A Aneel manteve a bandeira tarifária amarela para as
contas de luz no mês de julho. Com isso, os consumidores continuarão pagando um
acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Segundo a agência, a medida ocorre devido ao período
de seca, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e exige maior uso
de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias indica, mês a mês,
o custo da geração de energia no país. Na bandeira verde, não há cobrança
extra; na amarela, há um acréscimo moderado; e nas bandeiras vermelhas
(patamares 1 e 2), a cobrança adicional é maior, conforme aumenta o custo de
geração.
A Aneel também orienta os consumidores a adotarem
hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e reduzir o valor da
conta de luz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário