Os consumidores natalenses terão a oportunidade de
negociar e quitar débitos com descontos que podem chegar a 90%. A iniciativa,
chamada Feirão de Renegociação de Dívidas, é promovida pelo Instituto Municipal
de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon) em parceria com a Câmara
Municipal de Natal (CMN), e será realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro.
O feirão reune empresas de diversos setores, incluindo
operadoras de telefonia e instituições financeiras, como Claro, Vivo, TIM,
Itaú, Banco do Brasil e Agibank. Além dessas empresas, também participam da
ação instituições como Neoenergia, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN),
entre outras entidades.
O Feirão busca facilitar a regularização de débitos,
garantindo descontos e ajudando os consumidores a organizarem sua vida
financeira antes das festas de fim de ano. A diretora-geral do Procon Natal,
Dina Perez, explica a escolha da data: “Nós pensamos nessa data porque o
trabalhador já recebeu a primeira parcela do décimo. E, nas condições
especiais, o trabalhador pode escolher que o primeiro pagamento seja feito logo
após a segunda parcela”, conta.
A diretora enfatiza que a ação cumpre o compromisso
do órgão em colocar em prática a Lei Municipal de Combate ao
Superendividamento, de autoria do vereador Kleber Fernandes e aprovada em 2019
pela Câmara Municipal. “A lei já existe, então nós estamos colocando ela em
prática a favor do consumidor, para que consigam renegociar suas dívidas de uma
vez por todas e sair do vermelho”, afirma a diretora.
A primeira edição anual, realizada em março, recebeu
mais de mil pessoas. “Fizemos acordos com 80% e até 90% de desconto. Nós
queremos que esse feirão tenha ainda mais sucesso do que o primeiro e também
atinja esses resultados”, compartilha Dina Perez, que afirma esperar um público
ainda maior e alcançar os descontos necessários para que os consumidores
comecem o ano sem dívidas.
A diretora reforça a abrangência do feirão: “É um
feirão para que o consumidor possa renegociar suas dívidas relativas à relação
de consumo. Temos aqui diversas empresas como instituições financeiras,
concessionárias de energia, Caern, operadoras de celular, que estão aqui
presencialmente para atender o consumidor e fazer uma negociação adequada e
garantir que o consumidor possa pagar e retirar o nome do vermelho”, ressaltou
Dina Perez.
Ela destacou ainda que o Procon se preparou para
atender aos natalenses de forma eficiente e rápida durante a ação: “Nós nos
preparamos com muita atenção e carinho. Temos uma equipe preparada que realizou
reuniões com todos os fornecedores de serviço para que pudessem melhor atender
o consumidor na intenção de fazer com que ele quite a dívida”.
Kaisa de Oliveira, 48 anos, autônoma, participa do
Feirão de Renegociação de Dívidas pela primeira vez. Ela busca quitar seus
débitos até o final do ano. “Estou tentando quitar duas dívidas muito antigas,
uma de cartão de crédito e outra com a Cosern”, conta. “Quero sair zerada, para
começar o ano bem”, diz autónoma.
O Feirão acontece entre os dias 8 e 12 de dezembro,
das 8h às 14h, na sede do Procon Natal, localizada na Rua Ulisses Caldas, 181,
Cidade Alta.
Os atendimentos são realizados por ordem de chegada.
Os interessados em participar devem comparecer portando documento oficial com
foto e algum registro que tenha relação com a dívida em questão. Caso o
consumidor não possua o registro, a equipe do Procon está apta para entrar em
contato com os fornecedores de serviço e providenciar as documentações
necessárias.

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