terça-feira, 23 de junho de 2026

RN executa até 30% dos recursos do Programa de Redução de Filas

 


Mais de 40 mil pacientes aguardam a realização de cirurgias no Rio Grande do Norte, segundo dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O cenário ocorre em meio a questionamentos sobre a execução dos recursos destinados ao Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), do Ministério da Saúde, e à necessidade de aperfeiçoamento do sistema de regulação para reduzir o tempo de espera dos usuários.

De acordo com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), apenas 16% dos recursos destinados ao Estado por meio do programa federal para 2026 teriam sido executados até o momento. A Sesap, entretanto, contesta esse percentual e afirma que os números precisam ser analisados de forma segmentada.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, o Governo Federal repassa R$ 58 milhões ao Rio Grande do Norte por meio do Programa Nacional de Redução de Filas. Desse total, uma parte é executada pelos municípios e outra cabe ao Governo do Estado.

“Nesse volume de valores, a gente tem valores de cirurgias realizadas pelos municípios, valores de cirurgias realizadas pelo Estado e valores a serem realizadas por entidades privadas que estão dentro do componente crédito. O que é esse componente? Eles vão trocar o débito de imposto que eles têm com a Receita junto ao Ministério da Saúde, entregando serviços”, afirmou.

Ainda segundo a Sesap, nos quatro primeiros meses do ano foram executados aproximadamente R$ 9 milhões dos cerca de R$ 30 milhões destinados diretamente ao Estado para a realização de cirurgias, o que representaria cerca de 30% do orçamento disponível para essa finalidade.

Apesar da execução dos recursos, a fila de espera permanece elevada. Atualmente, mais de 40 mil pacientes aguardam procedimentos cirúrgicos no RN. A situação preocupa gestores e entidades representativas da categoria médica, que apontam impactos diretos sobre a assistência prestada à população.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), Geraldo Ferreira, afirmou que a demora na realização dos procedimentos pode agravar o quadro clínico dos pacientes e elevar os custos do sistema de saúde.

“O peso na prestação de serviços significa que, como não é executado, aumentam as filas de espera. E de sofrimento, a gente sabe a quantidade de pacientes que necessitariam de serem operados e terminam tendo seus procedimentos eletivos transformados em situações de urgência, implicam tanto em custo maior, como em risco maior para os próprios pacientes”, declarou.

O secretário Alexandre Motta explicou que a integração dos sistemas de regulação provocou uma revisão dos dados existentes, resultando em um aumento do número de cirurgias registradas na fila de espera.

“Vamos primeiro considerar que quando nós fizemos a integração dos sistemas de regulação nossos, pareceu dar um salto de cirurgias a serem realizadas. A gente tem, até recentemente, 47 mil cirurgias aguardando. O fato é que muitas dessas cirurgias, elas, muito provavelmente, já foram realizadas ou esses pacientes já saíram da rede por algum motivo”, afirmou.

 

Área próxima ao Hospital Onofre Lopes é isolada após identificação de problemas estruturais

 



A Prefeitura do Natal interditou preventivamente um trecho da Avenida Getúlio Vargas, no bairro de Petrópolis, Zona Leste da capital, após a identificação de problemas estruturais na área. A medida foi adotada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), seguindo recomendação da Defesa Civil Municipal, que realizou vistoria técnica no local e apontou a necessidade de restringir o acesso até a conclusão de estudos mais detalhados.

Segundo a Seinfra, a vistoria identificou sinais de comprometimento estrutural, entre eles afundamentos em trechos das calçadas, alterações nas bases de postes e rachaduras no guarda-corpo do muro de contenção existente na área. Diante dos indícios, o trecho foi isolado de forma preventiva para evitar riscos à população.

“Nós identificamos alguns afundamentos nas bases dos postes, umas diferenças entre os elementos do guarda-corpo, algumas rachaduras. Então, com essa identificação, de imediato, chamamos a Defesa Civil do município, que veio prontamente, fez uma vistoria técnica e emitiu um laudo. Nesse laudo, ele recomendava a interdição preventiva de parte do trecho, principalmente esse trecho que tem o estacionamento, para evitar que os veículos estacionem. O peso desses veículos causa maior esforço aqui nessa área”, explicou Shirley Cavalcanti, titular da Seinfra, em entrevista à TV Tropical.

A Defesa Civil recomendou que o acesso ao trecho permanecesse restrito até que sejam realizadas avaliações mais aprofundadas das condições estruturais e definidas as intervenções necessárias para garantir a segurança da população.

Além da interdição para pedestres, a área isolada também não pode ser utilizada para estacionamento de veículos. Apesar da sinalização implantada, a Prefeitura informou que encontrou automóveis estacionados dentro do trecho interditado.

“Os veículos estão estacionados na área que está isolada, então é até importante frisar à população que não estacionem, porque esses veículos causam um maior peso, um esforço nessa estrutura que está isolada, até que a gente tenha a avaliação do que está acontecendo. Que as pessoas respeitem a área interditada, que ela está sendo feita realmente para garantir a segurança de todos que trafegam aqui na área”, reforçou a representante da Seinfra.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) foi acionada para auxiliar no controle da área e na orientação dos motoristas. A prioridade neste momento é retirar os veículos e conscientizar os condutores sobre a necessidade de respeitar o isolamento. Novas medidas de sinalização serão implantadas para reforçar o bloqueio da área.

O ponto interditado integra um extenso muro de contenção localizado em uma área de grande circulação de pessoas e veículos da capital, nas proximidades do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e da própria Avenida Getúlio Vargas. O local é utilizado diariamente por moradores, pacientes, acompanhantes e pessoas que transitam pela região.

A Prefeitura informou que os próximos passos incluem a realização de estudos técnicos mais aprofundados para identificar as causas dos problemas observados e definir as intervenções necessárias antes da reabertura da área.

“São avaliações mais aprofundadas para que a gente possa ter um respaldo mais seguro e poder agir com essas intervenções que venham a ser indicadas como necessárias e só liberar essa área quando a gente tiver uma total segurança, que essa área esteja segura para a população poder transitar”, explicou a representante da pasta.

A previsão é que o isolamento permaneça em vigor até a conclusão das avaliações e a definição das medidas corretivas necessárias para garantir a estabilidade da estrutura e a segurança de quem circula pela região.

 

Walter acusa PT de trabalhar contra sua candidatura: ‘Tentaram me aniquiliar’

 


O vice-governador do Rio Grande do Norte e presidente estadual do MDB, Walter Alves, afirmou nesta segunda-feira 22 que o PT trabalha para enfraquecer sua pré-candidatura a deputado estadual e desmontar a chapa proporcional do MDB para as eleições de 2026. Em entrevista ao programa Meio Dia RN, da rádio 96 FM, Walter disse que os ex-aliados tentam retirar apoios e votos de sua base política e declarou que houve uma tentativa de “aniquilá-lo” politicamente após sua decisão de não assumir o Governo do Estado.

Questionado pelo apresentador Bruno Giovanni sobre informações de bastidores de que o PT estaria atuando para reduzir sua força eleitoral no interior, Walter respondeu sem hesitar. “Procede. Trabalha. É o trabalho do não voto, de quebrar nominata. Mas guerra é guerra, meu amigo. Eu estou pronto para a guerra”, afirmou.

Segundo ele, a estratégia seria enfraquecer o MDB justamente no momento em que o partido tenta consolidar uma nominata competitiva para a Assembleia Legislativa. Walter argumentou que a legenda chega fortalecida à disputa e destacou a influência política construída ao longo dos últimos anos. “Não é todo mundo que tem 40 prefeitos”, declarou.

O vice-governador afirmou ainda que não pretende abandonar a vida pública após ter desistido de assumir o Governo do Estado e de disputar a sucessão estadual. “Quiseram me aniquilar da política. Eu não vou. Eu vou recomeçar”, disse.

A declaração foi feita ao explicar sua decisão de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa após abrir mão de assumir o Executivo estadual e de ser candidato ao Governo do Estado em caso de renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT) para disputar o Senado. O rompimento de Walter, que migrou para a oposição, acabou forçando a petista a permanecer no cargo.

Walter afirmou que seu projeto original era governar o Estado, mas que estudos financeiros realizados por técnicos, ex-secretários, pelo MDB nacional e pelo Tesouro Nacional mostraram um cenário que considerou inviável. “Eu fui pego de supetão, porque o meu desejo era ser candidato a governador. Infelizmente, por todos os motivos que nós relatamos, não foi possível.”

Críticas à situação financeira

Ao longo da entrevista, Walter voltou a justificar a decisão de não assumir o governo em abril de 2026. Segundo ele, os levantamentos realizados antes da decisão apontavam uma situação fiscal muito mais grave do que a conhecida pela opinião pública. “Infelizmente, estão se concretizando os estudos que nós fizemos”, afirmou.

O vice-governador citou números atribuídos ao Tesouro Nacional para sustentar sua avaliação. “Em janeiro, foi publicada matéria em jornais nacionais dizendo que o Rio Grande do Norte fechou o ano de 2025 para 2026 com R$ 3 bilhões negativos.”

Walter também mencionou a dívida relacionada aos empréstimos consignados dos servidores estaduais. “O Estado tem uma dívida de R$ 362 milhões.”

Na avaliação dele, a situação se agravaria ainda mais diante da necessidade de cumprir reajustes salariais previstos em lei. Segundo Walter, se tivesse assumido o Executivo naquele contexto, enfrentaria imediatamente uma crise com o funcionalismo. “Certamente, teria uma greve.”

Ele afirmou que não estava disposto a assumir uma administração que, segundo sua análise, teria poucas condições de recuperação em apenas seis meses. “É uma bomba fiscal que iam jogar no meu colo. Eu teria o quê? Seis meses para desmontar essa bomba. Como? Nem um super-homem. Impossível. Eu tive que protelar esse sonho.”

Walter, que é filho do ex-governador Garibaldi Alves Filho, disse que tomou a decisão por responsabilidade política e para preservar sua trajetória pública. Em um dos momentos mais duros da entrevista, afirmou que corria o risco de ser lembrado negativamente caso aceitasse assumir o comando do Estado. “O cidadão ia dizer o seguinte: ‘Seu pai foi um grande governador e você foi um dos piores’.”

O vice-governador também rebateu a versão de que as contas estaduais estariam equilibradas. “Diziam que a folha estava em dia. Onde está tudo em dia, se não pagou nem o aumento”, afirmou Walter.

Ele citou ainda os contingenciamentos promovidos pelo governo e afirmou que as receitas estaduais crescem sem que isso se traduza em capacidade de investimento, devido às restrições orçamentárias. “A arrecadação do Estado está subindo. O ICMS está bombando. Agora, os investimentos com recursos próprios estão lá embaixo.”

Apesar das críticas, Walter evitou atribuir responsabilidades pessoais à governadora Fátima Bezerra quando questionado diretamente sobre a condução administrativa. Ao mesmo tempo, porém, insistiu que o próximo governo precisará promover uma profunda reorganização das contas públicas. “O próximo governador vai ter que fazer um choque de gestão. Não é blá-blá-blá, não. Vai ter que fazer um choque para valer.”

Outro ponto explorado durante a entrevista foi sua relação com a gestão estadual. Walter procurou se desvincular das decisões administrativas tomadas nos últimos anos e afirmou que teve pouca participação efetiva no governo. “O MDB foi muito importante para a eleição. O que coube ao MDB foi atrair recursos. Eu não participava da equipe econômica. Eu não participava de comitê gestor”, enfatizou.

Walter afirmou que tinha conhecimento das dificuldades enfrentadas pelo Estado, mas não possuía acesso detalhado aos números. “A gente sabia da dificuldade, obviamente. Mas desmiuçar, conhecer com detalhe, não.”

Eleições de 2026

Na parte final da entrevista, Walter falou longamente sobre o cenário eleitoral de 2026 e demonstrou confiança na capacidade do MDB de ampliar sua representação política.

Ele citou nomes que compõem a nominata da legenda para deputado estadual, como o ex-prefeito de Assú Ivan Júnior e o ex-deputado federal Antônio Jácome, e afirmou que a expectativa é eleger dois parlamentares diretamente e disputar uma terceira vaga pelas sobras. “É uma nominata forte.”

Apesar de ser tratado nos bastidores como favorito à eleição, Walter rejeitou qualquer clima de vitória antecipada. “Não tem ninguém eleito. A eleição é dia 4 de outubro.” Também evitou falar sobre a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa na próxima legislatura. “Não tem ninguém eleito”, resumiu.

Sobre a disputa pelo Governo do Estado, o dirigente emedebista afirmou enxergar um cenário amplamente favorável à eleição do ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União), pré-candidato apoiado pelo MDB. “Eu sinto uma espontaneidade do povo para a eleição do pré-candidato Allyson Bezerra. Ele caiu na graça do povo.”

Walter também elogiou a escolha do deputado Hermano Morais, indicado pelo MDB, para compor a chapa como candidato a vice-governador. “Vai juntar a jovialidade de Allyson com a experiência de Hermano”, disse o atual vice-governador. “Hoje, baseado nas pesquisas e nas pesquisas internas do MDB, é uma eleição de primeiro turno.”

Questionado sobre a disputa para o Senado, o vice-governador reafirmou o compromisso do MDB com a candidatura da senadora Zenaide Maia (PSD) à reeleição. Sobre o segundo voto para senador, porém, deixou em aberto a estratégia do grupo político. “Pode ter surpresas aí”, finalizou.

 

Dono de rede de postos de combustíveis é preso em operação contra lavagem de dinheiro na Grande Natal

 


O dono de uma rede de postos de combustíveis da Grande Natal foi preso nesta terça-feira (23) durante a Operação Emirados, deflagrada em conjunto pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e pela Polícia Civil. O empresário é apontado como chefe de um esquema estruturado de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica, que causou um rombo de mais de R$ 72 milhões aos cofres públicos estaduais. Com forte atuação e influência no setor de combustíveis da região metropolitana de Natal, o investigado utilizava sua rede de empresas para ocultar patrimônio e fraudar o fisco de forma sistemática.

Além do mandado de prisão do empresário, a Operação Emirados cumpriu 33 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar e aplicou 75 medidas cautelares diversas da prisão. As diligências foram realizadas nas cidades de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Na casa do chefe do esquema, os agentes apreenderam mais de R$ 90 mil em espécie, além de dólares e euros em papel-moeda, joias, documentos, celulares e computadores. A operação contou com a participação de 4 promotores de Justiça, 9 servidores do MPRN e mais de 120 policiais civis entre delegados e agentes.

No centro do esquema, o dono dos postos de combustíveis controlava na prática diversas empresas de fachada — distribuidoras, bares e postos — sem constar oficialmente nos contratos sociais. Para blindar seu patrimônio, ele registrava imóveis e veículos em nome de parentes e funcionários de confiança, que atuavam como laranjas. O esquema chegou a usar pessoas de baixa renda e beneficiários de programas assistenciais federais como sócios fictícios das empresas, com o objetivo de dificultar a identificação dos verdadeiros donos dos negócios perante o fisco e a Justiça.

A magnitude da fraude fiscal fica evidente nos números: as empresas vinculadas ao grupo acumulam um passivo tributário de R$ 72.922.514,57 inscritos na Dívida Ativa do Estado do Rio Grande do Norte, concentrado principalmente no não recolhimento do ICMS. Entre as práticas identificadas estão a omissão de entrada de mercadorias, a ausência de emissão de notas fiscais e a criação em série de empresas em nome de terceiros. Duas distribuidoras de alimentos ligadas ao grupo respondem pelas maiores fatias da dívida fiscal acumulada ao longo dos anos.

O estilo de vida do empresário contrastava radicalmente com o que aparecia nos documentos oficiais. Um funcionário com salário de R$ 1.954, que exercia a função de auxiliar de contabilidade, aparecia formalmente como dono de um carro importado de luxo avaliado em R$ 800 mil e de uma mansão em condomínio fechado no valor declarado de R$ 2.558.000,00 — imóvel que, na prática, servia de moradia para o próprio chefe do esquema e sua família. O grupo ainda utilizava contas das empresas satélites para pagar despesas pessoais e contas de moradia de alto padrão do investigado e de seus familiares.

No âmbito patrimonial, a Justiça determinou o sequestro de 18 imóveis e de uma lancha, além do bloqueio de valores em contas bancárias no montante total de R$ 72.922.514,57, alcançando contas de pessoas físicas e de nove empresas do ecossistema de fachada. A operação é conduzida pela 56ª Promotoria de Justiça de Natal, pelo Gaeco e pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), no âmbito do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), que atua na identificação de fraudes complexas e na recuperação de ativos desviados por meio de crimes tributários.

 

PRF registra cinco prisões durante fiscalizações no fim de semana no RN

 


Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, entre os dias 19 e 20 de junho, cinco ocorrências durante fiscalizações realizadas nas rodovias federais do Rio Grande do Norte (RN). As ações resultaram em prisões por contrabando, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, cumprimento de mandado de prisão preventiva e receptação.

Na manhã de sexta-feira (19), em Natal, a PRF prendeu um homem de 55 anos por contrabando. Durante fiscalização no km 85 da BR-101, os policiais encontraram 2.000 maços de cigarros de origem estrangeira sendo transportados irregularmente em um veículo GM/Celta. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal.

Já no sábado (20), em Assú, um caminhoneiro foi preso após os policiais identificarem um mandado de prisão preventiva em aberto expedido pela Justiça do Ceará pelos crimes de falsidade ideológica e furto qualificado. A abordagem ocorreu no km 113 da BR-304.

Ainda no sábado, em Upanema, na BR-110, um homem de 38 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Durante a fiscalização de uma Toyota Hilux, os policiais localizaram uma pistola calibre 9mm, sem a documentação exigida para o porte.

Em Mossoró, também na BR-110, a PRF prendeu um motociclista de 24 anos por tráfico de drogas. Com ele foram apreendidos cinco invólucros contendo aproximadamente 13 gramas de maconha e R$2.400 em espécie, distribuídos em notas fracionadas, característica frequentemente associada à comercialização de entorpecentes.

Encerrando o balanço, em Natal, os policiais recuperaram uma motocicleta Traxx JL125 com registro de furto desde janeiro de 2020. O veículo circulava sem placa e seu condutor, um homem de 65 anos, foi preso pelo crime de receptação.

 

Criança de 7 anos morre afogada enquanto brincava em rio no interior do RN

 


Um menino de 7 anos morreu após se afogar em um rio localizado no Sítio Almas, zona rural de um município da região Alto Oeste do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (22).

A vítima foi identificada como Arthur Moreira Ferreira. Segundo informações da Polícia Militar, o menino estava acompanhado de outras três crianças enquanto brincava de caçar e pescar nas proximidades do rio.

Ao perceber que Arthur estava se afogando, uma das crianças correu para pedir ajuda ao pai. Moradores da região e equipes de socorro foram acionados imediatamente.

Arthur recebeu os primeiros atendimentos ainda no local. Um médico prestou assistência à criança antes de ela ser encaminhada em uma ambulância para o hospital municipal. Apesar dos esforços das equipes de saúde e das tentativas de reanimação, o menino não resistiu e morreu.

Governo corrige portaria que nomeava “Fulano” e “Cicrano de tal” para o GSI

 


Uma edição extra do DOU (Diário Oficial da União) foi publicada na última segunda-feira (22) para corrigir a portaria que nomeou o major do Exército “Fulano de tal” e o tenente da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) “Cicrano de tal” como assistentes na Secretaria de Segurança Presidencial do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República.

A designação correta, assinada por Vinícius Damasceno do Nascimento, diretor do departamento de gestão do GSI, nomeou os sargentos da Marinha brasileira Márcio Adriano Leite, Francisco Marcone Filho e Thiago do Nascimento. Além destes, a sargento do Exército Beatriz Barbio também ocupará o cargo.

Os quatro militares passam a receber Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV, um benefício destinado a funcionários de órgãos ligados diretamente à Presidência da República. O valor da gratificação é de R$ 808,61.

Antes da publicação adicional, o GSI informou a CNN que o erro havia sido identificado e seria corrigido até a edição seguinte do DOU.

CNN

 

Adolescente de 17 anos é morto a tiros dentro de residência em Campo Grande, no Oeste potiguar

 


Um adolescente de 17 anos foi executado dentro de casa no final da noite desta segunda-feira (22), no município de Campo Grande, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime ocorreu em uma residência situada na Rua Maria Conceição de Freitas, no Conjunto Padre Pedro.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima foi identificada como Thallyson Tauam da Silva Oliveira, de 17 anos. Relatos de testemunhas apontam que os autores do crime chegaram ao local se apresentando como policiais. Logo em seguida, eles invadiram o imóvel e encontraram o jovem deitado em um dos cômodos da casa.

Ainda de acordo com as informações preliminares, os suspeitos efetuaram dois disparos de espingarda calibre 12 contra a vítima. Os tiros atingiram o rosto e o joelho do adolescente, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local antes de receber atendimento médico.

Após a ação criminosa, os autores fugiram e até o momento não foram localizados. Policiais militares realizaram o isolamento da área para preservar a cena do crime até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), responsáveis pelos levantamentos periciais.

Concluídos os procedimentos no local, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames de necropsia.

O caso foi registrado inicialmente pela equipe de plantão da Polícia Civil da Regional de Patu. A investigação ficará a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, que buscará identificar os envolvidos e esclarecer as circunstâncias e a motivação do homicídio.

Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso.

 

SECRETÁRIO ou PORTA-VOZ? Áudio de secretário da prefeitura gera polêmica após resposta a agricultor em Afonso Bezerra

 



Uma declaração atribuída ao secretário municipal Manoel Soldado tem gerado repercussão e críticas entre moradores e agricultores de Afonso Bezerra. Segundo relato de populares, ao ser procurado por um morador para solicitar um trator para o corte de terras, o secretário teria respondido de forma considerada ríspida:

"Vou mandar deixar um pra ficar lá direto, um carro-pipa e um trator, homi. Aqui só tem três tratores, não é 13, 14, nem 15 não."

A fala foi interpretada por parte da população como um tratamento desrespeitoso diante da demanda apresentada por agricultores que dependem do apoio da administração pública para desenvolver suas atividades no campo.

Críticos da gestão afirmam que a resposta não condiz com a postura esperada de um representante público, destacando que os gestores e secretários exercem suas funções para atender às necessidades da população.

"É importante lembrar que quem está no poder chegou ao cargo por meio do voto popular. A população espera respeito, diálogo e humildade no atendimento às suas demandas", comentou um morador.

O Blog deixa o espaço aberto para os citados na matéria.

O episódio reacendeu debates sobre a relação entre a administração municipal e os agricultores, setor considerado fundamental para a economia local. Até o momento, não houve manifestação oficial da Prefeitura de Afonso Bezerra sobre o caso.

 

Saúde: SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio; saiba como será o esquema

 


A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.  Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha. 

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser: 

Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica;
Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção. 

Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal. 

A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto. 

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabela Ballalai, explica que o reforço é necessário porque a proteção conferida pela vacina cai com o passar do tempo. Logo, as doses adicionais garantem que ela permaneça alta. 

 

TANGARAENSE: Natal tem 355 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. Inscrições seguem até esta terça

 


A Prefeitura de Natal está com as inscrições abertas para o 3º Ciclo de Cursos de Qualificação Profissional, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).  As capacitações serão ofertadas gratuitamente nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) das unidades Ribeira e Norte (Gramoré). As inscrições seguem até esta terça-feira (23).

Serão disponibilizadas 355 vagas em cursos voltados a diferentes áreas do mercado de trabalho, contemplando segmentos como tecnologia, beleza, comunicação, marketing digital, produção audiovisual e serviços. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de qualificação, geração de renda e inserção da população no mercado de trabalho.

Para a secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Auricéa Xavier, a ação contribui para aproximar a população de novas oportunidades profissionais. “A qualificação profissional é um caminho importante para quem busca ingressar no mercado de trabalho, conquistar uma nova ocupação ou ampliar sua renda. Com esses cursos gratuitos, estamos oferecendo acesso à capacitação e ao desenvolvimento de habilidades alinhadas às demandas atuais do mundo do trabalho”, afirmou.

As inscrições serão realizadas presencialmente nas unidades onde os cursos serão ofertados, das 8h30 às 16h30. Para efetuar a matrícula, os interessados deverão apresentar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, quando exigido pelo curso escolhido.

No CMTE Ribeira, localizado na Avenida Duque de Caxias, nº 27, serão ofertados os cursos de Introdução à Informática, Extensão de Cílios, Técnicas de Esmaltação e Design de Unhas, Oratória e Comunicação Profissional, Introdução ao Marketing Digital e Redes Sociais e Barbeiro: Técnicas de Barba e Acabamento.

 

RN executa até 30% dos recursos do Programa de Redução de Filas

  Mais de 40 mil pacientes aguardam a realização de cirurgias no Rio Grande do Norte, segundo dados apresentados pela Secretaria de Estado d...