O Rio Grande do Norte teve a segunda noite de
violência com ataques na capital, Natal, e pelo menos outras cinco cidades
nesta quarta-feira (15). Segundo a polícia, a ação é organizada por uma facção
que tem queimado prédios públicos, comércios e veículos. Ao menos duas
pessoas ficaram feridas.
Na madrugada, 100
homens da Força Nacional chegaram ao estado para reforçar a segurança.
De acordo com o último balanço da Polícia Militar, 28 pessoas foram presas
desde o início dos ataques. Uma pessoa morreu em um confronto com a polícia e
duas pessoas ficaram feridas durante ataques.
Apesar do reforço na segurança, os ataques seguiram
em várias partes do estado. A reportagem do g1 acionou
a polícia para um balanço no total de ataques, mas aguardava o retorno até a
publicação.
Ataques
Na capital, quatro ônibus de turismo que estavam na
garagem de uma empresa foram incendiados e ficaram completamente destruídos. O
proprietário estima um prejuízo de R$ 500 mil. "Vinte anos de batalha se
acabaram aqui. É muito triste", disse o empresário José Cardoso Sobrinho.
Criminosos também quebraram uma porta de vidro em
Natal e jogaram um coquetel molotov em uma loja de motos na Avenida Nevaldo
Rocha, uma das principais vias da cidade.
Ainda na capital, um carro particular foi incendiado
na rua. Os bandidos mandaram o motorista parar e descer do carro, atiraram pra
cima e em seguida atearam fogo no veículo.
Na praia de Pipa, que fica no município de Tibau do
Sul, criminosos atiraram contra a base policial e tentaram incendiar o local.
Em Nova Cruz, criminosos incendiaram um ônibus de
autoescola que estava estacionado na rua. Já no município de Pureza bandidos
atearam fogo em um ônibus escolar.
Na cidade de Riachuelo, criminosos tentaram atear
fogo no prédio do conselho tutelar, mas a polícia chegou e conseguiu evitar a
ação. Um caminhão pipa foi incendiado na cidade de Santa Cruz.
No município de São Tomé, dois ônibus escolares
ficaram destruídos após criminosos atearem fogo nos veículos. O ataque
aconteceu por volta das 2h30. "Sentimento de revolta e impotência, durante
a madrugada tivemos atentados ao nosso patrimônio público, que tanto serve a
nossa população", postou o prefeito da cidade, Anteomar Pereira.
Impactos
A onda de violência está impactando serviços
públicos. Em Natal, o transporte público vai funcionar, mas com a frota
reduzida. Os ônibus também começaram a circular mais tarde, a partir das 6h30.
Ainda na capital, a prefeitura suspendeu atendimento
em unidades básicas de saúde e em escolas da rede municipal.
Em Mossoró, município que também foi alvo de ataque,
o transporte público está suspenso desde a terça-feira.
Universidades suspenderam as aulas na terça-feira
após a sucessão de ataques.

Nenhum comentário:
Postar um comentário