O governo federal voltou a explorar a brincadeira do
chamado “Ministério do Namoro” e publicou, neste domingo (30), uma campanha com
supostos programas sociais ligados à pasta fictícia. A ação, intitulada “Se o
Ministério do Namoro existisse”, apresenta seis iniciativas imaginárias
voltadas ao público cansado de encontros sem futuro, numa estratégia de
engajamento que revive uma piada frequente de Lula desde 2023.
Entre as propostas divulgadas estão o “Bolsa
Namoro”, incentivo mensal para quem busca “crescimento a dois”, o
“Par-de-Jarro”, destinado a casais que gostam de se vestir combinando, além dos
programas ProNamoro, Mais Namoro, Namoro para Todos e Farmácia do Namoro — este
último oferecendo “cuidado gratuito para dor de cotovelo”. Os conteúdos seguem
o tom bem-humorado que virou marca da narrativa em torno do suposto ministério.
A piada ganhou força após uma fala de Lula em 2022,
no Flow Podcast, quando afirmou que “um homem sem amor não é nada” e prometeu
que, em seu governo, “todo mundo iria namorar”. Desde então, o tema rendeu
memes, cobranças fictícias e aparições públicas do presidente reforçando o tom
jocoso. Em 2023, ele voltou a brincar sobre criar a pasta durante encontros com
influenciadores e até protagonizou cenas descontraídas ao lado da
primeira-dama, Janja.
Mesmo sendo apenas uma ação de comunicação, a
estratégia virou uma espécie de campanha permanente do governo em datas
comemorativas. No Dia dos Namorados de 2023, por exemplo, Lula chegou a pedir
desculpas a jornalistas por “atrapalhar” seus almoços românticos e voltou a
mencionar o inexistente “Ministério dos Namorados”.
Com informações do Poder 360

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