Uma agência da Caixa Econômica
Federal foi fechada ao público nesta quinta-feira (30), em Natal, após um
funcionário ter testado positivo para o novo coronavírus. Os demais
funcionários foram mandados para casa e deverão exercer suas atividades em
trabalho remoto. As informações foram confirmadas pelo próprio banco. Ainda não
há prazo para a reabertura da unidade.
A agência fica avenida Prudente de
Morais, no bairro Lagoa Nova, e vai passar por um processo de desinfecção.
"A agência foi fechada para a devida higienização de todo o espaço, e a
Caixa avalia a possibilidade de reabertura nos próximos dias, com uma nova
equipe para atendimento aos clientes", informou o banco, em nota.
Ainda de acordo com a nota enviada, o
empregado que testou positivo para a doença está em isolamento domiciliar, com
acompanhamento médico. O banco não informou, porém, quando o funcionário
realizou o teste, desde quando sentia os sintomas e se já estava isolado antes
do resultado do exame.
Pessoas que procuraram a agência ao
longo da manhã desta quinta-feira (30) reclamaram que não havia qualquer
comunicado sobre o fechamento da agência, mesmo na área externa, ou indicação
de outra unidade a ser procurada.
Conforme a Caixa, o fechamento de
agências para higienização "é dinâmico e ocorre sempre que é identificado
qualquer nível de risco de contaminação, visando à proteção dos empregados,
clientes e parceiros". Após o processo de higienização, as agências podem
ser reabertas para o atendimento à população.
Ainda de acordo com o banco os
empregados integrantes do grupo de risco, conforme definição do Ministério da
Saúde, estão todos em trabalho remoto. Grávidas, pessoas com mais de 60 anos,
imunossuprimidos, diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares ou
pulmonares e em tratamento de câncer, já desempenham suas atividades de casa.
Medidas de
prevenção
O banco reforça que suas unidades
seguem funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas
para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios
do INSS, Seguro Desemprego e Defeso, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS,
desbloqueio de cartão e senha de contas, além do abastecimento e processamento
de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento.
As unidades estão com fluxo de
pessoas no interior limitado, para que seja possível manter a distância de no
mínimo 1 metro entre as pessoas. Nas unidades lotéricas, os clientes também
estão sendo orientados a manter distância mínima de 1 metro para o próximo da
fila, como forma de contribuir para a contenção da pandemia, conforme
orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Somado a isso, vem sendo
efetuada sinalização/delimitação dos pisos externos das agências, com
ocorrência de formação de filas para manutenção do afastamento social.
Apesar disso, várias filas foram
registradas nas agências bancárias, ao longo dos últimos dias. Além de pessoas
que buscam outros serviços, elas são formadas por muitos usuários que buscam
ter acesso ao auxilio emergencial de R$ 600 disponibilizado pelo governo
federal.
"A Caixa orienta seus clientes a
acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais e remotos, que
foram reforçados, como a Agência Digital, telesserviço e SMS. Os clientes podem
fazer a movimentação de valores por meio do Internet Banking e Mobile Banking e
foi ampliado o atendimento em canais remotos. Desde o dia 23 de março, foi
aumentado para R$ 5 mil o limite de transferências eletrônicas entre contas da
Caixa em todos os canais, além da possibilidade de aumento do limite das
transações através do Mobile Banking para até R$10 mil.

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