Apontado pela Polícia Federal (PF) como principal
operador da farra dos descontos indevidos sobre aposentadorias, o lobista
Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS (foto em
destaque), montou nova empresa de call center para atuar com crédito consignado
destinado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social.
O novo negócio vai funcionar no mesmo local, em
Brasília, em que ele mantinha as empresas de call center Truetrust e Callvox,
usadas no esquema bilionário de fraudes em mensalidades associativas, revelado
pelo Metrópoles. Como já mostrou a reportagem, quebras de sigilo feitas pela PF
apontaram conexões entre entidades envolvidas na farra dos descontos e empresas
que operam empréstimos consignados.
No último dia 30 de maio, os funcionários da
Truetrust e da Callvox foram demitidos. Em seu lugar, o Careca do INSS montou a
empresa Amigo Center S/A juntamente com seu filho, Romeu Carvalho Antunes, que
também é investigado pela PF. O novo call center foi registrado na Receita
Federal em 31 de março, antes da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril,
mas está contratando novos operadores agora.
O e-mail de registro da nova empresa está em nome de
Milton Salvador de Almeida Junior. Ele é sócio do Careca do INSS e de seu filho
na empresa Brasília Consultoria e na Callvox. Segundo a PF, as firmas do
lobista receberam R$ 53,5 milhões de entidades envolvidas nas fraudes e
repassaram R$ 9,3 milhões a dirigentes do INSS, por meio de empresas e
parentes.
Em um grupo de 60 ex-funcionários da Callvox e da
Truestrust, apenas 12 receberam o salário referente ao trabalho de maio e o
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo relatos, os
trabalhadores que foram pagos assinaram acordo abrindo mão de multas
rescisórias e outros direitos.
Um ex-funcionário filmou, na semana passada, as
dependências da Amigo Call Center e mostrou que até mesmo as cadeiras da nova
empresa estão etiquetadas com a logomarca da Truetrust. Na prática, a empresa
opera no mesmo endereço, mas tem nome, CNPJ, funcionários e clientes
diferentes. Agora, o call center vai operar para bancos e instituições
financeiras que dão crédito consignado a aposentados.
Ainda fechada ao público, a conta do Instagram da
Amigo Center tem cerca de 60 seguidores e diz que a empresa cuidará dos
clientes. “Mais que crédito, é cuidado de amigo.”
Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário