“Por que não ensinar o aluno a estudar?” e “Como
fazer com que o meu aluno seja o melhor aluno?” Foram as perguntas que o então
professor de aulas particulares Victor Cornetta fazia para si mesmo ao perceber
que, quando um aluno ou pai o buscava para reparar problemas de desempenho
escolar, estava resolvendo um problema e não sua causa. Hoje, Engenheiro Civil
formado pela UFRN e Swansea University, Victor traz para o mercado educacional
potiguar um empreendimento inovador no ramo, a Kaizen Mentoria Educacional, que
atua de um jeito diferente de um cursinho ou professor particular, mas com um
método de estudos personalizado que não ensina só uma matéria, mas uma
estratégia de estudos para toda a vida.
“O aluno geralmente dedica 50 horas semanais ao
estudo, a ideia é fazer com que 4h semanais de mentoria possam otimizar todas
as outras, tentamos transformar o jeito que o aluno aprende. Na prática a gente
melhora a rotina do aluno através da construção de metas semanais de maneira
conjunta, ao mesmo tempo em que debatemos juntos o conteúdo passado no colégio
aplicado a realidade, e assim, deixando de lado o jeito engessado de ensinar,
conseguimos fazer o aluno aprender”, explica Cornetta, que também é
especialista em Tendências Educacionais pela PUC-RS.
A mentoria educacional visa transformar o aluno em
um estudante com autonomia, que não dependa de um professor ou mentor sempre
com ele para obter resultados satisfatórios. A Kaizen realiza um acompanhamento
das disciplinas escolares, utilizando ferramentas e promovendo organização para
um estudo eficiente, tirando bloqueios, desenvolvendo competências e fazendo
com que se perceba o valor do aprendizado. É comum o estudante ouvir que
precisa estudar. Mas, sem receber explicação de como estudar e por quanto
tempo.
Desde 2019, quando a ideia da Kaizen saiu do papel e
começou a funcionar, a empresa vem colecionando resultados importantes e
conquistas para os alunos que escolhem aprender com o método da empresa
potiguar. São desde melhorias escolares, crescimento da autoconfiança e
aprovações em cursos universitários como Medicina, Direito e Engenharias nas
melhores universidades, mesmo com uma mentoria de apenas quatro horas semanais.
Para Victor, é importante garantir que os alunos
consigam chegar onde querem, mas sem exaustão e garantindo a qualidade de vida.
“É comum que os alunos se sintam inseguros e ansiosos no período escolar,
principalmente em períodos críticos como o ano de Pré Enem, já os nossos alunos
reportam a diminuição dessa ansiedade pré-prova, pois o que a gente faz é
deixar claro o que ele precisa fazer para estar pronto, já que uma das
possíveis causas desse sentimento é a incerteza do ‘será que vou me sair bem?’.
O que fazemos é garantir que o aluno estude com qualidade e se sinta seguro, claro,
sem que ele perca a vida pessoal, buscamos melhorar o rendimento de uma forma
não exaustiva”, conta Victor.
Pandemia trouxe maior aceitação de aulas
virtuais e escancarou problemas educacionais
A pandemia de Covid-19 suspendeu aulas presenciais
por quase dois anos no Brasil e trouxe problemas de rendimento em diversos
alunos. Para Victor, isso mostrou como é essencial ter um acompanhamento para
além da escola. “No sentido empresarial, a pandemia fez com que nosso serviço
fosse tido como algo importante para o aluno, isso fez a Kaizen crescer
bastante em volume de alunos e mentores. Além disso, as pessoas têm hoje mais
aceitação das aulas remotas, principalmente sendo uma aula didática, personalizada,
com aluno e mentor ou em pequenos grupos”, relatou o diretor executivo da
empresa, Victor Cornetta.
Para o diretor de finanças da Kaizen e sócio de
Victor, o engenheiro civil Gustavo Peralba, o empreendimento só tem a crescer
tanto no Rio Grande do Norte quanto no Nordeste. “Estamos constantemente nos
perguntando como podemos fazer melhor e é exatamente isso que Kaizen significa:
melhoria contínua. Queremos sempre melhorar, fazer a empresa expandir e para
isso é preciso saber aproveitar os pontos positivos do lugar em que estamos, o
RN tem um investimento considerável em educação e já tem um mercado muito
grande, mas como nosso serviço é específico, de qualidade e que gera
resultados, é um empreendimento com muito potencial no mercado potiguar e
também para expansão em outros estados”, afirma Peralba.
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