sábado, 18 de junho de 2022

TANGARAENSES - Baixaria presidencial

 


Foi lamentável a postura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante sua passagem por Natal no feriado de Corpus Christi. Errou feio o ex-presidente da República ao se dirigir ao ex-ministro Rogério Marinho como “baixinho” e “desgraçado”. O AGORA RN repudia com veemência a fala do petista.

Lula foi infeliz do início ao fim. O primeiro erro do ex-presidente foi ter dito isso em solo potiguar, dentro da casa do próprio Rogério. Como alguém vem à nossa casa e ofende dessa forma um conterrâneo? Lula foi, no mínimo, deselegante.

Além disso, erra o petista ao se dirigir a Rogério Marinho fazendo um ataque pessoal. Em vez de dedicar sua crítica à capacidade administrativa do ex-ministro, Lula preferiu falar do atributo físico do adversário. Crítica nesse tom não interessa a ninguém. Este AGORA RN repudiaria se alguém, do mesmo modo, chamasse Lula de “desalmado” ou “gordinho”.

Lula, que comumente critica o discurso de ódio levantado pelo bolsonarismo, dá um péssimo exemplo com o tipo de fala que proferiu durante discurso na Arena das Dunas. Deu aula de como não ser civilizado, cidadão e humano. Em vez de enriquecer o debate, como propõe, o rebaixa para um nível abaixo do esgoto.

O ex-presidente também não foi honesto nas críticas a Rogério no que diz respeito às obras da transposição. Se foram os governos do PT que executaram a maior parte das obras, também não é possível negar que foi a atual administração que finalizou ramais e fez, de fato, a água chegar nas comunidades. Cada um no seu cada qual, com parcelas diferentes de responsabilidade, fizeram com que o projeto – gestado ainda na época do Império – saísse do papel.

E foi Rogério, com sua gestão à frente do Ministério do Desenvolvimento Regional, que efetivou a chegada das águas do São Francisco ao Rio Grande do Norte, sem desconsiderar o avanço do projeto nas gestões de Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer.

Por uma questão de coletividade e representatividade, o potiguar deveria estar indignado com as ofensas de Lula a Rogério Marinho. Abstraindo das divergências políticas, Rogério Marinho é potiguar e trabalha, ao seu modo, em favor do Estado. Ex-ministro, ex-deputado e ex-secretário, Rogério tem no seu histórico, aliás, mais serviços prestados ao Rio Grande do Norte do que o próprio Lula.

A classe política do Estado deveria estar unida em solidariedade a Rogério. Em outros estados, diferenças políticas ficam para trás quando o interesse é do estado. O potiguar deveria prezar mais pelos seus representantes e defendê-los de ataques externos, especialmente aqueles injustos e pessoais, que depõem sobre o nosso próprio povo.

De maneira inteligente, o marketing de Rogério já começa a usar o termo “baixinho” ao seu favor. É… Além de ter sido grosseiro, Lula pode ter dado um tiro no pé.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VÍDEO - Chuva alaga prédio da Semtas que guardava cestas básicas e mantimentos em Natal

  O prédio que abriga o  Departamento de Segurança Alimentar  da Prefeitura do Natal ficou alagado nesta segunda-feira (29) em meio às forte...