segunda-feira, 22 de junho de 2026

Garis realizam paralisação em seis cidades do RN por piso salarial unificado

 


Os trabalhadores da limpeza urbana realizaram uma paralisação nesta segunda-feira (22) em seis cidades do Rio Grande do Norte. A mobilização integra um movimento nacional que cobra do Senado Federal a apreciação do Projeto de Lei 4146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, que prevê a criação de um piso salarial nacional para a categoria.

A manifestação teve início às 6h e ocorreu de forma simultânea em diversos estados do país. No Rio Grande do Norte, a categoria manteve 40% do efetivo em atividade, conforme determina a Lei de Greve, para garantir a continuidade dos serviços essenciais.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do Rio Grande do Norte (Sindlimp), a paralisação tem caráter de mobilização e não representa o início de uma greve por tempo indeterminado. A expectativa é de que os serviços sejam totalmente retomados nesta terça-feira (23).

Regulamentação da categoria é a principal reivindicação

O principal objetivo do movimento é pressionar o Senado a pautar o Projeto de Lei 4146/2020, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e aguarda análise dos senadores.

Segundo o presidente do Sindlimp, Milklenilson Leite, a proposta busca unificar direitos e reduzir as diferenças salariais existentes entre os trabalhadores da limpeza urbana em todo o país.

Atualmente, há variações significativas nos pisos salariais e nos benefícios oferecidos aos profissionais. Somente no Rio Grande do Norte, existem diferentes faixas de remuneração e modelos distintos de vale-alimentação, dependendo do município e da empresa contratante.

Para a categoria, a regulamentação nacional é necessária para garantir maior igualdade nas condições de trabalho, já que as atividades desempenhadas pelos profissionais são semelhantes em todas as cidades brasileiras.

Além disso, os trabalhadores defendem que a aprovação da proposta trará mais segurança jurídica e valorização profissional para uma atividade considerada essencial ao funcionamento das cidades.

Atividades serão retomadas na terça-feira

Apesar da paralisação, o sindicato informou que não há, neste momento, intenção de iniciar uma greve. A estratégia adotada é ampliar a mobilização nacional e sensibilizar os parlamentares sobre a importância da aprovação do projeto.

A categoria espera que o Senado coloque a matéria em pauta nos próximos meses, permitindo o avanço da regulamentação e a criação de um padrão nacional para salários e benefícios dos profissionais da limpeza urbana.

 

Audácia na Madrugada: Criminosos Arrombam Loja e Furtam Toyota Hilux SW4 em Mossoró

 


Criminosos arrombaram uma loja de veículos na madrugada desta segunda-feira (22), no bairro Alto de São Manoel, em Mossoró, e furtaram uma caminhonete Toyota Hilux SW4 que estava no interior do estabelecimento.

Segundo informações, os suspeitos invadiram o local pelos fundos da loja e, em seguida, quebraram os cadeados para conseguir sair do pátio onde os veículos estavam estacionados. Após a ação criminosa, eles fugiram levando a caminhonete sem deixar pistas.

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, constatou o arrombamento. Equipes realizaram diligências e buscas na região na tentativa de localizar o veículo e identificar os responsáveis pelo crime, mas até o momento a Toyota Hilux SW4 não foi encontrada e ninguém foi preso.

As investigações devem contar com o apoio de imagens de câmeras de segurança instaladas nas proximidades, que poderão auxiliar na identificação dos suspeitos e no esclarecimento da dinâmica da ação.

O caso será investigado pelas autoridades policiais de Mossoró.

 

Execução Dentro de Casa: Homem é Morto a Tiros em Areia Branca

 


 Um homem identificado como Jeckson Felipe dos Santos, conhecido popularmente como "Dedezinho", de 38 anos, foi assassinado a tiros na noite deste domingo (21), no município de Areia Branca, região da Costa Branca potiguar.

O crime aconteceu dentro de uma residência localizada na Rua Laureano Couto, no bairro Navegantes. De acordo com as primeiras informações, a vítima estava no interior do imóvel quando foi surpreendida por criminosos armados. Os suspeitos efetuaram diversos disparos contra Dedezinho e fugiram em seguida com destino ignorado.

A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área para preservar a cena do crime até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), responsáveis pelos procedimentos periciais e pela remoção do corpo.

Jeckson Felipe dos Santos já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio registrada em 22 de janeiro de 2023. A possível relação entre os dois atentados será analisada durante as investigações.

Até o momento, a motivação do crime e a identidade dos autores permanecem desconhecidas. O caso ficará sob responsabilidade da Polícia Civil, por meio da delegacia responsável pelo município, que irá apurar as circunstâncias do homicídio.

Este é mais um caso de violência registrado em Areia Branca e aumenta a preocupação da população diante da sequência de crimes na região. Novas informações deverão ser divulgadas conforme o avanço das investigações.

 

Influenciador Natal Zueira é preso por dirigir embriagado durante blitz da Lei Seca em Extremoz

 


O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Operação Zero Álcool/Batalhão Rodoviário, prendeu na madrugada do último sábado (20), por volta das 2h30, um homem de 37 anos identificado como Wesli Dantas, conhecido nas redes sociais como “Natal Zueira”, por dirigir sob efeito de álcool.

O influenciador digital, morador da Zona Norte de Natal e que possui mais de 900 mil seguidores nas redes sociais, foi abordado pelos agentes na RN-160, no município de Extremoz, enquanto conduzia um automóvel.

De acordo com informações repassadas pelo coronel César Fagundes, o teste do bafômetro apontou resultado de 0,62 mg/l de álcool por litro de ar expelido, índice que configura crime de trânsito por embriaguez ao volante e supera em quase duas vezes o limite previsto para enquadramento criminal.

Além de receber multa no valor de R$ 2.934,70 e responder ao processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Wesli Dantas foi conduzido à Central de Flagrantes, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

A Operação Zero Álcool tem intensificado as fiscalizações nas rodovias estaduais do Rio Grande do Norte com o objetivo de reduzir acidentes e aumentar a segurança no trânsito.

Focoelho

Aliados de Wagner argumentam que senador fragilizado prejudica palanque de Lula na Bahia

 


Um dia após ser alvo de operação da Polícia Federal, Jaques Wagner (PT-BA) disse a aliados que não pretende renunciar à liderança do governo no Senado, a não ser que seja a pedido do presidente Lula (PT). Os dois são amigos.

Contrariado com o que chama de fogo amigo, Wagner tem expectativa de se reunir com o presidente na semana que vem para discutirem a liderança do governo.

Integrantes do grupo político do senador contam que Wagner tem ouvido opiniões favoráveis e contrárias ao seu afastamento da função.

Ainda segundo esses aliados, Wagner tem reiterado não ter apego à função, mas manifestado irritação com articulações feitas às suas costas.

Nas conversas recentes, tem prevalecido o argumento de que a fragilização política de Wagner abala o palanque de Lula na Bahia, estado fundamental para a vitória do presidente em 2022. Essa é uma das teses levadas ao Palácio do Planalto em prol da permanência de Wagner na liderança.

Uma ala governista teme, no entanto, que os estilhaços do caso Master afetem a imagem do presidente, mesmo que o escândalo só tenha sido desmantelado no governo dele. Ministro das Relações Institucionais, José Guimarães é um dos defendem essa blindagem a Lula, por considerar injusto que seja abalado pelo esquema que ele combateu.

"Tem que deixar claro que o governo não tem nada com isso. Não podemos misturar as estações", disse o ministro.

Sob reserva, outros ministros manifestaram incômodo com o fato de Wagner ter afirmado que conta com o apoio do presidente para permanecer na liderança.

Com aval do presidente Lula, ministros e aliados se lançaram ainda na quinta-feira (18) em uma operação para que o senador entregue o cargo. Lula avaliava como insustentável a permanência dele na liderança do governo, mas, em vez de destituí-lo, espera que ele peça para sair.

Na sexta-feira (19), durante agenda oficial em Minas, Lula retribuiu com um joinha ao ser questionado por jornalistas sobre a permanência de Wagner na liderança.

Na quinta-feira (18), depois de a Polícia Federal deflagrar a operação na Bahia relacionada ao Banco Master, Lula telefonou duas vezes para Wagner. Segundo aliados do presidente, nas duas conversas, não puderam discutir uma sucessão na liderança do governo devido ao abalo emocional do senador.

Ministros afirmam que esse gesto de solidariedade do presidente não deve ser entendido como garantia de manutenção no cargo de líder, mas um aceno para que Wagner assuma a saída como uma iniciativa pessoal, sob o argumento de que precisa se dedicar à sua defesa.

Ainda segundo esses aliados, foi Lula quem sugeriu que concedesse uma entrevista para dar explicações. Mas, dentro do governo, a avaliação é de que elas foram insuficientes, o que exigirá desdobramentos.

Na entrevista à Band News TV, o líder do governo no Senado citou o telefonema do presidente. "Ele fez questão de me ligar, se solidarizar comigo", afirmou.

O senador disse continuar na liderança do governo no Senado até segunda ordem. "A liderança do governo fica a cargo do presidente Lula, com quem eu falei hoje, e eu acho muito difícil que ele mexa na minha posição pela relação que a gente tem e pela confiança que ele tem em mim."

Aliados do presidente classificaram a entrevista como acima do tom.

Folha de São Paulo

 

 

Master: Uma má notícia para Vorcaro no STF

 


Após a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) rejeitarem a sua segunda proposta de delação e o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir manter o seu pai preso na cadeia, o banqueiro Daniel Vorcaro deve ter mais uma má notícia da Suprema Corte.

Em agosto, o decano do Supremo, ministro Gilmar Mendes, deixa o comando da Segunda Turma, colegiado responsável pela análise das decisões do relator das investigações do caso Master, André Mendonça. Pelo critério de rodízio previsto no regimento interno da Corte, a turma passará a ser presidida pelo ministro Luiz Fux, a quem caberá definir a pauta de julgamento das sessões presenciais pelo período de um ano.

Fux sempre acompanha os entendimentos de Mendonça no caso Master e se converteu numa espécie de “aliado incondicional” do relator no conturbado ambiente da Segunda Turma. Já Gilmar se tornou o principal foco de oposição de Mendonça no colegiado, abrindo divergências e votando para derrubar prisões, não se cansando de associar a investigação aos excessos da Operação Lava-Jato, que ele próprio ajudou a enterrar no STF.

Na prática, a passagem de bastão de Gilmar para Fux pode trazer implicações para o caso Master já que cabe ao presidente da Turma a elaboração das pautas das sessões presenciais. Por um lado, isso dá a Mendonça um aliado no controle da pauta de julgamentos, reduzindo o risco de surpresas que podem tumultuar as investigações.

Por outro, retira de Gilmar o poder de manobra de controlar a pauta de julgamentos, como ele fez na última terça-feira, quando surpreendeu Mendonça ao decidir de última hora inserir na sessão a análise das prisões preventivas de Henrique e Felipe Vorcaro, respectivamente pai e primo do banqueiro.

“É precisamente a dimensão do caso que recomenda redobrada cautela. É nos casos de maior repercussão, aqueles em que a pressão por resultado se faz mais intensa e o clamor público mais agudo, que a proteção de garantias se faz mais necessária”, disse Gilmar Mendes, ao votar contra as prisões preventivas. “Juiz algum pode comportar-se como delegado de polícia. Nós sabemos muito bem onde esse caminho termina.”

Na ocasião, Gilmar afirmou que encontra na investigação do clã Vorcaro “desconfortante semelhança” e “tristes reminiscências dos métodos e expedientes” da Lava-Jato, mas foi prontamente rebatido por Mendonça.

“Não estamos aqui a julgar a Lava-Jato. Estamos aqui a julgar a maior fraude financeira da história do nosso país e, talvez, uma das maiores do mundo. E essa fraude tem algumas peculiaridades. Não é simplesmente um crime de colarinho branco; é mais do que isso. Não são simplesmente atores nos gabinetes, nos escritórios da Faria Lima ou nos palácios que provocaram a dilapidação do FGC [Fundo Garantidor de Crédito], das poupanças do nosso país. Aqui há contornos de máfia, contornos de crime organizado mafioso: fuzis, metralhadoras, armas raspadas, infiltração no sistema policial”, devolveu o relator.

Correlação de forças

A troca no comando da Segunda Turma não altera a composição do colegiado, que segue sendo formado por Mendonça, Fux, Gilmar, Kassio Nunes Marques e Dias Toffoli.

Toffoli não tem votado em julgamentos do caso Master desde que deixou a relatoria das investigações em fevereiro deste ano, após o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, entregar pessoalmente ao presidente do tribunal, Edson Fachin, um documento de 200 páginas listando indícios de conexões entre Vorcaro e Toffoli que poderiam levar à sua suspeição.

Mesmo longe do caso Master, Toffoli ainda pode ajudar Vorcaro indiretamente, já que o seu afastamento deixa apenas quatro ministros aptos a votar na Segunda Turma, abrindo margem para empates, que sempre favorecem os investigados.

Nas contas de interlocutores de Mendonça, o fiel da balança da Turma será o ministro Nunes Marques, que, até aqui, tem acompanhado o relator, como no julgamento de Henrique e Felipe Vorcaro.

Se a saída do Fux é um revés para Vorcaro, pelo menos uma boa notícia o aguarda: Mendonça deve mantê-lo na sala especial da superintendência da PF, apesar da pressão da corporação de retirá-lo de lá.

Malu Gaspar - O Globo

 

 

TCU vê brecha para uso irregular de dinheiro injetado em estatais e alerta governo Lula

 


O TCU (Tribunal de Contas da União) identificou falhas no controle de recursos transferidos pela União a empresas estatais federais e apontou brechas para uso irregular do dinheiro no custeio de despesas correntes, como folha de salários e outros gastos de manutenção das atividades.

O problema foi detectado nas companhias não dependentes, que recebem essa classificação justamente por terem receitas próprias suficientes para financiar seus gastos correntes e não precisarem da ajuda do Tesouro Nacional para tocarem suas operações.

O governo até pode injetar recursos nessas empresas, desde que o objetivo seja ampliar seu capital ou financiar projetos e investimentos. No entanto, o TCU não conseguiu reunir elementos suficientes para certificar que o dinheiro está sendo usado apenas para essas finalidades.

O diagnóstico foi um dos motivos de ressalva nas contas de 2025 do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O alerta não significa que as empresas efetivamente usaram os recursos para fins indevidos, mas sim que faltaram mecanismos de identificação para permitir o rastreio da verba durante o processo de auditoria.

Procurado, o MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos), a quem cabe a supervisão das estatais, afirmou em nota que "mantém diálogo constante com o TCU sobre o assunto". O órgão não respondeu se pretende desenvolver algum marcador específico para diferenciar o dinheiro de aportes.

O tema despertou a atenção dos auditores do tribunal porque algumas estatais que foram capitalizadas pela União no ano passado ficaram com os recursos acumulados no caixa, ou seja, não tocaram os projetos conforme era previsto.

Técnicos da corte de contas ouvidos pela Folha afirmam que, embora os valores não sejam expressivos quando comparados ao Orçamento Federal, eles são incorporados ao caixa das estatais juntamente com as receitas próprias da companhia, sem um carimbo específico. Em alguns casos, até a execução das ações, o dinheiro fica aplicado no mercado financeiro, rendendo juros que também se misturam às demais receitas.

"A ausência de mecanismos de rastreabilidade, tanto no âmbito das estatais quanto na supervisão da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, impede a distinção da origem e da aplicação desses recursos (aportes, rendimentos financeiros ou recursos próprios), o que fragiliza a vinculação legal dos aportes e abre espaço para o uso indireto de valores públicos em despesas operacionais ou outros gastos indevidos", disseram os auditores no parecer das contas de governo.

Os técnicos ainda destacaram que o caixa abastecido pode servir para mascarar uma eventual situação de dificuldade financeira. "A ausência de rastreabilidade e de supervisão adequada distorce a percepção da real situação econômico-financeira das estatais, inflando artificialmente a avaliação de sua sustentabilidade e comprometendo a transparência e o controle fiscal."

A dificuldade em distinguir os recursos também pode afetar a capacidade de delimitar corretamente a condição da empresa, se ela é dependente ou não do Tesouro Nacional —um ponto extremamente relevante para a gestão das contas públicas.

Empresas dependentes precisam migrar integralmente para o Orçamento Fiscal, disputando espaço com outras políticas, como benefícios da Previdência, Bolsa Família ou obras de infraestrutura. Já as não dependentes têm maior flexibilidade e orçamento próprio, sem esbarrar nos limites de gastos impostos ao governo.

Recentemente, os Correios ficaram à beira da dependência, e o Tesouro Nacional preferiu ser fiador de um empréstimo de R$ 12 bilhões para a companhia a correr o risco de ver ela migrar para o Orçamento. O reconhecimento do novo status tiraria um espaço de mais de R$ 20 bilhões ao ano para outros gastos. A saída escolhida dá uma ideia do quão sensível é o tema.

Segundo a corte de contas, quatro estatais receberam no ano passado aportes acima de suas reais necessidades, replicando um comportamento visto também em exercícios anteriores.

Em 2025, o governo injetou R$ 150 milhões na Hemobrás, estatal dedicada à produção de hemoderivados feitos à base do plasma sanguíneo e usados no tratamento de doenças como Aids e câncer. Outros R$ 122,3 milhões foram repassados à Infraero, que administra parte dos aeroportos do país. Houve ainda aportes de R$ 80,7 milhões na Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte) e R$ 2,2 milhões na Ceagesp.

"Verificou-se que os aportes de capital realizados pelo Tesouro Nacional em empresas estatais foram efetivados em montantes significativamente superiores às necessidades de execução física e financeira dos projetos nos respectivos exercícios de referência, considerando o período dos últimos 15 anos. Essa prática resultou na formação de saldos expressivos de caixa e aplicações financeiras que não estavam vinculados à execução imediata dos empreendimentos", afirmou o relatório.

O TCU observou ainda que a ausência de mecanismos eficazes de controle cria incentivos para as empresas adiarem ou desacelerarem a execução dos projetos, o que mantém os recursos em caixa por mais tempo e permite à companhia usufruir das receitas financeiras decorrentes da aplicação do dinheiro.

Os auditores defendem a criação de marcadores contábeis e sistemas de rastreio para permitir o acompanhamento do percurso da verba, desde o aporte realizado pelo Tesouro até sua aplicação final pelas estatais. Dessa forma, o tribunal pretende realizar uma verificação mais precisa do cumprimento da legislação

Segundo os técnicos, o tema será a partir de agora um dos principais focos na análise da situação das estatais, que também deve abordar os riscos de agravamento do déficit dessas empresas. Há uma preocupação crescente diante da manutenção de elevados níveis de investimento e distribuição de dividendos a acionistas.

"Essa combinação tende a pressionar a liquidez operacional das empresas, exigindo maior esforço de caixa para sustentar simultaneamente investimentos e transferências ao governo central, o que reforça a importância de adequada supervisão econômico-financeira", afirmaram os auditores.

Folha de São Paulo

 

 

Preço do petróleo sobe após nova ameaça de Trump, enquanto começam as negociações de paz entre EUA e Irã

 


O preço do petróleo subiu depois que o presidente Donald Trump ameaçou lançar ataques contra o Irã caso o Hezbollah continue atacando Israel, o que gerou preocupações quanto ao andamento das negociações de paz entre Washington e Teerã.

O petróleo do tipo Brent subiu até 2,2% na abertura, para US$ 82,30 o barril, enquanto o West Texas Intermediate ficou próximo de US$ 77. As negociações tiveram um início conturbado na Suíça no domingo, depois que a mídia iraniana noticiou que Teerã havia suspendido as conversas após a mais recente ameaça de Trump, mas fontes a par do assunto afirmaram que as negociações continuavam. O país islâmico acusou Israel de violar um acordo de trégua no Líbano.

A reunião no resort suíço de Bürgenstock está ocorrendo poucos dias após o início de um prazo de 60 dias para as negociações, depois que Trump assinou um memorando de entendimento na semana passada, dando início ao processo de encerramento o conflito. Milhões de barris de petróleo continuaram a fluir pelo Estreito de Ormuz durante o fim de semana, mesmo depois que o Irã alegou ter fechado a via navegável novamente.

Em entrevista à Fox News no domingo, Trump disse ter afirmado diretamente aos líderes iranianos que, se fechassem o Estreito de Ormuz, “vocês nem vão conseguir voltar” para o Irã, usando um palavrão. Uma solução para os combates no Líbano será decisiva para o sucesso das negociações na Suíça, segundo uma autoridade a par das discussões, que pediu para não ser identificada ao discutir informações confidenciais.

A guerra no Oriente Médio interrompeu o abastecimento em uma região responsável por um terço da produção mundial de petróleo. Os contratos futuros de petróleo bruto caíram nas últimas semanas — embora os preços continuem acima dos níveis pré-guerra — depois que refinarias globais encontraram soluções temporárias e à medida que a perspectiva de um fim ao conflito alimentou o otimismo quanto a um rápido retorno à normalidade.

Um acordo de paz, em teoria, liberaria um fluxo intenso de oferta para um mercado onde há menos demanda no momento, especialmente devido à queda nas compras da China, principal importadora. Cerca de 80 milhões de barris de petróleo bruto devem chegar repentinamente ao mercado caso o Estreito de Ormuz seja totalmente reaberto, ameaçando sobrecarregar as refinarias.

Enquanto isso, os produtores do Golfo Pérsico estão se preparando para um aumento na produção, com o Kuwait cancelando avisos anteriores de força maior. A Abu Dhabi National Oil Co. instruiu seus clientes a retomar o carregamento de suprimentos de dentro do Golfo Pérsico, enquanto vendia petróleo bruto à vista em uma série de licitações.

Preços

O Brent para liquidação em agosto estava 1,3% mais alto, a US$ 81,60 o barril, às 6h02 da manhã em Cingapura. O WTI para entrega em agosto subiu 2,3%, para US$ 77,60 o barril.

O Globo

 

 

SERRA CAIADA: 'URGENTE', WhatsApp de Marconi Falcão é hackeado e criminosos tentam aplicar golpe com pedido de dinheiro

 


O WhatsApp de Marconi Falcão foi hackeado, e criminosos passaram a utilizar o número para tentar aplicar golpes em contatos próximos, solicitando transferências em dinheiro sob falsas justificativas.

De acordo com mensagens que circulam, os golpistas se passaram por Marconi e alegaram problemas no aplicativo bancário, pedindo a quantia de R$ 589,00 com a promessa de devolução no dia seguinte. A abordagem, comum em golpes virtuais, busca explorar a confiança e a proximidade entre a vítima e seus contatos.

Marconi Falcão é uma figura conhecida no cenário político local. Filho de Zé Falcão, nome tradicional na política do município, Marconi carrega uma trajetória marcada pela participação ativa nas disputas eleitorais. Ele foi candidato a prefeito na eleição passada e também integrou a chapa de Keka como candidato a vice-prefeito em 2012.

O caso serve de alerta para a população. Especialistas em segurança digital orientam que, diante de qualquer pedido de dinheiro feito por aplicativos de mensagem — mesmo vindo de pessoas conhecidas —, é fundamental confirmar a solicitação por ligação ou outro meio antes de realizar qualquer transferência.

Familiares, amigos e conhecidos de Marconi devem redobrar a atenção e não realizar pagamentos ou compartilhamento de dados pessoais até que a situação seja totalmente normalizada.

Fonte: Juventude 12

O fim do lulopetismo está próximo, após vitórias da direita na América do Sul

 


A vitória de Abelardo De la Espriella na Colômbia neste domingo e de Keiko Fujimori no Peru mostra que o Brasil ainda é o último grande país da América do Sul sufocado pela esquerda.

Mas calma, os ventos da mudança também chegarão ao país nas eleições de outubro.

Lula não terá força, fôlego, idade nem apoio internacional para manter seu projeto de poder.

Conta apenas com alguns ministros do STF que atuam em sintonia com interesses do governo e de banqueiros corruptos. A segurança pública e a guerra contra as facções criminosas pautarão os debates.

O governo Lula está em declínio e a América do Sul caminha para varrer de vez a influência do Foro de São Paulo, organização criminosa criada décadas atrás por Lula e Fidel Castro.

O fim do lulopetismo está cada vez mais próximo.

 

Desde que Trump cortou financiamento da USAID, sete países latino-americanos elegeram presidentes de direita

 


A mudança na política externa dos Estados Unidos durante a administração de Donald Trump, marcada pelo corte de recursos destinados à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), coincidiu com uma sequência de vitórias eleitorais de candidatos alinhados à direita em países da América Latina.

Desde então, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Honduras, Colômbia e Costa Rica passaram a ser governados por líderes que setores da imprensa internacional costumam classificar como representantes da “ultradireita”.

Os presidentes José Antonio Kast, Jaime Paz, Keiko Fujimori, Daniel Noboa, Nasry Asfura, Abelardo De la Espriella e Laura Fernández simbolizam uma mudança no cenário político regional.

O avanço dessas lideranças é um reflexo do desgaste de grupos progressistas que, durante anos, contaram com o apoio de organizações e programas financiados por recursos internacionais.

A sucessão de resultados eleitorais demonstra uma reconfiguração política em curso no continente, com crescimento de pautas conservadoras e de direita em diversos países latino-americanos.

Garis realizam paralisação em seis cidades do RN por piso salarial unificado

  Os trabalhadores da limpeza urbana realizaram uma paralisação nesta segunda-feira (22) em seis cidades do Rio Grande do Norte. A mobilizaç...