Dados apurados junto à fontes do Departamento
Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran RN) apontam que pelo menos
11,6 mil veículos circulam no Rio Grande do Norte com o Certificado de Segurança
Veicular (CSV) vencido, trafegando de forma irregular pelas ruas e rodovias
potiguares.
De acordo com dados oficiais, a frota que utiliza o
Gás Natural Veicular (GNV) como um dos combustíveis no RN é de quase 55 mil
veículos, o que aponta que milhares estão circulando sem o devido atestado de
segurança.
Segundo o engenheiro Domingos Júnior, especialista
em inspeções de GNV, essa irregularidade pode resultar em acidentes graves. “Um
exemplo é o cilindro de gás. Ele precisa ser requalificado a cada cinco anos.
Sem inspeção, o dono pode não perceber que o prazo venceu — e isso pode levar à
explosão do cilindro”, explicou.
Ele destaca ainda que veículos que instalam o kit
GNV e não regularizam a conversão no documento deixam de passar pela inspeção
inicial de ruídos e de emissão de gases, prevista pelo Inmetro e pelo Senatran.
“Isso representa não só um risco de falhas mecânicas, mas também um problema
ambiental de falta de controle sobre poluição e ruídos no trânsito”, completou.
A importância do Certificado de
Segurança Veicular (CSV)
O CSV é o documento que comprova que a instalação do
kit GNV passou pela inspeção de segurança exigida pelos órgãos reguladores,
atestando que o sistema está em condições adequadas de uso. Sem ele, o veículo
não oferece garantias de segurança, nem para os ocupantes nem para quem
compartilha o trânsito.
Domingos Júnior lembra que o problema é ainda mais
frequente entre carros de aplicativo, que muitas vezes circulam sem
regularização para reduzir custos. “Para tentar diminuir esse quadro, os
organismos de inspeção oferecem preços diferenciados para veículos de
aplicativo, como forma de estimular a legalização”, disse.
Falta de fiscalização
No entanto, o que agrava a situação é a ausência de
fiscalização consistente nas blitzes. “O pior é que muitos carros convertidos
para GNV continuam constando no Detran como se fossem veículos a gasolina, e
por isso não sofrem nenhum tipo de fiscalização. Sem registro oficial, o
documento não é retido por falta de inspeção, e esses carros rodam
indefinidamente sem regularização e sem vistoria por falta de fiscalização
policial e também nos postos de gasolina, que não exigem o CSV para o
abastecimento, momento em que ocorrem graves acidentes com explosão de
cilindros”, alerta o engenheiro.
A falta de cobrança nas ruas, aliada ao bloqueio
ineficiente de documentos, fragiliza a política de segurança viária e aumenta a
exposição da população a riscos. “Em cidades como São Paulo, já existem blitzes
específicas para medição de poluição e ruídos. Aqui, sem essa fiscalização, a
frota irregular cresce e compromete a segurança de motoristas, passageiros e
pedestres”, concluiu o engenheiro.
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