segunda-feira, 21 de maio de 2018

Partidos ainda esperam decisão de Capitão Styvenson sobre candidatura




Agora RN

A visita do pré-candidato à Presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) a Natal na última semana evidenciou não só a onda de popularidade dos militares entre os eleitores, mas também reacendeu outra ideia entre aqueles que tem mais afinidade com candidaturas de “fardados”: a possibilidade de o capitão da Polícia Militar Styvenson Valentim disputar algum cargo eletivo neste ano. O detalhe é que, como o prazo de filiação de militares da ativa é diferente, Styvenson ainda pode ser candidato no pleito deste ano, mesmo estando atualmente sem filiação partidária. Por isso, claro, não são poucas as siglas que negociam lançar o nome do policial como candidato.

Entre as agremiações que estariam aguardando uma decisão do capitão para definir seu rumo político, ao menos duas já seriam bem conhecidas no Rio Grande do Norte: o Solidariedade, do deputado estadual Kelps Lima, e o próprio PSL, de Jair Bolsonaro. No caso do SD, o partido tem sustentado a pré-candidatura de Kelps ao Governo, mas há quem afirme lá dentro que o desejo é mesmo ter capitão Styvenson como candidato ao Executivo, fato que permitiria a reeleição de Kelps na Assembleia e fortaleceria os demais nomes do partido.

No PSL, vários militares são pré-candidatos, como o coronel André Azevedo, ex-comandante da Polícia Militar do RN. O partido, porém, tem mantido um espaço na pré-candidatura ao Governo e afirma que ainda não tomou sua decisão sobre qual caminho seguir: se vai lançar candidatura própria ou se apoiará algum nome dentre os ofertados atualmente.

Oficialmente, Styvenson não fala sobre candidatura, mas admite que tem sido pressionado para entrar para a vida política. “Até minha mãe pergunta se não vou virar político”, disse ele recentemente, em entrevista. Para se ter uma ideia da popularidade do capitão da PM, o vídeo do pronunciamento dele na Câmara Municipal de Natal, falando sobre a melhoria do aprendizado na escola estadual Maria Ilka, no Bom Pastor, após a intervenção (ocupação) dele, teve mais de 15 mil compartilhamentos no Facebook. No Instagram, outras postagens do militar chegam, facilmente, a mais de 10 mil visualizações e curtidas.

É importante esclarecer que essa situação em aberto é consequência do fato de o prazo ser diferenciado para militares da ativa, que só precisam estar filiados quando assumir os cargos eletivos. Para concorrer, bastam a eles ter a candidatura lançada por algum partido, mesmo que ele não seja filiado a ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÃO BENTO DO TRAIRI - Pré-candidato a prefeito Edinho, recebe troféu DESTAQUE NACIONAL em Brasília/DF

  O Pré-candidato a Prefeito de São Bento do Trairi/RN, vereador Edinho, recebeu na noite desta quinta-feira (25/04/24)  O TROFÉU DE DESTAQU...