domingo, 28 de junho de 2026

EUA retoma ataques e Trump diz que Irã pode “deixar de existir”

 


Os Estados Unidos voltaram a atacar alvos militares do Irã neste sábado (27), após acusarem Teerã de violar o acordo de cessar-fogo firmado entre os dois países. Depois da ofensiva, o presidente Donald Trump afirmou que o Irã "deixará de existir" caso Washington seja obrigado a ampliar a ação militar.

Segundo o Comando Central dos EUA (Centcom), os ataques atingiram depósitos de mísseis, drones e estações de radar próximos ao Estreito de Ormuz. A operação foi apresentada como resposta a um ataque iraniano contra um navio comercial na região, considerada estratégica para o transporte mundial de petróleo.

Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que os bombardeios foram uma reação às sucessivas violações do cessar-fogo pelo Irã e fez um novo alerta ao regime iraniano. "Pode chegar um momento em que não seremos mais capazes de ser razoáveis e seremos forçados a concluir militarmente o trabalho que começamos com tanto sucesso. Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã deixará de existir", declarou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gastos da Secom do governo Lula com propaganda até junho de 2026 chegam a quase R$ 180 milhões

  O Palácio do Planalto gastou R$ 178 milhões com publicidade entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2026, segundo dados da Secretaria de Comu...