sexta-feira, 26 de junho de 2026

Operação “Castelo de Cartas” prende suspeitos de integrar grupos de crimes em Alexandria

 


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou, nesta sexta-feira (27), a Operação “Castelo de Cartas”, que examinou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva contra dois homens, de 23 e 35 anos, suspeitos de integrar um grupo de ataques em Alexandria, no Alto Oeste Potiguar.

Segundo as investigações, os suspeitos realizaram diversos disparos de arma de fogo nas vias públicas da cidade na tentativa de matar um morador. Durante a ação criminosa, eles ainda fizeram referência à organização criminosa com o objetivo de intimidar a população e demonstrar domínio territorial.

Com o avanço das investigações, a Polícia Civil compromete os suspeitos e solicita as medidas cautelares, que foram autorizadas pelo Poder Judiciário.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam uma arma de fogo utilizada no crime e prenderam em flagrante o suspeito de 35 anos por posse ilegal de arma de fogo.

De acordo com a Polícia Civil, o nome da operação faz referência à fragilidade das organizações criminosas diante da atuação das forças de segurança. Assim como um castelo de cartas, esses grupos perdem sustentação na medida em que seus membros são identificados, investigados e presos.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos e desarticular completamente o grupo criminoso.

A Polícia Civil reforça que informações que possam contribuir com as investigações podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

 

Empresa afasta gerente chinês acusado de "chicotear" funcionário brasileiro

 


A empresa Midea confirmou, nesta sexta-feira (26/6), que afastou o gerente chinês acusado de agredir fisicamente um trabalhador da fábrica em Pouso Alegre, no Sul de Minas, após denúncia feita por funcionários. Contudo, afirmou que o caso “não ocorreu nas dimensões noticiadas” e negou que tenha havido “chicoteamento”.

A notícia é do Metrópoles. “A companhia confirma que houve um incidente envolvendo um gestor expatriado e um colaborador local, mas não nas dimensões noticiadas. Após as devidas investigações, a empresa refuta a alegação de que houve chicoteamento de um colaborador em suas instalações”, diz a nota.

No texto, a empresa informou que tomou as medidas necessárias após o registro do caso. Segundo a companhia, o trabalhador agredido continua exercendo suas atividades normalmente, e o caso está sendo tratado em diálogo com o sindicato e as autoridades.

A Midea também afirmou que vai reforçar o treinamento de gestores estrangeiros sobre comunicação, legislação trabalhista e conduta no ambiente de trabalho. Além disso, negou que tenha havido paralisação na fábrica e disse que a produção segue normalmente.

Entenda o caso

Na última terça-feira (23/6), de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Pouso Alegre, os funcionários cruzaram os braços após o trabalhador, do setor de qualidade, denunciar que foi atingido com tapas nas costelas e golpeado com uma borracha de vedação enquanto exercia suas funções.

“As trabalhadoras e os trabalhadores estão em protesto contra a postura do gestor chinês. O gestor chinês pegou o trabalhador na linha de produção e veio agredir o trabalhador com uma borracha de geladeira. Não pode, aqui no Sul de Minas e muito menos aqui no Brasil. A escravidão já se passou há muitos anos, então não podemos aceitar”, disse o presidente do sindicato, Francisco Pereira.

Já nesta sexta, Pereira informou que, após uma reunião de seis horas e meia realizada nessa quinta-feira (25/6), houve um avanço significativo nas negociações.

“Destaca-se o afastamento do indivíduo suspeito de agressão da unidade de Pouso Alegre, bem como a garantia de estabilidade para o trabalhador agredido, incluindo acompanhamento médico e psicológico”, falou.

Ao ser perguntado sobre os rumos da paralisação, o sindicato informou apenas que “na próxima semana, realizará uma atividade informativa para os colaboradores, abordando os avanços alcançados e a suspensão do envolvido”.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e aguarda um posicionamento.

 

 

“ Governo Fátima sofreu um impeachment financeiro”, diz deputado Coronel Azevedo sobre nova lei que impede PT de pegar no dinheiro das prefeituras

 


A Assembleia Legislativa aprovou uma lei que impede o Governo Fátima de alcançar o dinheiro de alguns impostos que pertencem às prefeituras, como receitas do ICMS, IPVA e Fundeb.

Com a nova lei, ao chegar nos bancos, os recursos devem ser direcionados diretamente aos municípios, sem passar no caixa do Estado, que é gerido pelo PT há oito anos.

A nova lei foi criada porque os prefeitos não confiam mais no Governo Fátima, devido a atrasos nos repasses. Com a nova legislação, o Governo do Estado não pode mais alcançar recursos que não são dele e os prefeitos ficam mais aliviados com a certeza de que verão a cor dinheiro.

Para o deputado estadual Coronel Azevedo, o que aconteceu foi uma espécie de “impeachment financeiro”, um impedimento dos prefeitos e dos deputados para evitar que o dinheiro das prefeituras ficasse vulnerável ao alcance do Governo do PT.

“Quando os prefeitos precisam de uma lei para garantir o recebimento de recursos que já lhes pertencem por direito, é porque a confiança acabou. Os municípios não querem mais depender da boa vontade do Governo do Estado para receber aquilo que é deles”, declarou o deputado.

 

Homicídio é registrado no Rio Açu nesta sexta-feira(26)

 


Na manhã desta sexta-feira (26), a Polícia Militar, por meio do 10º BPM, registrou um crime de homicídio na região do Rio Açu, no município de Assú, interior do Rio Grande do Norte.

A vítima foi identificada como Elian Honorato de Melo, de 55 anos, natural de Grossos/RN. Segundo informações, ele lavava o próprio carro quando foi surpreendido por um casal que chegou ao local em uma motocicleta de cor preta.

O atirador desceu da motocicleta e efetuou diversos disparos contra a vítima. Elian ainda tentou fugir correndo, mas foi perseguido e alcançado pelo atirador, morrendo no local.

No momento do crime, a vítima estava acompanhada de duas mulheres, que não foram atingidas pelos disparos.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas e realizaram o isolamento da área para preservar a cena do crime até a chegada das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil, responsáveis pelos procedimentos periciais e pela investigação.

Até o momento, a motivação do homicídio é desconhecida. O caso será investigado pela Polícia Civil, que buscará identificar os autores e esclarecer as circunstâncias do crime.

 

Mulher apontada como liderança de facção é capturada em operação com seis prisões no RN e outros estados

 


A Polícia Civil prendeu uma mulher e outros cinco suspeitos de integrarem uma facção criminosa com atuação nacional, e ramificações no Rio Grande do Norte e outros estados. A ação, denominada Operação “RED DOT”, foi realizada entre a terça-feira (23) e esta sexta-feira (26).

Durante a ação, foram presos seis suspeitos: uma mulher de 28 anos e cinco homens de 21, 23, 28, 28 e 31 anos. De acordo com as investigações da Polícia, a suspeita exercia função de liderança dentro do grupo criminoso, sendo responsável por atividades estratégicas relacionadas ao monitoramento de forças de segurança, ao planejamento de ações criminosas e ao apoio logístico da organização.

As diligências ocorreram nos municípios de Mossoró, Aracati/CE, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Porto Belo/SC e Uberlândia/MG. Ao todo, segundo a Polícia Civil, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas do Rio Grande do Norte (UJUDOCRIM), após manifestação favorável do Ministério Público.

A investigação

De acordo com as diligências policiais iniciadas em outubro de 2025, os homens são suspeitos da prática dos crimes de integração a grupo criminoso armado, corrupção ativa, ameaça, extorsão, tráfico de drogas e associação para o tráfico. A apuração está relacionada à disputa territorial entre grupos criminosos com atuação no Rio Grande do Norte.

A Polícia reuniu elementos que indicam a articulação de ações armadas, o recrutamento e a cooptação de integrantes, inclusive adolescentes, além de vínculos com a guarda e a logística de material bélico utilizado pelo grupo criminoso. A investigação também apura fatos relacionados a confrontos armados, ataques e disputas pelo controle territorial do tráfico de drogas.

Sobre a operação

A Operação “RED DOT” reforça a atuação estratégica da Polícia Civil do Rio Grande do Norte no enfrentamento qualificado às organizações criminosas. A ação empregou inteligência policial, cooperação interestadual e integração entre forças de segurança para localizar, prender e desarticular investigados com atuação em diferentes estados. A medida contribui para reduzir a capacidade operacional de grupos criminosos e ampliar a proteção da sociedade.

 

Polícia desarticula grupo investigado por tráfico e extorsão no RN e mais quatro estados

 


Seis pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa com atuação no Rio Grande do Norte e em outros estados foram presas durante a operação "Red Dot", deflagrada entre os dias 23 e 26 de junho pela Polícia Civil potiguar.

Segundo a corporação, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nas cidades de MossoróJoão Pessoa (PB), Porto Belo (SC), Uberlândia (MG) e Aracati e Fortaleza no Ceará.

Entre os presos estão uma mulher de 28 anos e cinco homens de 21, 23, 28, 28 e 31 anos. De acordo com a Polícia Civil, eles são investigados por integrar organização criminosa armada, além de crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, extorsão, ameaça e corrupção ativa.

A operação foi realizada de forma integrada com as polícias civis do Ceará, da Paraíba e de Santa Catarina, além das polícias penais do Rio Grande do Norte e de Minas Gerais. As investigações começaram em outubro de 2025 e apuram uma disputa territorial no RN.

Segundo a polícia, a mulher presa exerceria papel de chefia na organização. A suspeita seria responsável por atividades estratégicas, como monitoramento das forças de segurança, planejamento de ações criminosas e apoio logístico.

A investigação também aponta que o grupo recrutava integrantes, inclusive adolescentes, e mantinha vínculos com a guarda e a logística de armamentos utilizados pela organização criminosa.

 

Ex-vereador rompe tornozeleira, vira foragido e é suspeito de golpe de R$ 85 mil contra idosas no RN

 


A Polícia Civil voltou a divulgar a imagem do ex-vereador de Parnamirim, Diogo Rodrigues da Silva, que segue foragido da Justiça após descumprir medidas judiciais e romper a tornozeleira eletrônica. A corporação pede que a população repasse informações que possam ajudar na localização do investigado.

Segundo a Polícia Civil, ele é alvo de mandado de prisão preventiva e é investigado por suspeita de integrar um esquema de fraudes financeiras que teria causado prejuízo superior a R$ 85 mil a três idosas de 70, 73 e 76 anos.

De acordo com as apurações, os empréstimos teriam sido contratados sem autorização, além da abertura irregular de contas bancárias e desvio de recursos.

Uma das vítimas seria deficiente visual, e o grupo investigado teria se aproveitado da vulnerabilidade e da confiança das idosas para realizar as movimentações.

As investigações também apontam a participação de uma mulher que se apresentava como advogada, que teria atuado para intimidar as vítimas durante a execução do suposto esquema.

A Polícia Civil informou ainda que o ex-vereador chegou a participar de uma audiência por videoconferência em junho de 2025, quando negou as acusações e afirmou ter retirado a tornozeleira após uma crise de ansiedade. Após o depoimento, ele não foi mais localizado e segue sendo considerado foragido.

 

Jaques Wagner admite relação com ex-sócio do Master e diz que reclamou a Lula de operação da PF

 


Um dia após deixar a liderança do governo no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou, em entrevista à Folha de S.Paulo, que reclamou ao presidente Lula sobre a atuação da Polícia Federal na operação que teve como alvo seu apartamento em Brasília.

O parlamentar criticou a divulgação da foto com cédulas de moeda estrangeira apreendidas. “Para que aquela patacoada de dinheiro em cima da cama com o escudo da PF? Esse processo era comum na Lava Jato. Se a Polícia Federal vai continuar nesse tipo de espetacularização, acho que o chefe da Polícia Federal tem que tomar conta”, declarou. Segundo Wagner, a divulgação contrariou a determinação do ministro André Mendonça, do STF, para que a busca e apreensão ocorresse de forma discreta.

Na entrevista, Wagner também negou qualquer favorecimento a empresários. Sobre ter recebido dois ingressos para um show, afirmou: “Estão achando que ele me comprou porque arrumou dois ingressos. Eu poderia pedir coisa mais importante, né?”

O senador reconheceu que já aceitou caronas de empresários, mas rejeitou qualquer irregularidade. “Óbvio que de vez em quando eu pego carona. O que a Polícia Federal tem que comprovar, e não vai, é a relação de troca”, disse. Wagner ainda afirmou que os pagamentos do Banco Master à empresa de sua nora superam os R$ 3,5 milhões divulgados e sustentou que os recursos têm origem legal.

 

Mendonça refuta tese de que prisão preventiva de Vorcaro seja para forçar delação

 


O ministro André Mendonça, do STF, afirmou que a prisão preventiva de Daniel Vorcaro não teve como objetivo pressionar por um acordo de delação premiada. A declaração consta na decisão que determinou a transferência do ex-banqueiro para a Papudinha.

Nos bastidores da Corte, a manifestação foi interpretada como uma resposta às críticas do ministro Gilmar Mendes, que comparou métodos da investigação sobre o Banco Master aos adotados na Operação Lava Jato, especialmente em relação ao uso de prisões preventivas.

Na decisão, Mendonça afirmou que já reiterou “à exaustão” que “a decretação ou manutenção da prisão preventiva embasa-se em fundamentação própria, a partir do exame quanto à presença dos requisitos legais especificamente exigidos”.

O ministro acrescentou que “a imposição da medida é absolutamente dissociada de qualquer conjuntura relacionada à existência, ou não, de tratativas voltadas à eventual celebração de acordo de colaboração premiada”.

Petróleo cai a menor patamar desde o início da guerra, mas consumidor ainda não vê reflexo na bomba

 


O petróleo recuou para o menor nível desde o início do conflito no Oriente Médio, reflexo do arrefecimento das tensões geopolíticas que desde o começo do ano pressionavam a oferta global. A queda chegou inclusive às refinarias brasileiras: a Refinaria Clara Camarão (Brava Energia), em Guamaré/RN, acumula duas reduções seguidas nos preços da gasolina A e do diesel S500 nas últimas semanas, com recuos de R$ 0,18 e R$ 0,25 por litro, respectivamente.

O problema está no meio do caminho: as distribuidoras. Relatos de revendedores em diferentes estados do país apontam que, na prática, o que tem ocorrido são aumentos nos preços de aquisição, não reduções. O motivo alegado pelas distribuidoras é a chamada “restrição de estoque” — um eufemismo amplamente utilizado no setor para indicar que o produto está escasso, sem chegar a declarar formalmente o desabastecimento.

Postos de bandeira branca relatam dificuldades para adquirir combustível, com distribuidoras priorizando o atendimento às redes próprias bandeiradas. A ANP informou que acompanha permanentemente o mercado e, até o momento, não identifica desabastecimento generalizado ou restrição sistêmica.
Na prática, porém, o impacto da restrição tem se mostrado desigual ao longo da cadeia: empresas com contratos diretos com grandes distribuidoras seguem sendo atendidas, enquanto quem depende de fornecedores intermediários enfrenta maior dificuldade para garantir o combustível. A prioridade de entrega tende a ser direcionada aos clientes recorrentes, deixando parte do mercado desabastecida.

As distribuidoras têm alternado entregas de gasolina e diesel e estão em contenção no envio, o que impacta diretamente a oferta na bomba — mesmo com a demanda mantida no patamar anterior.
O cenário expõe uma assimetria estrutural do mercado: a queda no custo da matéria-prima não se transmite automaticamente ao preço final. Especialistas do setor alertam que o processo de repasse pode ser longo, levando meses para se completar, a depender dos estoques existentes, dos contratos já firmados e das condições de abastecimento ao longo da cadeia.

Enquanto as distribuidoras reorganizam seus estoques e o governo federal mantém vigilância sobre as margens praticadas, o consumidor que abastece nos postos — especialmente nos independentes — segue pagando preços que ainda não refletem a queda registrada lá na ponta da produção.

 

Multidão em Santa Cruz: Álvaro, Rogério e Styvenson, lançam o Endireita RN

 


O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, lançou na noite desta quinta-feira, em Santa Cruz, o movimento Endireita RN, iniciativa que percorrerá todas as regiões do estado com o objetivo de ouvir a população, reunir lideranças e construir um projeto voltado ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O primeiro encontro reuniu uma multidão e marcou o início de uma série de eventos regionais que integrarão a agenda do movimento.

O evento teve como anfitrião o deputado estadual Tomba Farias, que recebeu Álvaro Dias e diversas lideranças políticas em Santa Cruz, consolidando o município como ponto de partida do Endireita RN. A expressiva participação popular e a presença de representantes de diferentes regiões do estado reforçaram a dimensão política do encontro e o alcance da iniciativa.

Durante o lançamento, Álvaro Dias destacou que o Endireita RN nasce como um movimento de diálogo, participação popular e construção coletiva de propostas para o Rio Grande do Norte.

“Nós estamos aqui agora dando o primeiro passo de uma caminhada. Escolhemos Santa Cruz para dar início a essa jornada. Escolhemos Santa Cruz porque é aqui que temos o companheiro de partido que é exemplo para todos nós: o deputado Tomba Farias. Eu vi a cidade de Santa Cruz mudando, crescendo, avançando. Vi bairros inteiros aqui crescendo. Aqui foi erguida a maior estátua religiosa do Brasil, a Estátua de Santa Rita de Cássia. Tomba foi prefeito duas vezes, a Dra. Fernanda também. Vamos seguir o exemplo de Tomba, vamos seguir o exemplo do que fizemos em Natal. Vamos fazer as mudanças necessárias que o Rio Grande do Norte precisa. Com esse time aqui é que vamos fazer as mudanças necessárias no Rio Grande do Norte”, afirmou Álvaro Dias.

O encontro contou com a presença dos Senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim; do pré-candidato a vice-governador Babá Pereira; do pré-candidato ao Senado Coronel Hélio; do deputado federal Sargento Gonçalves; da pré-candidata a deputada federal Nina Souza; da vice-prefeita de Natal Joana Guerra; e do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, vereador Glauber Bezerra. Também participaram prefeitos, vice-prefeitos, vereadores de Santa Cruz e de diversos municípios das regiões Trairi e Agreste, além de lideranças políticas e comunitárias de várias partes do estado.

Após a abertura em Santa Cruz, o Endireita RN seguirá com uma agenda de encontros em todas as regiões potiguares.

O lançamento marca uma nova etapa da pré-campanha de Álvaro Dias ao Governo do Estado. Com ampla participação popular e apoio de lideranças políticas, o movimento inicia sua caminhada pelo Rio Grande do Norte com a proposta de ouvir a sociedade e construir soluções para os desafios do estado.

 

Operação “Castelo de Cartas” prende suspeitos de integrar grupos de crimes em Alexandria

  A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou, nesta sexta-feira (27), a Operação “Castelo de ...