O prejuízo de R$ 3,2 bilhões em 2024 e o rombo de
meio bilhão em janeiro não impediram o presidente dos Correios, Fabiano Silva
dos Santos, de desembolsar mais R$ 1,3 milhão no patrocínio de um evento de
Lula com os prefeitos eleitos em 2024. Organizado pela Secretaria de Relações
Internacionais da Presidência, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP)
deve reunir, de 11 a 13 de fevereiro, mais de 20 mil pessoas num centro de
convenções em Brasília.
A estatal justifica o patrocínio pela “oportunidade
de ampliação do alcance de seu público-alvo, ao mesmo tempo em que fortalece
sua imagem e relevância no cenário nacional” (veja abaixo). Como tem ocorrido
com outros eventos do governo, também bancam a conta Serpro, Caixa, BB, Sebrae,
entre outros
Oficialmente, o encontro serve para “consolidar o
pacto federativo”. Na prática, porém, integra uma estratégia de aproximação
política com os novos gestores, de olho na formação de palanques para as
eleições de 2026. O próprio Lula prepara uma caravana pelo país para melhorar
sua popularidade e o engajamento dos prefeitos torna-se fundamental.
“É sempre uma alegria emocionante poder constatar a
consolidação do Estado democrático brasileiro. Todos os ministros estão aqui.
Certamente vocês vão conversar com eles. Este país só será desenvolvido se as
cidades forem desenvolvidas”, disse Lula, na abertura do evento. Ao todo, serão
170 plenárias, oficinas e debates temáticos com a participação de ministros e
secretários de governo. “Todos os ministérios têm estandes aqui no encontro, e
vocês podem conversar com eles nesses três dias.”
Parece uma feira, mas é só a xepa.
Claudio Dantas
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