A saída do senador Jaques Wagner (PT-BA) da
liderança do governo no Senado dá início à busca do presidente Luiz Inácio Lula
da Silva (PT) por um novo nome para o posto. Parlamentares já especulam opções
nos bastidores.
A avaliação dentro do PT é de que as opções na
bancada estão limitadas. Entre os nove senadores do partido, cinco devem
disputar a reeleição e não poderiam se dedicar à articulação política, enquanto
Paulo Paim (RS) deve deixar a Casa após o término do mandato.
Com isso, as opções disponíveis na bancada seriam
Teresa Leitão (PT-PE), Beto Faro (PT-BA) e Camilo. Dentre os nomes, o
ex-ministro da Educação é considerado aquele com “perfil” para a liderança e
quadro de interlocução direta com Lula.
Camilo Santana teria, contudo, que dividir as
funções na liderança com atribuições na campanha de Lula. O senador vai
coordenar as articulações do presidente no Nordeste, território crucial para a
tentativa de reeleição ao Palácio do Planalto.
A opção imediata seria Teresa Leitão, que é líder do
PT na Casa e avaliada como parlamentar que mantém boa relação com a oposição.
A ideia é que Lula tome uma decisão até a próxima
semana. O cargo de líder do governo no Senado é estratégico para o Executivo
mesmo no fim do mandato.
Isso porque as principais pautas de interesse do
governo e que estão na reta final estão na Casa Alta – especialmente a PEC
(proposta de emenda à Constituição) sobre o fim da escala 6x1. Aprovada pela
Câmara dos Deputados em maio deste ano, a pauta aguarda aval do presidente do
Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para voltar a tramitar no Legislativo.
CNN Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário