O senador Jaques Wagner (PT-BA) deve anunciar nos
próximos dias seu afastamento da liderança do governo no Senado após ser alvo
da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. Uma conversa entre o
parlamentar e o presidente Lula está prevista para ocorrer nesta semana. A
informação é do blog da jornalista Tainá Falcão, da CNN Brasil.
Wagner foi convencido por aliados próximos na Bahia
de que sua permanência no cargo poderia ampliar o desgaste político para ele e
para o governo, especialmente diante da repercussão das investigações.
A expectativa é que o senador informe a Lula que
deixará a liderança para se dedicar à própria defesa. Nos bastidores do
Planalto, interlocutores afirmam que o presidente acompanha de perto o caso e
foi informado de que Wagner já reconheceu a necessidade de se afastar da
função.
Auxiliares do governo avaliam que a situação se
agravou após a divulgação de imagens de dinheiro apreendido pela PF e das
suspeitas envolvendo um apartamento de alto padrão em Salvador. Integrantes do
entorno presidencial relatam que Wagner havia garantido anteriormente a Lula
que não existiam elementos que justificassem uma operação contra ele.
Jaques Wagner nega qualquer irregularidade. O
senador afirma que o imóvel citado nunca integrou seu patrimônio e sustenta que
os valores apreendidos são provenientes de diárias recebidas em missões oficiais
no exterior. Ele também declarou que colaborará com as investigações.

Nenhum comentário:
Postar um comentário