domingo, 28 de junho de 2026

TANGARAENSE - NOTA DE PESAR: É com profundo pesar que registramos o falecimento do amigo Nego Crid



TANGARAENSE – NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que registramos o falecimento do amigo Cridinez Taveira dos Santos (Nego Crid).

Neste momento de dor e despedida, manifestamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos, desejando que encontrem força, conforto e serenidade para enfrentar esta irreparável perda.

Que Deus receba Nego Crid em Sua infinita misericórdia e conceda paz ao seu descanso eterno.

Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos. 🖤

 


Gastos da Secom do governo Lula com propaganda até junho de 2026 chegam a quase R$ 180 milhões

 


O Palácio do Planalto gastou R$ 178 milhões com publicidade entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2026, segundo dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). Com isso, os gastos do governo Lula com propaganda desde o início do terceiro mandato chegaram a R$ 954,5 milhões.

Os investimentos da Secom foram de R$ 175,9 milhões em 2023, R$ 234,9 milhões em 2024, R$ 365,7 milhões em 2025 e R$ 178 milhões em 2026, até 15 de junho.

Os valores consideram apenas os gastos da Secom da Presidência e não incluem despesas com publicidade de ministérios, estatais e empresas de economia mista.

Grupos de mídia que receberam publicidade da Secom em 2026 (jan. a jun. de 2026)

1.     Grupo Globo — R$ 33,0 milhões

2.     Google Brasil — R$ 23,0 milhões

3.     Facebook/Meta — R$ 18,6 milhões

4.     Grupo Record — R$ 13,4 milhões

5.     SBT/SBT News — R$ 5,9 milhões

6.     Kwai Brasil — R$ 4,6 milhões

7.     Amazon/Prime Video — R$ 4,3 milhões

8.     JCDecaux — R$ 3,7 milhões

9.     ESPN/Disney+ — R$ 2,6 milhões

10.                       Netflix — R$ 2,3 milhões

11.                       Uber — R$ 2,0 milhões

12.                       Eletromidia — R$ 1,9 milhão

13.                       Grupo Jovem Pan — R$ 1,4 milhão

14.                       CazéTV — R$ 1,3 milhão

15.                       Max — R$ 1,2 milhão

16.                       Grupo UOL/Folha — R$ 1,1 milhão

17.                       Grupo Metrópoles — R$ 1,1 milhão

As campanhas publicitárias divulgaram 49 temas e tiveram 1.454 anúncios veiculados em TV, rádio, jornais, revistas, internet e plataformas de streaming.

Temas com as campanhas mais caras em 2026:

  • fim de ano de 2025 – R$ 36 milhões;
  • balanço do governo e panoramas nos Estados – R$ 32 milhões;
  • ações de oportunidade (também chamada de always on –é um gasto para manter campanhas ativas) – R$ 28 milhões;
  • isenção do Imposto de Renda – R$ 17 milhões;
  • governo presente nos Estados – R$ 12 milhões.

Nota da Secom:

“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), na condição de órgão central do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), atua em estrita observância à legislação eleitoral e às normas que disciplinam a publicidade institucional da administração pública federal.

 “Os limites aplicáveis às despesas com publicidade institucional vêm sendo plenamente cumpridos pela pasta, com base nos critérios estabelecidos na legislação vigente e nas orientações jurídicas aplicáveis, inclusive por meio de sua regulamentação interna.

 “A Secretaria está à disposição para prestar todas as informações necessárias e destaca que apresentará, no foro competente, os esclarecimentos técnicos e jurídicos que se fizerem necessários.

 “Por fim, eventuais comparações entre exercícios distintos devem considerar as especificidades de cada período, as políticas públicas desenvolvidas, o planejamento anual de comunicação e as necessidades de campanhas de utilidade pública, não sendo adequada a comparação isolada de valores empenhados entre anos sem a devida contextualização.”

Com informações de Poder 360

 

Grupo Globo recebeu R$ 267 milhões de publicidade em 3,5 anos do governo Lula; valor é mais que o dobro do destinado à Record, segunda da lista

 


O Grupo Globo recebeu R$ 267,1 milhões em publicidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) durante três anos e meio do atual mandato de Lula na Presidência. O valor representa 25,6% dos R$ 954,5 milhões gastos pelo Palácio do Planalto com campanhas publicitárias no período.

A Globo foi a empresa que mais recebeu recursos, com um valor 118% superior ao destinado ao Grupo Record, o segundo que mais recebeu recursos com R$ 122,6 milhões. Em seguida aparecem a Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), com R$ 85,9 milhões, e o Google Brasil, com R$ 80,9 milhões.

O levantamento também motivou uma ação do PL no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido alega que o governo ultrapassou o limite legal de gastos com publicidade institucional no primeiro semestre de 2026 e pede a suspensão das campanhas publicitárias federais. O caso será analisado pelo ministro André Mendonça.

Grupos que mais receberam dinheiro da Secom do governo Lula com publicidade (jan/2023 a jun/2026)

1.     Grupo Globo — R$ 267,1 milhões

2.     Grupo Record — R$ 122,6 milhões

3.     Facebook (Meta) — R$ 85,9 milhões

4.     Google Brasil — R$ 80,9 milhões

5.     SBT/SBT News — R$ 68,7 milhões

6.     Grupo Bandeirantes — R$ 49,8 milhões

7.     Kwai — R$ 26,3 milhões

8.     TikTok — R$ 13,6 milhões

9.     RedeTV! — R$ 11,3 milhões

10.                       Grupo Folha/UOL — R$ 9,4 milhões

11.                       X (Twitter) — R$ 6,9 milhões

12.                       Amazon/Prime Video — R$ 6,1 milhões

13.                       CNN Brasil/Itatiaia — R$ 6,1 milhões

14.                       Grupo Jovem Pan — R$ 4,4 milhões

15.                       Grupo Metrópoles — R$ 4,4 milhões

16.                       LinkedIn — R$ 4,1 milhões

17.                       EBC — R$ 4,0 milhões

18.                       JCDecaux — R$ 3,7 milhões

19.                       Carta Capital — R$ 3,7 milhões

20.                       Canal Rural — R$ 3,4 milhões

21.                       Terra — R$ 3,4 milhões

22.                       Uber — R$ 2,9 milhões

23.                       Netflix — R$ 2,9 milhões

24.                       Max — R$ 2,7 milhões

25.                       Grupo Massa — R$ 2,7 milhões

26.                       Terra Viva — R$ 2,7 milhões

27.                       TV Cultura — R$ 2,6 milhões

28.                       Veja/Abril — R$ 2,6 milhões

29.                       Brasil 247 — R$ 2,6 milhões

30.                       Pinterest — R$ 2,6 milhões

Os dados consideram apenas os gastos da Secom da Presidência e não incluem despesas de ministérios, estatais e empresas de economia mista, como a Petrobras.

Nota da Secom:

“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), na condição de órgão central do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), atua em estrita observância à legislação eleitoral e às normas que disciplinam a publicidade institucional da administração pública federal.

 “Os limites aplicáveis às despesas com publicidade institucional vêm sendo plenamente cumpridos pela pasta, com base nos critérios estabelecidos na legislação vigente e nas orientações jurídicas aplicáveis, inclusive por meio de sua regulamentação interna.

 “A Secretaria está à disposição para prestar todas as informações necessárias e destaca que apresentará, no foro competente, os esclarecimentos técnicos e jurídicos que se fizerem necessários.

 “Por fim, eventuais comparações entre exercícios distintos devem considerar as especificidades de cada período, as políticas públicas desenvolvidas, o planejamento anual de comunicação e as necessidades de campanhas de utilidade pública, não sendo adequada a comparação isolada de valores empenhados entre anos sem a devida contextualização.”

Com informações de Poder 360

 

Defesa Civil de Natal registra mais de 140 mm de chuva no bairro Pajuçara entre sábado e domingo (28); média na capital potiguar foi de 84,3 mm

 


A Defesa Civil de Natal registrou volumes expressivos de chuva entre o sábado (27) e a madrugada deste domingo (28), com destaque para o bairro de Pajuçara, na Zona Norte, que acumulou 148 milímetros até as 4h, o maior índice da capital no período.

De acordo com os dados da rede de pluviômetros da Semurb/Geoma, outros bairros de Natal também tiveram altos volumes de chuva, como Salinas (Gamboa), com 127,4 mm, Tirol, com 112,2 mm, Sarney, também com 112,2 mm, e Nossa Senhora de Nazaré, com 76,4 mm.

A média registrada pelos equipamentos em operação foi de 84,3 mm.

Os volumes registrados são os seguintes (em ordem descrescente):

  • Pajuçara (Guarda Municipal): 148,0 mm
  • Salinas (Gamboa): 127,4 mm
  • Tirol (Exército): 112,2 mm
  • Sarney: 112,2 mm
  • Nossa Senhora de Nazaré: 76,4 mm
  • Parque da Cidade: 54,2 mm
  • Ponta Negra: 48,6 mm
  • Neópolis: 44,4 mm
  • Guarapes: 35,2 mm

A capital potiguar permanece sob Aviso Amarelo para chuvas intensas, emitido pelo Inmet. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de continuidade das chuvas durante a manhã deste domingo, com redução gradual ao longo do dia e períodos de céu aberto. A Defesa Civil informou que segue monitorando as condições meteorológicas e os volumes de chuva registrados em Natal.

 

Lulinha teria atuado na Fictor e facilitado aproximação com o governo no caso Banco Master, diz reportagem; defesa nega

 


Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, voltou ao centro das atenções após reportagem da Folha de S.Paulo apontar uma suposta atuação dele junto ao grupo empresarial Fictor e em articulações para aproximação com integrantes do governo federal, no contexto das apurações envolvendo o caso Banco Master.

Segundo a publicação, a relação entre Lulinha e o grupo empresarial teria se intensificado ao longo de 2024. Nesse período, ele teria atuado de forma consultiva e em funções relacionadas a interlocução institucional com a empresa.

Ainda de acordo com a reportagem, essa suposta atuação envolveria a facilitação de contatos da Fictor com membros do governo federal. O jornal também relata que ele mantinha uma presença discreta, com baixa exposição pública, embora tenha sido visto em ambientes ligados à companhia.

O texto cita ainda que essa aproximação teria ocorrido em meio a movimentações que envolveram o empresário Luiz Phillippe Rubini, incluindo sua indicação ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como “Conselhão”, órgão consultivo vinculado à Presidência da República.

Em novembro de 2025, a Fictor anunciou uma tentativa de aquisição do Banco Master. Posteriormente, o grupo passou a enfrentar dificuldades financeiras e entrou em processo de recuperação judicial, com passivo superior a R$ 4,2 bilhões. O caso também passou a ser mencionado em investigações em andamento relacionadas a suspeitas no setor bancário.

A defesa de Lulinha, representada pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho e Guilherme Suguimori, nega qualquer vínculo profissional com a Fictor ou atuação junto ao governo federal. Em nota, os advogados afirmam que ele apenas conhece o empresário citado na reportagem e que não houve contrato, consultoria ou intermediação de interesses.

 

VÍDEO: Jacaré aparece morto na Avenida João Medeiros Filho durante temporal em Natal

 


Um jacaré foi encontrado morto na noite deste sábado (27) na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, durante as fortes chuvas que atingiram a capital e a Grande Natal.

Segundo informações repassadas no local, o animal teria sido atropelado por um veículo. Até o momento, porém, não há confirmação oficial sobre a causa da morte.

Imagens registradas por populares mostram o jacaré caído na pista durante o temporal, chamando a atenção de motoristas e moradores que passavam pela avenida.

 

Governador de Santa Catarina acusa Lula de xenofobia e decide acionar a PGR

 


O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), decidiu acionar a Procuradoria-Geral da República contra o presidente Lula. Jorginho afirma que o petista cometeu xenofobia durante uma visita a Itajaí, no litoral norte do estado, na última sexta-feira (26).

Em discurso, Lula criticou a política estadual que tentou estabelecer uma lei que extinguia as cotas raciais nas universidades e foi declarada inconstitucional pelo STF. Na sequência, ao falar de uma "hegemonia branca" na região, o presidente menciona o líder nazista, Adolf Hitler.

Jorginho Mello vê a fala como uma insinuação de que os moradores do estado são racistas e se consideram superiores a moradores de outros estados. O governador também entende que a declaração ultrapassou o limite do debate político e atingiu diretamente a honra do povo catarinense.

"Uma coisa é o presidente me criticar ou vir a Santa Catarina dizer coisas que não condizem com a realidade. Isso faz parte do debate político e nós respondemos com fatos. Outra coisa, muito diferente, é chamar o povo catarinense de racista. Isso é criminoso, preconceituoso e ele precisa responder por isso", disse.

A representação, segundo o governador, deve ser apresentada à PGR na próxima segunda-feira (29).

A Secretaria de Comunicação do Planalto não se manifestou sobre o assunto.

CNN BRASIL

 

Carta revela que Flávio Bolsonaro ofereceu “equipe de transição” aos EUA se vencer eleição

 


Uma carta enviada pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, ao senador Flávio Bolsonaro revela que o pré-candidato à Presidência se comprometeu a colocar uma eventual equipe de transição de governo à disposição de Washington caso seja eleito nas eleições de outubro.

“Registramos seu otimismo em relação às eleições de outubro e sua generosa oferta de colocar uma equipe de transição à nossa disposição, caso seja eleito. Os Estados Unidos estão prontos para trabalhar em cooperação com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro em prol de uma estrutura ampla, justa e mutuamente benéfica de comércio e investimentos”, escreveu Rubio na carta.

A manifestação é uma resposta a uma carta enviada por Flávio no início de junho.

Pela legislação brasileira, porém, a equipe de transição só pode ser formada após a confirmação do resultado das eleições. O grupo é instituído oficialmente para preparar a transferência de governo entre o presidente eleito e a administração que deixa o cargo, tendo acesso a informações administrativas, orçamentárias e de gestão durante o período que antecede a posse.

 

 

A nova aposta de Neymar

 


A família de Neymar entrou no mercado de vinhos com o lançamento da marca Le Prince, que reúne sete rótulos com preços entre R$ 60 e R$ 50 mil. A aposta ocorre em um momento de crescimento do consumo da bebida no Brasil, que registrou volume recorde de 440 milhões de litros em 2025.

Batizada em referência ao apelido "Príncipe da Vila", adotado por Neymar no retorno ao Santos, a marca afirma ter vendido antecipadamente 300 mil garrafas antes mesmo da chegada às lojas. A expectativa é comercializar um milhão de unidades no primeiro ano e alcançar faturamento de R$ 25 milhões.

O portfólio inclui vinhos chilenos, espanhóis e franceses, desde opções mais acessíveis até uma linha exclusiva de garrafas numeradas voltada a colecionadores. A seleção dos rótulos contou com a participação do enólogo brasileiro Dirceu Vianna Júnior, primeiro do país a conquistar o título internacional de Master of Wine.

Rumble reforça equipe em processo contra Moraes

 


A Rumble e a Trump Media & Technology Group ampliaram sua equipe de advogados na ação judicial contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, em um tribunal da Flórida, como resposta à interferência do governo Lula, que busca proteger o magistrado.

As empresas acusam Moraes de censura transfronteiriça, resultando no bloqueio da Rumble no Brasil. A Advocacia-Geral da União (AGU) foi autorizada a participar do caso, argumentando soberania nacional e pedindo a extinção do processo.

A plataforma de vídeos Rumble, em conjunto com a Trump Media & Technology Group, expandiu a sua equipe de advogados na ação judicial que move contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A movimentação ocorre em um tribunal federal da Flórida, nos Estados Unidos (EUA).

O reforço da equipe jurídica por parte da Rumble visa responder à ofensiva legal do governo brasileiro.

O tribunal estabeleceu o prazo limite de 7 de julho para que as corporações apresentem a sua contestação formal aos argumentos apresentados pela AGU. 

REVISTA OESTE

 

 

EUA retoma ataques e Trump diz que Irã pode “deixar de existir”

 


Os Estados Unidos voltaram a atacar alvos militares do Irã neste sábado (27), após acusarem Teerã de violar o acordo de cessar-fogo firmado entre os dois países. Depois da ofensiva, o presidente Donald Trump afirmou que o Irã "deixará de existir" caso Washington seja obrigado a ampliar a ação militar.

Segundo o Comando Central dos EUA (Centcom), os ataques atingiram depósitos de mísseis, drones e estações de radar próximos ao Estreito de Ormuz. A operação foi apresentada como resposta a um ataque iraniano contra um navio comercial na região, considerada estratégica para o transporte mundial de petróleo.

Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que os bombardeios foram uma reação às sucessivas violações do cessar-fogo pelo Irã e fez um novo alerta ao regime iraniano. "Pode chegar um momento em que não seremos mais capazes de ser razoáveis e seremos forçados a concluir militarmente o trabalho que começamos com tanto sucesso. Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã deixará de existir", declarou.

 

TANGARAENSE - NOTA DE PESAR: É com profundo pesar que registramos o falecimento do amigo Nego Crid

TANGARAENSE – NOTA DE PESAR É com profundo pesar que registramos o falecimento do amigo Cridinez Taveira dos Santos ( Nego Crid) . Neste...