sábado, 2 de junho de 2018

Técnicos de Radiologia do Hospital Giselda Trigueiro entram em greve


Técnicos e auxiliares do setor de Radiologia do Hospital Giselda Trigueiro entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (01). De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde (SindSaúde-RN), a decisão foi tomada em assembleia realizada na última segunda-feira (28). O Giselda Trigueiro fica no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal, e é o principal hospital público de doenças infecto-contagiosas e toxicológicas do Rio Grande do Norte.

Desde abril, os técnicos e auxiliares estão trabalhando sem o dosímetro, equipamento de proteção essencial para a atividade. Segundo os trabalhadores do setor, o problema é recorrente e ocorre em todo Estado. Em 2017 foram 6 meses sem o dosímetro, segundo a categoria.

A reportagem do OP9 tentou contato com a Secretaria Estadual de Saúde sobre a falta do equipamento no hospital, mas até a conclusão da matéria não obteve retorno.

O que é o dosímetro

O dosímetro individual é um dispositivo que coleta os índices de exposição à radiação durante um mês de trabalho, na unidade. Após o período, o dosímetro é enviado para um laboratório, que examina os dados e apresenta um relatório. Com o documento em mãos, os profissionais do setor podem analisar os níveis de radiação a qual foram expostos e verificar se existe algum risco à saúde. Sem o dosímetro, os trabalhadores podem correr risco de contaminação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÃO BENTO DO TRAIRI - Pré-candidato a prefeito Edinho, recebe troféu DESTAQUE NACIONAL em Brasília/DF

  O Pré-candidato a Prefeito de São Bento do Trairi/RN, vereador Edinho, recebeu na noite desta quinta-feira (25/04/24)  O TROFÉU DE DESTAQU...