sexta-feira, 26 de junho de 2026

O Globo omite a palavra "nego" na crítica de Lula a Trump

 


O Globo omitiu a palavra "nego" da fala do presidente Lula no ataque direcionado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A manchete da reportagem global sobre o assunto retirou descaradamente a expressão, que poderia ser vista como racista e preconceituosa por parte do petista. 

Pelo menos, o restante da imprensa deixou claro o que realmente Lula falou: 

A fala de Lula foi nesta sexta-feira (26), quando ele disse não querer guerra com nenhum país, mas que também não quer "ser pego de surpresa". "Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Eu não quero constatar que eu não tenho nada, sabe? Eu tenho que me cuidar", afirmou durante a entrega da Fragata "Cunha" Moreira, em Itajaí (SC).



VÍDEO: Lula cita Trump e diz que mundo está 'cheio de nego maluco'




 

O presidente Lula afirmou nesta sexta-feira (26) que o mundo vive um cenário de instabilidade, defendeu que o Brasil invista em defesa, e criticou o presidente norte-americano Donald Trump por ameaçar anexar regiões como o Canal do Panamá e a Groenlândia. A informação é do G1.

Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa [...]. Está cheio de nego maluco no mundo. Agora mesmo, o presidente americano, ele quer tomar a Groelândia, o Canadá, que vai virar estadunidense. Vai tomar o Canal do Panamá, sabe, onde que nós estamos?", questionou Lula.

A declaração foi feita durante viagem a Santa Catarina, onde o presidente participou de evento de batismo da Fragata “Cunha Moreira”.

Na ocasião, Lula ainda reforçou o discurso de soberania nacional, contrário a interferências externas no Brasil (entenda mais abaixo).

As declarações citadas por Lula sobre a Groelândia e Canal do Panamá fazem referência a falas de Trump feitas no início de 2025, quando ele afirmou que não descartava usar a força para assumir o controle das regiões.

Nesse contexto, Lula afirmou que o Brasil precisa se preparar diante de um cenário de conflitos internacionais.

“Estamos vendo o mundo vivendo a maior concentração de conflitos da história depois da Segunda Guerra, e temos que lembrar que ninguém respeita quem não se respeita”, disse.

O presidente também disse que o Brasil não pretende entrar em conflitos, mas que precisa estar pronto para se defender.

O tema ganhou ainda mais força após os Estados Unidos decidirem classificar as facções brasileiras Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como terroristas.

A avaliação do governo brasileiro é de que a classificação abre margem para ações mais duras dos Estados Unidos e, em um cenário extremo, poderia ensejar os EUA a usarem desse argumento para conduzir uma operação militar no Brasil, como já ocorreu em outros países.

Relação Brasil e Estados Unidos

Brasil e Estados Unidos vivem momentos de tensão na relação. Lula e Trump estiveram presentes na Cúpula do G7, na França, na semana passada, mas a interação entre eles foi limitada.

Os dois chegaram a posar juntos para a foto oficial, sem troca de cumprimentos em frente às câmeras, em um cenário marcado por divergências comerciais e políticas.

O principal ponto de atrito é a política comercial adotada pelo governo americano. Os Estados Unidos propuseram tarifas de até 25% sobre produtos brasileiros, medida criticada pelo governo Lula, que classificou o tratamento como inadequado.

Nesta semana, em carta endereçada ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, após visita do parlamentar a Washington, o secretário de Estado Marco Rubio reforçou a posição americana em impor sobretaxas a produtos brasileiros.

Em 6 de julho, uma audiência pública sobre o tema pode ser decisiva para os próximos capítulos da disputa comercial entre os dois países.

A audiência integra o processo previsto na legislação comercial americana e permitirá que empresas, associações, governos e outros interessados apresentem argumentos antes da decisão final da administração do presidente Donald Trump.

Momentos de proximidade

Antes disso, contudo, Lula e Trump tiveram momentos de aproximação. Em 7 de maio, Lula visitou a Casa Branca e se reuniu por cerca de três horas com o presidente americano.

Após o encontro, ambos adotaram tom positivo: Trump classificou a reunião como “muito boa” e elogiou Lula como “muito dinâmico”, enquanto o brasileiro disse ter saído satisfeito e defendeu o fortalecimento da parceria entre os dois países, especialmente nas áreas econômica e comercial.

Semanas depois, a relação bilateral passou a envolver também o senador Flávio Bolsonaro.

Em maio, ele viajou a Washington e se reuniu com integrantes do governo Trump, incluindo o próprio presidente, o vice J.D. Vance e Marco Rubio, tratando de temas como segurança e defendendo a classificação de facções brasileiras como organizações terroristas.

O movimento ocorreu em meio a uma investigação comercial aberta pelos Estados Unidos contra o Brasil por determinação de Trump, que levou à proposta de tarifas de até 25% sobre produtos brasileiros.

Flávio chegou a enviar carta a Rubio pedindo que o tarifaço não fosse aplicado, mas, na resposta, o governo americano manteve a posição e reafirmou críticas às políticas comerciais brasileiras, aprofundando a tensão com o governo Lula.

 

Flávio avança nas negociações contra tarifas e recebe resposta oficial do governo Trump

 



O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) intensificou a articulação junto ao governo dos Estados Unidos para buscar o fim das tarifas comerciais impostas ao Brasil e recebeu uma resposta oficial do secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Em carta enviada ao parlamentar, à qual o Diário do Poder teve acesso, Rubio agradece a correspondência e a recente visita de Flávio a Washington, reafirma a disposição da administração americana de aprofundar o diálogo bilateral, aborda a questão tarifária, elogia a cooperação entre os dois países e reconhece a atuação do senador em pautas de interesse comum entre Brasil e Estados Unidos.

Em contrapartida ao esforço de Flávio contra a taxação, a oposição tem criticado o governo Lula (PT) por não enviar representantes para a audiência no Congresso dos Estados Unidos sobre a medida. O próprio senador chegou a afirmar que o petista “não move uma palha para evitar as tarifas, pois acredita que isso pode beneficiá-lo nas urnas em outubro, mesmo que isso custe quebrar as empresas brasileiras”.

No documento, datado de 23 de junho, Rubio destaca que a audiência pública marcada para 6 de julho, conduzida pelo Representante de Comércio dos EUA (USTR), Jamieson Greer, é o canal institucional para discutir as medidas comerciais em análise.

Na carta, o secretário lembra que a investigação comercial iniciada pelos Estados Unidos, por determinação do presidente Donald Trump em julho de 2025, concluiu que determinadas políticas e práticas brasileiras são consideradas “irracionais ou discriminatórias” e impõem restrições ao comércio americano.

Segundo ele, continuam sem solução divergências relacionadas ao comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais, combate à corrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.

O secretário ressalta ainda que qualquer interessado no Brasil poderá participar do período de consulta pública sobre as medidas propostas e da audiência marcada para 6 de julho. As contribuições poderão ser enviadas até 1º de julho.

Rubio também agradeceu o apoio manifestado por Flávio Bolsonaro à decisão dos Estados Unidos de classificar o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como Organizações Terroristas. Segundo ele, a medida busca fortalecer o combate às redes financeiras, de tráfico de drogas e de armas dessas facções, consideradas uma ameaça à segurança de cidadãos brasileiros e americanos.

No documento, o secretário afirma compartilhar da visão do senador sobre a importância da relação entre Brasil e Estados Unidos, baseada em valores comuns, respeito mútuo e cooperação para a segurança e prosperidade do Hemisfério Ocidental.

Rubio também registra que os Estados Unidos desejam um Brasil “próspero, seguro e economicamente estável”. Na carta, ele menciona o otimismo de Flávio Bolsonaro em relação às eleições de outubro e agradece a oferta do senador de colocar uma equipe de transição à disposição de Washington caso seja eleito, afirmando que o governo americano está preparado para trabalhar de forma cooperativa com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro.

 

VÍDEO: Cabo Deyvson acusa Allyson de tentar tomar seu mandato em Mossoró

 



O vereador de Mossoró Cabo Deyvson (PL), pré-candidato a deputado federal, publicou um vídeo nas redes sociais em que acusa o ex-prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Estado Allyson Bezerra (União Brasil) e o vice-governador Walter Alves (MDB) de terem “encomendado” o processo que pede a cassação de seu mandato. A declaração foi feita no momento em que o parlamentar recebia a intimação judicial da ação.

A ação foi movida pelo MDB após a filiação de Cabo Deyvson ao PL. No vídeo, o vereador afirma que Walter Alves estaria agindo a mando de Allyson por motivação política e diz que o processo faz parte de uma tentativa de silenciar sua atuação.

Ao citar o atentado que sofreu recentemente em Mossoró — quando foi baleado e seu assessor morreu durante o ataque praticado por integrantes do Comando Vermelho (CV) —, Cabo Deyvson comparou a ação judicial ao episódio e afirmou que, depois da tentativa de calá-lo “na rua”, agora o “sistema dos poderosos” tenta fazê-lo “pela caneta”.

“Os grupos terroristas tentaram nos calar na rua, tentando contra a nossa vida. Agora o sistema dos poderosos, dos acordos dos poderosos desse estado, tentam nos calar através do papel e da caneta”, disse o vereador.

 

BRASIL: Dívida pública federal cresce R$ 234 bilhões em maio e chega a R$ 9,03 trilhões

 


A dívida pública federal do Brasil chegou a R$ 9,032 trilhões em maio, alta de 2,66% em relação a abril (um aumento nominal de R$ 234,4 bilhões), quando o estoque era de R$ 8,798 trilhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Tesouro Nacional.

O crescimento foi impulsionado pela emissão líquida de R$ 135,62 bilhões em títulos e pela apropriação de R$ 94,17 bilhões em juros.

A dívida interna alcançou R$ 8,46 trilhões, enquanto a dívida externa somou R$ 340,9 bilhões (US$ 67,33 bilhões).

Já a reserva de liquidez da dívida aumentou 10,9% no mês, chegando a R$ 1,21 trilhão, valor suficiente para cobrir os vencimentos da dívida pelos próximos 9,14 meses.

 

Inmet emite alertas para chuvas intensas no RN de sexta-feira até domingo

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas no Rio Grande do Norte desta sexta-feira (26) até o domingo (28). As cidades potiguares podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Segundo o Inmet, as chuvas podem ser acompanhadas por ventos intensos de até 60 km/h. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

"Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada", orienta o instituto.

Para a sexta-feira e para o sábado, os avisos englobam todas as cidades potiguares. Já no domingo (28), o alerta é direcionado para as cidades litorâneas do estado.

Com informações de Portal da Tropical

 

Homem é preso com drogas escondidas dentro de bola de futebol na Grande Natal

 


Um homem foi preso pela Polícia Militar do 17º Batalhão na região entre os municípios de Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Durante a abordagem, os policiais encontraram drogas escondidas dentro de uma bola de futebol, que estava guardada em uma mochila.

De acordo com informações repassadas pela PM, o suspeito trabalha como prestador de serviços em uma empresa terceirizada que atua no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, realizando manutenção de aparelhos de refrigeração.

Ainda segundo a Polícia Militar, ele também é apontado como uma das lideranças de uma organização criminosa com atuação na região.

O material apreendido foi encaminhado à delegacia, juntamente com o suspeito, que ficará à disposição da Justiça.

 

Guarda Municipal evita homicídio em Cidade Alta e suspeito acaba baleado

 


A Guarda Municipal de Natal evitou um homicídio na rua Princesa Isabel, no bairro Cidade Alta, zona Leste de Natal, nesta sexta-feira (26). Três suspeitos armados com facas perseguiram um homem em situação de rua e tentaram cometer o crime. No entanto, a ação dos agentes evitou a morte.

De acordo com a Guarda, a vítima correu para pedir ajuda. Os agentes prestaram o socorro e dois suspeitos conseguiram fugir. O terceiro suspeito reagiu à ação dos agentes, chegou a cima da equipe e acabou sendo atingido por um disparo de advertência.

O suspeito foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel. Já a vítima foi à delegacia para prestar depoimento. As facas que seriam utilizadas no crime foram apreendidas. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

VÍDEO: Iluminação da estátua de Iemanjá é furtada pela terceira vez na Praia do Meio




 

A iluminação cênica da estátua de Iemanjá, na Praia do Meio, voltou a ser alvo da ação de crimes. Durante a madrugada desta sexta-feira (26), foram furtados refletores, chaves magnéticas, conectores, cabos elétricos e o medidor de energia que alimenta o sistema de iluminação do monumento. Esta é a terceira ocorrência registrada no local, e o prejuízo estimado ultrapassa R$ 45 mil.

Além dos danos ao patrimônio público, o furto exige novamente a iluminação de um dos principais cartões-postais da orla de Natal e gera novos custos para a recuperação da estrutura.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) registrará um boletim de ocorrência e solicitará o reforço do patrulhamento ostensivo na região, com o objetivo de coibir novos furtos e auxiliar na identificação dos responsáveis.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, lamentou a reincidência da ação criminosa e informou que a Prefeitura avaliará a ordem dos equipamentos. "É revoltante ver um patrimônio da cidade ser atacado pela terceira vez. Não se trata apenas do prejuízo financeiro, mas do desrespeito com um espaço que pertence à população. Vamos avaliar técnicas a coordenação dos equipamentos, considerando essa sequência de furtos e a necessidade de adotar medidas que reforcem a proteção do local", afirmou.

Segundo a Semsur, a programação do sistema dependerá da avaliação técnica sobre as condições de segurança da área e das medidas que possam reduzir o risco de novas ocorrências.

TANGARAENSE - VÍDEO: Empreendedor Valtércio da "CASTANHA DO MENINO", afirma que o DNIT quer impedir seu trabalho às margens da BR-226

 



Um empreendedor da cidade de Tangará, que há anos comercializa produtos regionais às margens da BR-226, fez um apelo público após afirmar que o DNIT está tentando impedir que ele continue exercendo sua atividade.

Segundo o trabalhador, não haveria um motivo que justificasse a medida, colocando em risco o sustento de sua família e de um negócio construído com muito esforço.

O caso reacende um debate importante entre os moradores: onde está essa mesma atuação quando o assunto é garantir mais segurança na BR-226? A população ainda se lembra da tragédia que vitimou um casal em um acidente envolvendo um quebra-mola que, segundo relatos da época, não estava devidamente sinalizado.

Enquanto um trabalhador afirma enfrentar dificuldades para continuar trabalhando, moradores seguem cobrando melhorias na infraestrutura, manutenção e sinalização da rodovia que corta o município.

A comunidade espera que o mesmo rigor aplicado na fiscalização também seja direcionado à preservação de vidas, à segurança dos motoristas e ao respeito por quem busca o sustento de forma honesta através do trabalho.

O ,mais interessante, é que na margem da BR-226, existe vários Trailers todos dentro da cidade, será que os proprietários destes comércios, também foram notificados. Ou só este rapaz, homem trabalhador. É só uma pergunta, ai tem coisa.

E você, qual é a sua opinião sobre esse caso? Deixe seu comentário.




TANGARAENSE - VÍDEO: Moradora mostra total DESCASO da administração do DESPREPARO E ABANDONO, com mato e buracos no meio das ruas no Bairro Bosque dos Pinheiros

 



Moradora denuncia o total descaso da gestão municipal no Bairro Bosque dos Pinheiros. Ruas tomadas pelo mato, buracos e falta de manutenção evidenciam, segundo a denúncia, o abandono enfrentado pelos moradores.

Segundo a moradora, os próprios moradores, pagam para a limpeza ser feita e os buracos sejam tapados, a administração do DESPREPARO, tem um slogan de (Pronto, Preparado e Querendo), mais deixa transparecer uma realidade totalmente ao contrário, a realidade é: DESPREPARO, ABADONO E DESMANTELO, as reclamações são enormes e todos os dias. Mas, para meia dúzia que é paga para defender em redes sociais está tudo perfeito, acorda prefeito.

A população cobra providências urgentes para garantir melhores condições de trafegabilidade, segurança e qualidade de vida no bairro. Enquanto as soluções não chegam, os problemas continuam fazendo parte da rotina de quem vive no Bosque dos Pinheiros.



O Globo omite a palavra "nego" na crítica de Lula a Trump

  O Globo omitiu a palavra "nego" da fala do presidente Lula no ataque direcionado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump....