Costeira), nas imediações do monumento Relógio do Sol, na Zona Leste da capital.

De acordo com o relatório do Batalhão Rodoviário da Polícia Militar, as equipes se deslocaram para a região por volta das 2h, logo após receberem denúncias anônimas de que um grupo de jovens estava se reunindo no trecho para realizar manobras perigosas, colocando em risco a própria segurança e a de terceiros. A operação recebeu o apoio estratégico das motocicletas do Esquadrão Águia para cercar e interceptar os suspeitos.

Durante os procedimentos de abordagem e fiscalização veicular minuciosa, os policiais penais e militares identificaram uma série de irregularidades administrativas e de trânsito. Entre as infrações mais recorrentes, constatou-se a condução por motoristas sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o uso de escapamentos adulterados ou deteriorados (geradores de poluição sonora) e a ausência de filtros de ar nas motocicletas.

Ao término da fiscalização, cinco veículos foram apreendidos em flagrante por estarem em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e encaminhados por guinchos ao depósito oficial do órgão de trânsito. O CPRE informou que as fiscalizações na Via Costeira continuarão sendo intensificadas nos finais de semana para coibir a prática de rachas e “rolezinhos” na orla natalense.

 

Confronto com PM em Rio do Fogo deixa suspeitos mortos e resulta na apreensão de armas e drogas

 


Um forte confronto armado entre policiais militares e suspeitos de integrar um grupo criminoso terminou com mortes e apreensão de material ilícito na noite de ontem, sexta-feira (26), no município de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar. A ocorrência foi registrada pela equipe Charlie Mike 07 do 17º Batalhão da PM (17º BPM) na comunidade litorânea de Pititinga.

De acordo com o relato do Tenente Higor, Oficial de Operações do 17º BPM, a guarnição realizava patrulhamento de rotina quando foi abordada por moradores locais. Os populares denunciaram que cerca de quatro homens armados estavam ostentando o armamento e comercializando entorpecentes nas proximidades de uma escola pública em Pititinga. Diante das informações, os policiais se dirigiram ao ponto indicado para averiguar a denúncia.

Ao chegarem ao local, os militares constataram a presença do grupo com as mesmas características descritas. Percebendo a aproximação da viatura, os suspeitos abriram fogo contra o efetivo policial, que revidou à injusta agressão de forma proporcional. No tiroteio, os envolvidos foram baleados e, embora tenham sido socorridos de imediato ao hospital de Rio do Fogo, não resistiram aos ferimentos.

Na ofensiva, a Polícia Penal e Militar apreendeu um saldo expressivo: uma pistola calibre .380, um revólver calibre .38 com cinco munições deflagradas, além de porções fracionadas de cocaína, crack e maconha, acompanhadas de uma balança de precisão e dinheiro em espécie. Um dos mortos possuía extensa ficha criminal, já tendo sido detido duas vezes anteriormente por ato análogo ao tráfico de drogas pela equipe Charlie Mike 03 do próprio batalhão, sendo conhecido na região por ostentar armas em redes sociais e nas ruas. Todo o material foi apresentado à Delegacia de Plantão da Polícia Civil para os procedimentos legais.

 

Homem é perseguido e executado a tiros após ter casa invadida em Assú

 


Na madrugada deste sábado, 27 de junho, por volta das 3h30, mais um homicídio foi registrado na cidade de Assú, no interior do Rio Grande do Norte.

Segundo as informações, criminosos chegaram a uma residência no bairro Vertentes, arrombaram a porta da frente e invadiram o imóvel, efetuando diversos disparos de arma de fogo.

O morador, identificado como Jardson Gonçalves Nogueira, (Neném), foi atingido pelos primeiros disparos ainda dentro da residência. Mesmo ferido, ele conseguiu correr pela rua dos Poetas na tentativa de escapar dos atiradores, mas foi perseguido e alcançado em via pública, onde acabou sendo executado.

Jardson, já possuía passagens no setor policial por trafico de drogas, em 2017 e preso pela ultima vez no dia 12/03/2026.

A Polícia Militar foi acionada e realiza o isolamento da área até a chegada das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil, que ficará responsável pela investigação para identificar a autoria e a motivação do crime.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

‘TRAGÉDIA DO BALDO’: Prisão de motorista de ônibus desgovernado que matou 19 foliões faz Natal relembrar triste episódio 40 anos depois

 


A prisão de Aluízio Farias Batista, foragido há mais de 40 anos, fez o natalense relembrar de uma das maiores tragédias ocorridas na capital potiguar.

O caso que ficou conhecido como ‘Tragédia do Baldo’ teve repercussão nacional, e deixou marcas profundas na cidade. O episódio afastou os foliões das ruas de Natal e contribuiu para o declínio do carnaval de rua na capital por muitos anos, até sua retomada no início dos anos 2000.

Preso nesta sexta-feira (26), Aluízio era o motorista do ônibus desgovernado que na madrugada de 25 de fevereiro de 1984 invadiu o desfile do bloco Puxa-Saco, no bairro Cidade Alta, em Natal. O acidente deixou 19 mortos e dezenas de feridos.

Ele teria perdido o controle do veículo após acelerar em alta velocidade durante o trajeto. Testemunhas relataram na época que ele ignorou semáforos, chegou a cerca de 70 km/h e, ao fazer a curva sob o Viaduto do Baldo, atingiu um carro estacionado, atravessou o canteiro central e invadiu a avenida onde cerca de 5 mil foliões participavam do carnaval.

O ônibus ainda percorreu aproximadamente 86 metros atropelando pessoas. Na tentativa de fugir, o motorista deu marcha à ré e atingiu mais vítimas. O veículo só foi parado quando um folião conseguiu subir no ônibus e puxar o freio de mão.

Laudo do ITEP descartou falha mecânica. O motorista foi indiciado e condenado a 21 anos de prisão, mas desapareceu poucos dias após prestar depoimento e nunca mais foi localizado, até ser preso na sexta-feira, 26 de junho de 2026.

A prisão de Aluízio foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas, usando uma identidade falsa.

Blog do BG

 

Polícia Civil prende condenado pela “Tragédia do Baldo” após mais de 40 anos foragido

 


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, cumpriu, nesta sexta-feira (26), um mandado de prisão definitiva contra Aluísio Farias Batista, de 69 anos, condenado a 21 anos de reclusão pelos crimes relacionados ao caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Norte.

A captura foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.

“Tragédia do Baldo”

O fato ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. Conforme apurado à época, o condenado conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um tradicional bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da capital.

A ocorrência resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 gravemente feridas, sendo considerada uma das maiores tragédias já registradas no estado. Após o ocorrido, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.

Investigação e uso de identidade falsa

As diligências para localização do condenado tiveram início a partir da única fotografia disponível dele, registrada no ano do crime. Durante as investigações, os policiais identificaram que o pai do foragido havia falecido em Tangará da Serra (MT), em 2021, informação que contribuiu para o intercâmbio de dados entre as forças policiais dos dois estados.

Durante Investigação Documental, foi constatado que, no ano de 1995, o investigado chegou a emitir um documento de identidade utilizando seus dados verdadeiros e originais no estado de Mato Grosso. Posteriormente, no ano de 1996, um indivíduo faleceu em Natal (RN), e o condenado passou a utilizar os dados dessa pessoa falecida.

O momento exato em que ele começou a fazer uso dessa identidade falsa ainda não foi precisado, e o fato ainda será investigado pela Polícia Civil. No entanto, as investigações afirmam com segurança que, no ano de 2021, ele utilizou o RG vinculado à pessoa falecida em 1996 para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e continuar exercendo atividades profissionais como motorista.

A verdadeira identidade foi confirmada por meio do cruzamento de informações cadastrais, análises documentais e procedimentos de comparação facial realizados pelas equipes de investigação.

Após a confirmação da identificação, a equipe de policiais foi inicialmente ao local de trabalho do condenado, mas ele não estava presente. Posteriormente, em ato contínuo, os policiais se dirigiram à residência dele. No local, ele apresentou inicialmente o seu nome falso, mas, depois que a equipe demonstrou que já sabia a sua real identidade, ele acabou confessando e dizendo seu nome verdadeiro.

O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena definitiva de 21 anos de reclusão, em regime fechado.

A Polícia Civil do RN informou que a operação reforça o compromisso com a responsabilização criminal, a preservação da memória das vítimas e a busca permanente pela Justiça, independentemente do tempo decorrido desde a prática do crime.

 




Conar suspende, em caráter liminar, propaganda abusiva de bets na CazéTV durante Copa

 


O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou, em caráter liminar, a suspensão de propagandas de casas de apostas exibidas pela CazéTV durante as transmissões da Copa do Mundo. A medida foi assinada na sexta-feira (26) e ainda não representa a abertura de um processo formal. Não está claro quais práticas estão vetadas com essa decisão e quais seguem liberadas para o canal.

Segundo o órgão, as ações publicitárias podem ter desrespeitado as regras de publicidade responsável ao incentivar apostas em lances em tempo real, com destaque para odds (probabilidades de ganho) consideradas pouco prováveis e apelos de urgência feitos por narradores e comentaristas.

Além da CazéTV, as casas de apostas Betnacional, Bet365 e KTO também serão notificadas. O Conar deu prazo de cinco dias úteis para que as empresas informem as medidas adotadas para adequar suas campanhas às normas do setor, incluindo ações de proteção ao público infantojuvenil.

Em nota, a CazéTV afirmou que já havia feito alterações nas publicidades após reclamações do público. O Conar informou que continuará monitorando as transmissões e poderá abrir um processo formal caso identifique novas irregularidades.

TAXA EXTRA: Aneel mantém bandeira amarela para contas de luz no mês de julho

 


A Aneel manteve a bandeira tarifária amarela para as contas de luz no mês de julho. Com isso, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Segundo a agência, a medida ocorre devido ao período de seca, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e exige maior uso de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.

O sistema de bandeiras tarifárias indica, mês a mês, o custo da geração de energia no país. Na bandeira verde, não há cobrança extra; na amarela, há um acréscimo moderado; e nas bandeiras vermelhas (patamares 1 e 2), a cobrança adicional é maior, conforme aumenta o custo de geração.

A Aneel também orienta os consumidores a adotarem hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e reduzir o valor da conta de luz.

 

Vereador Eribaldo Medeiros propõe homenagem ao Sargento Cristiano Gomes de Lima em Santos Reis

  A Câmara Municipal de Natal aprovou o Projeto de Lei nº 256/2026, de autoria do vereador Eribaldo Medeiros, que denomina de Praça Sargento...