sábado, 23 de abril de 2022

Com olhar inovador, potiguar cria método de ensino inédito para melhorar desempenho

 


“Por que não ensinar o aluno a estudar?” e “Como fazer com que o meu aluno seja o melhor aluno?” Foram as perguntas que o então professor de aulas particulares Victor Cornetta fazia para si mesmo ao perceber que, quando um aluno ou pai o buscava para reparar problemas de desempenho escolar, estava resolvendo um problema e não sua causa. Hoje, Engenheiro Civil formado pela UFRN e Swansea University, Victor traz para o mercado educacional potiguar um empreendimento inovador no ramo, a Kaizen Mentoria Educacional, que atua de um jeito diferente de um cursinho ou professor particular, mas com um método de estudos personalizado que não ensina só uma matéria, mas uma estratégia de estudos para toda a vida.

“O aluno geralmente dedica 50 horas semanais ao estudo, a ideia é fazer com que 4h semanais de mentoria possam otimizar todas as outras, tentamos transformar o jeito que o aluno aprende. Na prática a gente melhora a rotina do aluno através da construção de metas semanais de maneira conjunta, ao mesmo tempo em que debatemos juntos o conteúdo passado no colégio aplicado a realidade, e assim, deixando de lado o jeito engessado de ensinar, conseguimos fazer o aluno aprender”, explica Cornetta, que também é especialista em Tendências Educacionais pela PUC-RS.

A mentoria educacional visa transformar o aluno em um estudante com autonomia, que não dependa de um professor ou mentor sempre com ele para obter resultados satisfatórios. A Kaizen realiza um acompanhamento das disciplinas escolares, utilizando ferramentas e promovendo organização para um estudo eficiente, tirando bloqueios, desenvolvendo competências e fazendo com que se perceba o valor do aprendizado. É comum o estudante ouvir que precisa estudar. Mas, sem receber explicação de como estudar e por quanto tempo.

Desde 2019, quando a ideia da Kaizen saiu do papel e começou a funcionar, a empresa vem colecionando resultados importantes e conquistas para os alunos que escolhem aprender com o método da empresa potiguar. São desde melhorias escolares, crescimento da autoconfiança e aprovações em cursos universitários como Medicina, Direito e Engenharias nas melhores universidades, mesmo com uma mentoria de apenas quatro horas semanais.

Para Victor, é importante garantir que os alunos consigam chegar onde querem, mas sem exaustão e garantindo a qualidade de vida. “É comum que os alunos se sintam inseguros e ansiosos no período escolar, principalmente em períodos críticos como o ano de Pré Enem, já os nossos alunos reportam a diminuição dessa ansiedade pré-prova, pois o que a gente faz é deixar claro o que ele precisa fazer para estar pronto, já que uma das possíveis causas desse sentimento é a incerteza do ‘será que vou me sair bem?’. O que fazemos é garantir que o aluno estude com qualidade e se sinta seguro, claro, sem que ele perca a vida pessoal, buscamos melhorar o rendimento de uma forma não exaustiva”, conta Victor.

Pandemia trouxe maior aceitação de aulas virtuais e escancarou problemas educacionais

A pandemia de Covid-19 suspendeu aulas presenciais por quase dois anos no Brasil e trouxe problemas de rendimento em diversos alunos. Para Victor, isso mostrou como é essencial ter um acompanhamento para além da escola. “No sentido empresarial, a pandemia fez com que nosso serviço fosse tido como algo importante para o aluno, isso fez a Kaizen crescer bastante em volume de alunos e mentores. Além disso, as pessoas têm hoje mais aceitação das aulas remotas, principalmente sendo uma aula didática, personalizada, com aluno e mentor ou em pequenos grupos”, relatou o diretor executivo da empresa, Victor Cornetta.

Para o diretor de finanças da Kaizen e sócio de Victor, o engenheiro civil Gustavo Peralba, o empreendimento só tem a crescer tanto no Rio Grande do Norte quanto no Nordeste. “Estamos constantemente nos perguntando como podemos fazer melhor e é exatamente isso que Kaizen significa: melhoria contínua. Queremos sempre melhorar, fazer a empresa expandir e para isso é preciso saber aproveitar os pontos positivos do lugar em que estamos, o RN tem um investimento considerável em educação e já tem um mercado muito grande, mas como nosso serviço é específico, de qualidade e que gera resultados, é um empreendimento com muito potencial no mercado potiguar e também para expansão em outros estados”, afirma Peralba.

 

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