sexta-feira, 7 de outubro de 2022

CURRAIS NOVOS - Aura Minerals irá desenvolver projeto de exploração de ouro

 


SEDEC

O secretário Sílvio Torquato recebeu nesta quinta-feira (6) Tiãozito Vasconcelos, diretor de serviços técnicos da Aura Minerals. No gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e Inovação, o executivo apresentou os planos da empresa, que adquiriu recentemente a Big River Gold (antes controlada pela Cascar Mineração) e que é nova responsável pelo desenvolvimento do projeto Borborema para explorar ouro a céu aberto em Currais Novos (RN).

O diretor veio acompanhado do gerente corporativo de projetos Pitágoras  Costa, da especialista em desenvolvimento sustentável Ana Lúcia Martins e da coordenadora de geologia Jucieny Barros.

De acordo com a equipe, a Aura possui atualmente três minas em operação na América do Sul, sendo uma no México, uma em Honduras e uma no Brasil, no estado de Mato Grosso. Juntas, elas somam cerca de 880 empregos diretos.

A empresa vem expandindo suas operações e desenvolve três novos projetos no Brasil: o projeto Almas, no estado do Tocantins; o Matupá, no estado do Mato Grosso; e o Borborema, no estado do Rio Grande do Norte. Este último será o segundo maior projeto da empresa em termos de produção.

A expectativa é de que o projeto Borborema amplie em 40% as reservas de ouro da Aura, com produção de 80 mil onças por ano e geração de 500 empregos diretos no RN. Além de priorizar a mão de obra local, tendo em vista a vocação natural do município de Currais Novos para a mineração, o diretor Vasconcelos destaca o incentivo à mão de obra feminina.

Um novo protocolo de intenções deverá ser assinado junto ao governo do estado após a chegada da nova controladora. O objetivo é dar celeridade aos processos no IDEMA e DNIT e ao enquadramento no Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico do RN (Proedi). “Nossa projeção é contribuir com aproximadamente 11,6 milhões de reais anuais em arrecadação para o estado”, pontuou o diretor Vasconcelos como contrapartida.

“Nós estamos aqui para ser um elo entre a empresa, o Governo do Estado e os órgãos de licenciamento. Estamos de portas abertas para contribuir no que for necessário e retomarmos todo o potencial de mineração do nosso estado, com a atenção e os investimentos que o setor merece”, informou o secretário Silvio Torquato. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MacaíbaPREV conquista 1° lugar no RN e 11° lugar no ranking nacional na categoria Segurados do Prêmio Nacional de Inovação

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Macaíba conquistou o 1° lugar no RN e o 11° lugar no ranking nacional, na Categori...