Fonte: Portal Grande Ponto
Dando início a agenda de fiscalização aos
equipamentos de saúde, a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social
da Câmara Municipal de Natal realizou na tarde desta segunda-feira (13) uma
visita ao Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) e Departamento de
Logística e Suporte Imediato à Saúde (DLS) a fim de verificar o andamento
dos trabalhos, identificar possíveis problemas e providenciar soluções.
Participaram do encontro os vereadores Herberth Sena (PSDB), presidente do
colegiado, Aroldo Alves (PSDB), Camila Araújo (União Brasil), Peixoto (PTB) e
Preto Aquino (PSD).
"Essa visita aconteceu porque quando a comissão
chegava nas unidades de saúde da cidade, encontrava carência de medicamentos e
insumos. Diante disso, decidimos tomar conhecimento de como é feita a logística
para distribuir o material hospitalar em toda capital potiguar. Então, a partir
das informações que temos, vamos articular uma reunião com o Departamento de
Atenção Básica, que lida diretamente com os postos de saúde, para melhorar a
distribuição e a comunicação interna para atender com mais eficiência o usuário
do SUS", afirmou o vereador Herberth Sena.
Por sua vez, o vereador Aroldo Alves ressaltou a
organização da estrutura que armazena os insumos da Rede Municipal de Saúde.
"Foi uma grande satisfação encontrar um espaço tão bem administrado por
seus diretores. Acredito que basta alinhar um pouco mais a relação entre postos
de saúde e o setor de distribuição para resolvermos de vez a questão da falta
de medicamentos para a população", pontuou.
A diretora do DAF, Ana Márcia Medeiros, explicou
como é feito o trabalho da instituição. "Temos o sistema de informação web
Hórus, implantado em quase 90% das unidades básicas de saúde, que é o meio pelo
qual os pedidos de material são realizados. Geralmente levamos no máximo uma
semana para encaminhar os insumos para os hospitais. A nossa equipe tem
conhecimento do estoque de todas as unidades, assim, mandamos medicamentos de
acordo com as necessidades, justamente para evitar desequilíbrio e
carência", informou.
Luiz Ricardo Nunes, diretor do DLS, falou que seu
setor é o encarregado de entregar material de expediente permanente, de limpeza
e gráfico, além de fazer o tombamento e encaminhamento de equipamentos.
"Os hospitais e postos de saúde solicitam os insumos através de uma guia
de suprimento. Com isso em mãos, elaboramos a relação, separação e entrega.
Sobre o material de expediente permanente, recebemos o material de outros
departamentos e imediatamente tombamos e mandamos para as unidades que
solicitaram".
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