domingo, 17 de agosto de 2025

Negócios gastronômicos em Ponta Negra crescem 140% em cinco anos

 


O setor gastronômico de Ponta Negra, um dos bairros mais importantes turisticamente de Natal e do Rio Grande do Norte, está aquecido. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN) apontam que o número de empresas ativas na área gastronômica no bairro saltou de 266 em 2020 para 639 em 2025, o que representa um aumento de 140%. Entre 2021 e 2025, por exemplo, foram abertas 123 empresas no bairro. Dados da Junta Comercial do RN (Jucern) apontam também que Ponta Negra está no top-3 dos bairros com mais empresas ativas, com restaurantes e similares sendo a segunda maior atividade explorada na área. Nas principais ruas e avenidas do bairro, novas marcas e ideias têm surgido, apostando no charme e na força turística da região. Empresários já estabelecidos também aproveitam o momento para reinvestir e expandir seus negócios.

Segundo dados da Jucern, entre 2020 e 2025 (até agosto), o saldo entre aberturas e fechamentos foi de 124 empresas no segmento de restaurantes e similares, e de 78 entre lanchonetes, casas de chá, de sucos e estabelecimentos semelhantes. O crescimento dos empreendimentos de alimentação no bairro está ligado a uma série de fatores, como o investimento do Poder Público na reforma de avenidas e espaços públicos, bem como à retomada de investimentos pós-pandemia. As obras de alargamento na faixa de areia da praia também são vistas como fatores que impulsionaram o desenvolvimento.

Segundo fontes do setor de alimentação, cada empreendimento tem um investimento médio da ordem de R$ 500 mil apenas para abrir as portas, o que contribui com a geração de emprego e renda no bairro. Há casos, no entanto, de investimentos mais maciços, atingindo a casa dos milhões de reais.

“Já é uma região turística, um bairro vivo. As pessoas quando abrem seus negócios buscam bairros onde existe vida, onde existem pessoas que andem pelas ruas. Isso está atrelado à segurança. Existe essa sensação em Ponta Negra, porque o Poder Público tem colocado postos de polícia. Isso traz segurança, faz com que o morador acabe andando, consumindo; o turista também impulsiona essa sensação e isso acaba atraindo a curiosidade e a vontade dos empresários de abrirem os negócios nessas regiões”, explica Thiago Haddad, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN (Abrasel). Ele aponta ainda que há desafios para os empreendedores, como os altos alugueis, a valorização e o IPTU na região.

Para George Costa, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomercio-RN), o ritmo acelerado dos investimentos em gastronomia está ligado às obras de infraestrutura feitas no bairro. “A obra da Av. Praia de Ponta Negra fez com que os empresários que estavam previstos de fazer investimentos gastronômicos se vissem numa oportunidade grande. Houve o movimento da retomada econômica do turismo, mas a forma acelerada como foi, se dá também pelas obras de infraestrutura”, cita.

Segundo dados do Sebrae, os investidores do setor gastronômico em Ponta Negra têm uma média de idade de 44 anos, com presença feminina e masculina equilibrada, com destaque para faixa etária entre 30 e 39 anos. Há ainda a presença de empresários estrangeiros, com registro de 46 empreendedores de outros países.

“O setor de alimentação fora do lar vem se consolidando como um dos pilares da economia natalense, com crescimento acelerado em Ponta Negra, hoje um dos polos mais vibrantes da gastronomia potiguar. Apesar dos desafios enfrentados em anos anteriores, como inflação dos insumos, redução do consumo e sazonalidade do turismo, os empreendimentos locais demonstram resiliência e capacidade de geração de empregos”, afirma Thales Medeiros, gerente da Agência Sebrae Grande Natal.

Setor imobiliário

O impulsionamento da economia do bairro também é visto com bons olhos pelo setor imobiliário, segundo avaliação de Renato Gomes Netto, presidente do Sindicato da Habitação do RN (Secovi-RN). “Temos uma percepção em cima de procura por novas operações de imóveis, principalmente nessa área gastronômica, mas não só nela, que é vista a olhos nus”, afirma o presidente.

“Depois da requalificação feita naquela área do polo gastronômico às margens da Roberto Freire, mas passando à frente, na região da pracinha, seguindo pela Rota do Sol, é perceptível a procura não só por pessoas que querem abrir, mas por investidores que buscam adquirir imóveis para construir e alugar para o setor alimentício. Há surgimento de rooftoops em alguns prédios também”, acrescenta.

Polo gastronômico com diversas opções

Uma das mudanças perceptíveis no bairro foi a requalificação da Av. Praia de Ponta Negra, com um investimento de R$ 6,3 milhões. A avenida contou com uma reforma de 15 mil metros quadrados de calçadas requalificadas, garantindo acessibilidade universal, e 4,5 mil metros quadrados de cruzamentos elevados, que priorizam a segurança dos pedestres e a organização do trânsito. A via também conta com um sistema de drenagem, iluminação em LED e 1,6 km de ciclovia.

O local é considerado polo gastronômico de Ponta Negra, inclusive, com legislação aprovada na Câmara Municipal e sancionada pela Prefeitura do Natal. Na época das festas de fim de ano, o local também ganha iluminação e cenografia específica.

“Quando vim pra cá, só tínhamos nós e uma pizzaria. Vimos que essa rua, apesar de ser larga, era subutilizada. Vimos em vários bairros do mundo que exploram polos gastronômicos que quanto mais estabelecimentos, mais atratividade”, afirma Paulo , proprietário do restaurante Fogo e Chama.

“Esse polo ajudou e nos proporcionou a fazermos festivais por aqui. Temos as festas de fim de ano, com programações; temos no Carnaval um projeto para isso, e o São João. Então são eventos para dar atratividade. Faltava um local para o turista e para o natalense andarem a pé, confortavelmente, com segurança e iluminação. É um local para a família vir”, acrescenta.

Em uma visita ao local, é possível perceber estabelecimentos dos mais diversos perfis: restaurantes com características distintas, bares, pizzarias, hamburguerias, padarias, casas de comida oriental, sorveterias, entre outras opções.

Entre os novos estabelecimentos está a gelateria Originale, da empreendedora Janaína Pereira, 43 anos. Atuando no ramo desde 2001 e antes com lojas em shoppings, a empresária cita que resolveu “voltar às origens” em Ponta Negra após perceber as modificações e melhorias sendo feitas no polo gastronômico. Ela abriu o negócio em maio deste ano junto com uma sócia e divide os custos com uma doceria que funciona no mesmo espaço.

“Temos clientes fixos que vieram do shopping para cá, mas estamos abrangendo muito turista. Pessoas de todo o Brasil. O público é bem diversificado. Espero que o público melhore na alta estação. O investimento que fizemos já está valendo a pena”, cita.

  • Alta no faturamento e ampliação de investimentos

Aumento de faturamento, percepção positiva do turista e inclusão da população natalense na dinâmica do bairro. A chegada de novos investimentos em Ponta Negra tem gerado aumento de faturamento e inspirado novos empreendedores a recalcularem suas rotas.

O proprietário da padaria Pão & Companhia, José de Anchieta, conta que sentiu a necessidade de investir e remodelar sua padaria em virtude das modificações e reformas sentidas no bairro. Ele criou um deque e repaginou a loja, num investimento de mais de R$ 150 mil.

“Nesses últimos anos cresceu muito o setor de gastronomia. O primeiro imóvel residencial a ser transformado em comercial foi o nosso, há 20 anos. De lá para cá, está cheio. Virou um corredor gastronômico. Vem sendo bom. Recentemente a prefeitura fez a parte de urbanização da avenida, com iluminação, asfalto, estacionamento; melhorou bastante. O faturamento vem aumentando ano a ano. Estamos investindo também, acompanhando esse desenvolvimento e crescimento. Naturalmente, o resultado vem”, cita.

Para Clara Bezerra, sócia-proprietária do Camarões, que possui duas unidades no bairro há 36 anos, Ponta Negra tem se consolidado cada vez mais como destino turístico da cidade de Natal com os recentes investimentos. “Ficamos felizes, porque acreditamos na força de um polo mais forte. Quanto mais boas operações, bons restaurantes, bares e hotéis, tudo isso acrescenta para o natalense e para o turista. O polo se fortalecendo, todo mundo ganha com essas forças reunidas”, declara.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nordeste lidera ranking de pontos de exploração sexual infantil, aponta levantamento

  Dados atualizados do Projeto Mapear mostram que o número de pontos de exploração sexual infantil no país teve um aumento de 83% no biênio ...