Com dois meses de atividade, o Hospital Veterinário
de Natal está preenchendo uma lacuna importante em prestação de serviços
públicos à população e seus pets. Somente no mês de outubro, o hospital
realizou 629 consultas clínicas e mais de 1.800 procedimentos ambulatoriais,
firmando o compromisso da Prefeitura de Natal com a saúde pública da população
e cuidado com os animais.
Aberto no dia 10 de setembro, o primeiro hospital
público veterinário de Natal fica no bairro da Ribeira e representa um avanço
na área de atendimento a animais de estimação. Equipado com aparelhos de Raio X
e com a realização de exames laboratoriais e de imagem, o hospital realiza
cerca de 600 atendimentos mensais.
Com a chegada do aparelho de Raio X na unidade, a
demanda por este tipo de exames chega a mais de 300 por mês. Serviços
laboratoriais como hemograma também são requeridos em proporção elevada,
resultando em mais de 1.500 exames realizados por mês. O investimento realizado
pela Prefeitura ainda garantiu o uso de aparelhos de ultrassonografia que somaram
178 exames realizados no mês de outubro.
O serviço pioneiro em Natal completou neste domingo
(10) dois meses de serviço, devido ao planejamento e decisão da gestão em
favorecer a saúde de todos os que vivem na capital. “Estamos felizes em ver o
sucesso do Hospital Veterinário muito desejado e buscado por nós, e que agora
contribui para o acesso a um serviço público importante, bem equipado e de
qualidade, com atendimentos que incluem cirurgias e exames para os pequenos
animais”, relata o prefeito Álvaro Dias.
Os principais atendimentos feitos pelos veterinários
nos últimos meses foram a clínica geral e cirúrgica, com enfoque nos
procedimentos de retirada de nódulos e infecções ulterinas, que representam as
principais procuras pelos usuários.
Os animais mais levados para consultas foram os cães
SRD (sem raça definida), popularmente conhecidos como “vira lata”, porém, os
tutores dos animais felinos também representam alta taxa de procura em busca
por atendimento para seus pets.
A população se mostra satisfeita pelo serviço
prestado pela Prefeitura de Natal, aproveitando a oportunidade para consultar
os animais que necessitam de auxílio médico. “O atendimento daqui é muito bom,
foi a primeira vez que vim e o médico atendeu a minha cadela super bem, com
atenção e muito conforto na hora dos exames”, conta Francisca Souza, 56, tutora
de animal em atendimento médico.
Casos mais recorrentes
Os diagnósticos mais recorrentes no hospital, desde
sua inauguração, foram a Leishmaniose, Doença do Carrapato e lesões ortopédicas.
Partindo para os procedimentos cirúrgicos, eles são realizados em baixa e média
complexidade que dependem da avaliação do médico veterinário do atendimento. No
mês de outubro, 75 cirurgias de baixa e média complexidade foram realizadas no
hospital.
“A gente prioriza um atendimento técnico e de boa
qualidade. Os veterinários estão sempre sendo avaliados e tentando manter um
atendimento de alto nível. Nos mantemos atentos a todos atendimentos, prestando
o serviço à população de forma que os animais encontrem uma estrutura adequada
para as necessidades deles”, garante a coordenadora do Hospital Veterinário,
Jéssica Porto.
Atualmente, a equipe médica conta com quatro
profissionais de Medicina veterinária que atuam das 8h às 17h, de segunda a
sexta. No período da manhã, são priorizados os atendimentos com mais de 20
fichas distribuídas, já no período vespertino a equipe médica atende os animais
que necessitam de retorno.
Utilizando a tecnologia em seu favor e dos pets, o
Hospital ainda realiza atendimentos remotos, a partir do canal TeleVet,
disponível pelo aplicativo “Natal Digital". Uma ferramenta que facilita o
diálogo com o tutor, sem a necessidade de deslocamento com seu pet até o espaço
físico.
Portal 96
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