O RN registrou a pior taxa de abandono escolar do
Nordeste e a 4ª maior do Brasil entre os alunos do 1º ano do ensino médio,
segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta
sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com o levantamento, 4,8% dos estudantes
potiguares matriculados no 1º ano deixaram de frequentar as aulas ao longo do
ano letivo. O índice ficou acima da média nacional, que foi de 2,6%, colocando
o estado atrás apenas de Acre (6%), Amapá (5,5%) e Rondônia (5,1%).
Apesar da posição no ranking nacional, o indicador
apresentou melhora em relação ao ano anterior. Em 2024, a taxa de abandono no
1º ano do ensino médio no RN era de 9,3%, o que representa uma redução de 48,4%
em 2025.
Na rede estadual, o percentual de estudantes que
abandonaram o 1º ano caiu de 11,3% para 6%. Considerando todas as séries do
ensino médio, a taxa geral de abandono também recuou, passando de 8,6% em 2024
para 3,6% neste ano.
O abandono escolar ocorre quando o estudante
permanece matriculado, mas deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo. O
indicador é considerado um dos principais sinais de risco para a evasão
escolar, quando o aluno sequer retorna para efetuar matrícula no ano seguinte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário