Várias pessoas inscritas no programa Bolsa Família
formaram longas filas nas unidades de atendimento do Cadastro Único em Natal, na
manhã desta sexta-feira (31), após terem o benefício bloqueado.
É o caso do estudante Édipo Felipe, que chegou às 6h
da manhã à unidade do bairro Panatis, na Zona Norte de Natal, mas não conseguiu
uma das 26 fichas para atendimento que foram distribuídas.
"Eu não esperava, porque não teve nenhum aviso,
não teve nada concreto dizendo que a gente ia ser bloqueado. A gente foi pego
despreparado e está nesse desespero", afirmou.
De acordo com ele, pessoas que não estavam na fila
pegaram ficha. Mesmo sem conseguir garantia do atendimento, ele decidiu
permanecer no local para saber se conseguiria atendimento à tarde.
"Não sei o que fazer, estou esperando para
saber se vou ser atendido na parte da tarde. Chegamos às 6h e não sabemos a que
horas vamos sair daqui", relatou.
A dona de casa Maria de Fátima afirmou que tinha
procurado atendimento em fevereiro, pensando que o cadastro estava atrasado,
porém os atendentes informaram que o novo cadastro dela só seria necessário em
2024. "Ontem fui receber meu dinheiro e estava suspenso. Não recebi",
relatou.
Famílias unipessoais
Segundo Andréia Melo, chefe do CadÚnico em Natal, a
fila se formou por causa de um bloqueio antecipado do benefício para famílias
unipessoais - aquelas pessoas que moram sozinhas.
"No ano passado houve um 'boom' de famílias
unipessoais, de pessoas que declaram que moram sozinhas. E o governo federal,
para tentar verificar essa situação, resolveu fazer um bloqueio para incentivar
as pessoas a virem atualizar e conscientizá-las que é um benefício por família,
por casa, e não por pessoa. Mas esse bloqueio agora foi equivocado, já está
sendo revertido e as pessoas já estão recebendo. Porém, elas precisam de fato
vir atualizar para que não haja um bloqueio futuro, em abril", afirmou.
De acordo com ela, Natal atualmente tem cerca de 20
mil cadastradas no programa como famílias unipessoais. O município não informou
quantos estão com benefício bloqueado.
Ainda de acordo Andréia Melo, as pessoas que já
tiveram o benefício desbloqueado podem sacar o auxílio e procurar as unidades
unidades do CadÚnico ou um dos 12 centros de referência de assistência social
(Cras) para agendar o recadastramento.
Os atendimentos ocorrem das 8h às 17h. Ainda de
acordo com ela, é importante levar documentos originais: RG, CPF, carteira de
trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e certidão de nascimento
ou casamento. No caso dos menores de idade, também é necessário apresentar a
declaração escolar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário