segunda-feira, 22 de junho de 2026

Operação Protetor prende suspeito e apreende armas, drogas, celulares e material ligado ao tráfico de drogas

 


Um homem foi preso neste domingo (21) durante uma ação da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, realizada no município de São Paulo do Potengi, na região Agreste do Rio Grande do Norte. A operação resultou na apreensão de armas de fogo, drogas, munições, aparelhos celulares e materiais utilizados no tráfico de entorpecentes.

A ação foi conduzida por uma equipe formada por policiais militares do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), que realizava patrulhamento quando recebeu informações sobre um possível ponto de comercialização de drogas na Travessa João Tinoco, no bairro Santos Dumont.

Ao chegarem ao endereço denunciado, os policiais identificaram um homem em atitude suspeita. Segundo a ocorrência, ao perceber a presença da viatura em frente à residência, o suspeito fugiu do local portando uma arma de fogo.

Suspeito foi alcançado após acompanhamento tático

Os policiais iniciaram um acompanhamento tático e conseguiram interceptar o suspeito pouco tempo depois. Durante a abordagem, os agentes encontraram um revólver calibre .38, da marca Taurus, municiado.

Na sequência, os militares realizaram diligências no imóvel e encontraram outro revólver, desta vez calibre .22, da marca Rossi, além de 12 munições calibre .38.

Também foram apreendidos 16 papelotes de uma substância análoga à cocaína, uma porção de substância semelhante à maconha, uma balança de precisão, três aparelhos celulares e R$ 285,35 em dinheiro.

Material apreendido foi encaminhado à delegacia

Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Plantão, juntamente com todo o material apreendido, para a realização dos procedimentos legais. Segundo a Polícia Militar, a ação causou um prejuízo estimado em R$ 20 mil ao crime organizado.

As investigações deverão prosseguir para identificar possíveis ligações do suspeito com outras atividades criminosas e verificar a participação de outros envolvidos.

 

Suspeito é preso após polícia descobrir estrutura para cultivo de drogas em Natal

 


Uma abordagem policial realizada neste fim de semana na Avenida Guadalupe, na Zona Norte de Natal, resultou na descoberta de uma estrutura utilizada para o cultivo e armazenamento de drogas. Um homem suspeito foi abordado inicialmente pelos policiais, que encontraram porções de entorpecentes em sua posse.

Durante a ação, os agentes receberam a informação de que havia mais materiais ilícitos armazenados na residência do suspeito. Diante da denúncia, a equipe policial se deslocou até o imóvel para verificar a situação.

No local, os militares encontraram uma estrutura que, segundo o registro da ocorrência, era utilizada para o cultivo e a preparação de substâncias ilícitas. Entre os materiais apreendidos estavam mudas de maconha, estufas, balanças de precisão, embalagens utilizadas para fracionamento, aparelhos celulares e porções de diferentes tipos de drogas.

Além disso, os policiais recolheram um simulacro de arma de fogo, dinheiro em espécie e diversos objetos relacionados ao manejo e à comercialização do material encontrado. Todos os itens foram apreendidos e serão submetidos à análise durante a investigação.

Casal foi encaminhado à delegacia

A esposa do suspeito também foi conduzida pelos policiais e autuada junto com o homem. O casal foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foram realizados os procedimentos legais.

As autoridades ainda apuram a participação de cada um dos envolvidos. A princípio, os suspeitos poderão responder por crimes relacionados ao tráfico de drogas, conforme o andamento das investigações e a análise do material apreendido.

A Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar a origem das substâncias e verificar a existência de possíveis conexões com outros envolvidos.

 

Natal abre 355 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional; saiba como se inscrever

 


A Prefeitura de Natal abriu as inscrições para o 3º Ciclo de Cursos de Qualificação Profissional, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). As capacitações serão oferecidas gratuitamente nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) das unidades Ribeira e Norte (Gramoré). As inscrições seguem até esta terça-feira (23).

Serão disponibilizadas 355 vagas em cursos voltados para diferentes áreas do mercado de trabalho, contemplando segmentos como tecnologia, beleza, comunicação, marketing digital, produção audiovisual e serviços. A busca iniciativa ampliar as oportunidades de qualificação, geração de renda e inserção da população no mercado de trabalho.

Para a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Auricéa Xavier, a ação contribui para aproximar uma população de novas oportunidades profissionais. "A qualificação profissional é um caminho importante para quem busca ingressar no mercado de trabalho, conquistando uma nova ocupação ou ampliar sua renda. Com esses cursos gratuitos, estamos oferecendo acesso à capacitação e ao desenvolvimento de habilidades alinhadas às demandas atuais do mundo do trabalho", afirmou.

As inscrições serão realizadas presencialmente nas unidades onde os cursos serão oferecidos, das 8h30 às 16h30. Para efetuar a matrícula, os interessados ​​deverão apresentar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, quando exigido pelo curso escolhido.

No CMTE Ribeira, localizado na Avenida Duque de Caxias, nº 27, serão oferecidos os cursos de Introdução à Informática, Extensão de Cílios, Técnicas de Esmaltação e Design de Unhas, Oratória e Comunicação Profissional, Introdução ao Marketing Digital e Redes Sociais e Barbeiro: Técnicas de Barba e Acabamento.

Já no CMTE Norte, situado na Rua Bariri, s/n, no bairro Gramoré, terá disponíveis os cursos de Produção, Gravação e Edição de Vídeos para Redes Sociais, Corte de Cabelo Feminino, Estética Facial – Limpeza de Pele, Oratória e Comunicação Profissional, Técnicas de Esmaltação e Design de Unhas e Corte de Cabelo Masculino.

As capacitações possuem cargas horárias entre 40 e 80 horas e terão início a partir de 1º de julho, conforme o cronograma de cada turma. Os cursos serão ministrados por instrutores especializados e são destinados a adolescentes, jovens e adultos, observados os pré-requisitos de idade e escolaridade estabelecidos para cada formação.

A ação integra a política municipal de promoção do trabalho, da empregabilidade e do empreendedorismo, ampliando o acesso à qualificação profissional e ao desenvolvimento de competências aprovadas às demandas do mercado.

 

Governo Lula manda retirar delegado do STF e movimento é visto como retaliação às investigações do Master e do INSS

 


O Ministério da Justiça enviou ofícios a mais de 50 órgãos públicos solicitando a devolução de policiais federais cedidos para auxiliar magistrados. Nos bastidores da Polícia Federal, a medida é lida como uma retaliação do governo ao gabinete do ministro André Mendonça, do STF, responsável por dois dos inquéritos mais sensíveis ao Planalto: o de fraudes do Banco Master e o de desvios em aposentadorias do INSS.

A notícia é do Estadão. O nome mais citado nos bastidores como alvo real da operação é o do delegado Thiago Marcantonio, que assessora diretamente o ministro Mendonça nos dois inquéritos. Com passagem pela Lava Jato, Marcantonio concentra parte significativa das investigações que podem atingir aliados do governo federal. Delegados da PF chegaram a comentar entre si que "tem algum delegado incomodando o Planalto".

Os ofícios foram assinados na noite de quarta-feira (17) pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ademar Borges. O documento justifica a medida como cumprimento de uma "diretriz presidencial de fortalecimento da segurança pública" e determina o retorno imediato dos servidores listados aos quadros da PF. Cerca de 100 pedidos de retorno foram encaminhados a órgãos federais, estaduais e municipais.

Lula admitiu a determinação em abril

A articulação para o retorno dos delegados envolveu diretamente o presidente Lula e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. Em 23 de abril, o próprio presidente havia admitido publicamente que ordenou o retorno de delegados que, segundo ele, estariam "fingindo trabalhar" fora da corporação. "Só vai ficar fora aqueles que forem secretários de Estado", afirmou na ocasião.

Uma ala da PF avalia que se trata de interferência política do presidente da República. O raciocínio que circula entre os policiais é direto: se o alvo fossem servidores cedidos a órgãos do Executivo, bastaria exonerá-los da função. O fato de a medida ter sido estendida ao Judiciário reforça, para esses agentes, o caráter político da decisão. O Ministério da Justiça não se manifestou sobre as críticas.

 

 


Quem é o delegado retirado do STF como possível retaliação do Governo Lula as investigações do INSS e Master

 


O delegado Thiago Marcantonio, assessor direto do ministro André Mendonça no STF, é o nome mais citado nos bastidores da Polícia Federal como responsável pelas investigações mais sensíveis ao governo Lula dentro da Operação Compliance Zero. Ele concentra os inquéritos que miram o senador Jaques Wagner e o esquema bilionário envolvendo o Banco Master.

A notícia é do Estadão. Segundo apuração do jornal, o delegado tornou-se alvo de pressão do Planalto após a deflagração da nona fase da operação, que resultou em buscas e apreensões contra Wagner. O nome de Marcantonio passou a circular em reuniões de aliados do governo como o principal obstáculo para o encerramento das investigações.

A Operação Compliance Zero foi iniciada em 2025 e já conta com nove fases deflagradas. As investigações apuram crimes financeiros, lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa envolvendo executivos e operadores ligados ao Banco Master. Daniel Vorcaro, fundador do banco, está preso e é apontado como peça central do esquema.

 

 

PF aponta Wagner como intermediário entre Vorcaro e Lula no caso Master

 


A Polícia Federal identificou mensagens no celular de Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, que citam o senador Jaques Wagner (PT-BA) como possível canal para fazer chegar um recado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi revelada pelo Estadão e integra o relatório da Operação Compliance Zero.

A notícia é do Estadão. A conversa citada ocorreu em julho de 2024. Segundo os diálogos analisados pela PF, Vorcaro teria comentado sobre a proximidade do banco com o governo federal. Em resposta, Fernando Mascarenhas Filho, então diretor comercial do Master, mencionou o envio de informações a "tio Guiga e Jaques". Os investigadores interpretam a referência como sendo ao publicitário Guilherme Sodré Martins e ao senador Wagner.

A PF aponta que o banqueiro teria acesso direto ao telefone do senador e teria marcado encontros com ele. Para os investigadores, isso indica um padrão de proximidade entre Vorcaro e pessoas com influência política na Bahia e em Brasília.

Wagner nega qualquer relação com Daniel Vorcaro. Em nota, o senador afirmou que não pode ser responsabilizado por conversas de terceiros das quais não participou e cujo contexto diz desconhecer. Ele também declarou que "não existiu intermediação" de sua parte em nenhum momento.

 

Justiça Eleitoral quer rosto para os perfis-fantasma que turbinam Allyson Bezerra

 


A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte determinou que a Meta, dona do Instagram, entregue em até dez dias os dados capazes de identificar quem cria, administra e financia cinco perfis que promovem o pré-candidato ao governo Allyson Bezerra (União Brasil): @rncomallyson, @timeallyson, @allyson_humorado, @allysondopovo e @allysonarrochado.

A medida é uma produção antecipada de provas. A Justiça quer saber se os perfis são manifestação espontânea de eleitores — protegida pela Constituição — ou uma rede coordenada de comunicação político-eleitoral, o chamado astroturfing, vedado pela legislação eleitoral por desequilibrar a disputa. Identificados os responsáveis, o material pode embasar futura ação por propaganda irregular.

A decisão não atribui a Allyson nem à sua pré-campanha qualquer conduta. Ao contrário: a relatora registra que o objetivo é produzir a prova que pode tanto responsabilizar quem participou quanto afastar imputações contra quem não tem relação com os perfis.
O pedido partiu do Partido Novo no RN. A legenda sustenta que os perfis já foram alvo de uma representação anterior na qual, na contestação, admitiu-se que as contas são de fato anônimas — o que, para o partido, reforça a necessidade de identificar a autoria.

Os perfis publicam de forma articulada, alguns com mais de dezenove mil seguidores. A Justiça pediu dados de período entre abril e junho deste ano: e-mails, telefones, IPs, dispositivos, contas publicitárias, valores de impulsionamento e eventual monetização — além de cruzamentos que mostrem se as cinco contas compartilham a mesma estrutura.

Blog do BG

PRESSÃO NOS BASTIDORES: PT quer que Alexandre Lima recue para abrir espaço para Brisa Bracchi na disputa federal

 


A Federação formada pelo PT, PV e PCdoB enfrenta um impasse na montagem da nominata para deputado federal em 2026. Pela legislação eleitoral, o grupo poderá apresentar até nove candidatos, mas o PT, sozinho, já extrapolou a cota que lhe caberia dentro da composição.

Hoje, o partido tem seis pré-candidatos colocados na disputa: Natália Bonavides, Fernando Mineiro, Marleide Cunha, Odon Júnior, Brisa Bracchi e Alexandre Lima. O problema é que há espaço para apenas cinco nomes petistas na chapa da Federação Brasil da Esperança.

Nos bastidores, a pressão se concentra sobre Alexandre Lima, ex-secretário estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). Integrantes do partido defendem que ele retire sua pré-candidatura para abrir caminho para a vereadora de Natal, Brisa Bracchi. A disputa tem origem nas correntes internas do PT. Cada tendência partidária indicou um nome para compor a nominata, mas a Democracia Socialista (DS), grupo liderado pela deputada estadual Isolda Dantas, acabou apresentando dois pré-candidatos: Brisa e Alexandre.

O entendimento das demais correntes é que não cabe aos outros grupos abrir mão de suas indicações para acomodar uma situação criada dentro da própria DS. Por isso, a cobrança recai sobre a tendência de Isolda para que resolva internamente o impasse.

A preferência de parte da DS é pela manutenção da candidatura de Brisa, considerada um quadro com maior potencial eleitoral e visibilidade na capital. Alexandre, no entanto, resiste à pressão e não demonstra disposição para deixar a disputa.

 Blog do BG

PESQUISA IPSOS-IPEC: Para 42%, governo Lula é pior do que esperavam

 


Para 42% da população brasileira, o governo federal, sob a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está “pior” do que o esperado. É o que indica um levantamento Ipsos-Ipec divulgado nesta segunda-feira (22).

Se comparado com a última rodada da pesquisa, publicada em março, esse índice oscilou um ponto percentual para baixo.

Os que dizem ter uma percepção de que o governo federal é “melhor” do que o esperado atualmente são 23%. Já aqueles que apontaram como “igual” somam 32% da população. Outros 3% não souberam ou não responderam ao levantamento

Foram ouvidas 2.000 pessoas, entre os dias 13 e 17 de junho, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto.

CNN Brasil

PESQUISA IPSOS-IPEC: 56% dos brasileiros afirmam não confiar no presidente Lula; 41% dizem que confiam

 


Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que 56% dos brasileiros dizem não confiar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 41% afirmam que confiam no mandatário petista. O cenário mantém o percentual das divulgações anteriores. Outros 3% não souberam ou não responderam.

Na última publicação da pesquisa, em março deste ano, 40% diziam confiar no petista, contra 56% que afirmavam ter desconfiança. Há um 1 ano, em junho de 2025, a situação atingiu a maior discrepância: 37% confiavam em Lula, enquanto 58% ressaltavam não confiar.

Estratificação

A taxa daqueles que não confiam em Lula é maior entre homens (58%, contra 54% entre o público feminino). O percentual também é alavancado na parcela da população que possui ensino médio (62%) e ensino superior (64%), e, em relação à faixa etária, alcança o pior cenário entre pessoas de 25 a 34 anos de idade (63%).

A percepção negativa atinge o pico entre quem recebe mais de cinco salários mínimos (70%) ou é evangélico (70%). Já a parcela da população em que há mais confiança é entre quem ganha até um salário mínimo (53%) ou é católico (51%).

Dados da pesquisa

Foram ouvidas 2.000 pessoas, entre os dias 13 e 17 de junho, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto.

Com informações de O Globo

 

PESQUISA IPSOS-IPEC: 50% desaprovam trabalho de Lula; aprovação é de 44%

 


Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que 50% dos brasileiros desaprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 44% aprovam a gestão do petista. Outros 6% não souberam ou não responderam ao levantamento.

Em relação à rodada anterior da pesquisa, publicada em março, houve oscilação de um ponto percentual tanto entre os que aprovam quanto entre os que desaprovam o trabalho de Lula.

Foram ouvidas 2.000 pessoas, entre os dias 13 e 17 de junho, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto.

CNN Brasil

 

Operação Protetor prende suspeito e apreende armas, drogas, celulares e material ligado ao tráfico de drogas

  Um homem foi preso neste domingo (21) durante uma ação da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, realizada no município de São Paulo ...