Os posts do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
(PT) em seus perfis nas redes sociais tiveram, em média, 47.793 interações,
segundo dados coletados de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2025. O petista
ocupa a 5ª posição no ranking de engajamento dos possíveis presidenciáveis para
2026.
Os dados são de um levantamento realizado pela
Bites, empresa de análise de dados, a pedido do Poder360. Foram consideradas
publicações feitas no Instagram, Facebook e X.
O engajamento do petista é quase 6 vezes menor que o
da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (271.181). Além da ex-primeira-dama, que
lidera a lista, Lula também fica atrás do cantor Gusttavo Lima (106.541), que
já manifestou interesse em disputar o Planalto em 2026, do ex-presidente Jair
Bolsonaro (84.215) e do ex-coach Pablo Marçal (49.729).
O petista tentou revitalizar suas redes ao trazer o
marqueteiro Sidônio Palmeira para o comando da Secom (Secretaria de Comunicação
Social), com a missão de recuperar sua popularidade. Mesmo depois dele assumir
o cargo, em 14 de janeiro, há um abismo digital entre Lula e seus adversários.
MUDANÇA DE ESTRATÉGIA
No período analisado, Lula fez 289 posts, muitos já
sob a coordenação de Sidônio. Desde então, tem tentado adotar um tom mais
descontraído nas publicações.
Um exemplo claro é um vídeo da entrega de casas do
programa Minha Casa, Minha Vida, publicado em 23 de janeiro, que adota a
linguagem “POV”, popular na internet.
O termo significa “point of view” (ponto de vista,
em português). A expressão é usada por internautas, especialmente pelo público
jovem, para mostrar a perspectiva de alguém sobre algo. No vídeo, apresenta-se
o ponto de vista das pessoas beneficiadas pelo programa.
AUMENTO DE INTERAÇÕES
Em comparação com o ano passado, as mudanças
trouxeram um retorno positivo. O petista saltou de uma média de 29.589
interações no acumulado de 2024 para 47.793 no início deste ano.
No ano passado, Lula também ficou na 5ª posição.
Estava atrás de Bolsonaro (73.915) e Marçal (70.907). Também ficou atrás de
Tarcísio de Freitas (33.335), apontado –embora negue– como um possível
candidato da direita em 2026.
Esquerda não engaja
Lula não é o único governista com desempenho fraco
nas redes. Todos os nomes testados nas pesquisas de intenção de voto como
possíveis substitutos do presidente nas eleições de 2026 atraem pouca atenção
dos internautas.
Quando avaliados os dados deste ano, o engajamento
médio somado dos perfis de Fernando Haddad (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Camilo
Santana (PT), Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e
Helder Barbalho (MDB) é de 49.886 interações por post, número inferior ao de
Bolsonaro sozinho.
Os dados refletem as pesquisas eleitorais: Lula não
conseguiu construir um sucessor e sua popularidade está em queda. Por outro
lado, a direita, mesmo com Bolsonaro inelegível, mantém nomes competitivos.
O levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado na 3ª
feira (18.fev.2025), indica que, caso estivesse elegível, Bolsonaro venceria
Lula em um eventual segundo turno, se as eleições fossem hoje. Em um cenário
apenas com os 2 candidatos, Bolsonaro aparece com 45,1% das intenções de voto,
enquanto Lula soma 40,2%.
Também aparece tecnicamente empatado com Michelle e
com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Poder 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário