Depois de um período difícil por causa da pandemia,
o Rio Grande do Norte voltou a ter notícias positivas no setor do turismo.
Segundo dados do Sírio (Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do
Norte), o comportamento dos turistas que vêm ao RN mudaram: agora permanecem em
média um dia a mais no destino (os dados constam que a permanência de sete
dias em 2022 versus seis dias em 2021) e gastam até 50% a mais, se comparado
com 2021.
Segundo a Emprotur, com um ano de vida, o Sírio é
outra boa notícia. Agora, passou a contar com sete painéis de dados
interativos, aumentando em mais de 50% os quatro painéis presentes no seu
lançamento, a previsão até o fim deste ano é que o sistema tenha no total, pelo
menos, nove painéis informativos. O sistema pioneiro no Norte-Nordeste conta
com a ampliação das ações de monitoramento para 2022 e a expansão do conhecimento
sobre a atividade turística que auxiliam na identificação do comportamento dos
turistas.
A grande novidade para 2022 é o monitoramento de
conteúdo gerado nas principais redes sociais e na web com o auxílio da
plataforma de inteligência artificial e Big data, a Sentimonitor, com foco em
social listening. De acordo com o head de inteligência da Emprotur, Leonardo
Seabra, espera-se que a partir desse monitoramento seja possível entender
melhor como os usuários citam o Rio Grande do Norte e seus destinos e atrativos.
A equipe que trabalha no Sírio também fará o
monitoramento da entrada de turistas estrangeiros no Brasil, com filtros
específicos para análises mais apuradas, com os dados também disponibilizados
em um painel exclusivo.
“Iremos, de forma espontânea, medir o impacto dos
esforços nas redes sociais e comparar com as estratégias dos concorrentes,
antecipando tendências e entendendo as demandas. Também seremos capazes de
identificar os principais geradores de conteúdo sobre destinos turísticos e os
maiores influenciadores, comparar dados de engajamento e analisar o sentimento
dos usuários sobre o Estado, avaliar a geração de mídia espontânea e o
resultado das campanhas, além de encontrar as melhores histórias para ampliar o
potencial de comunicação” explica Leonardo Seabra, responsável pela gestão do
Sírio no Governo do Estado.
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