Sete páginas anônimas no Facebook e no Instagram
gastaram mais de R$ 1,1 milhão em apenas dois meses para impulsionar conteúdos
contra o senador Flávio Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de
Freitas, segundo levantamento do jornal O Globo. As publicações coincidiram com
a divulgação de notícias envolvendo Flávio Bolsonaro e o Banco Master e com
pesquisas eleitorais sobre a disputa presidencial.
De acordo com o levantamento, os perfis adotaram uma
estratégia para dificultar a identificação pelas plataformas: impulsionaram
centenas de anúncios com pequenos valores e utilizaram legendas genéricas, sem
relação direta com o conteúdo político. As páginas, que tinham poucos
seguidores e não identificavam seus responsáveis, também apresentavam
características semelhantes, indicando possível atuação coordenada.
Ainda segundo O Globo, algumas dessas páginas
chegaram a investir mais de R$ 300 mil em anúncios, apesar de terem menos de
400 seguidores. Entre 17 e 23 de junho, os perfis desembolsaram R$ 135 mil em
impulsionamento na Meta, ficando atrás apenas do governo federal no período.
Após saírem do ar, foram substituídos por novos perfis com características
semelhantes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário