segunda-feira, 22 de junho de 2026

ANÁLISE: Toma lá, dá cá: Lula já pagou R$ 18,4 bilhões em emendas, diz Cláudio Humberto

 


O governo do presidente Lula (PT) já liberou R$ 18,4 bilhões em emendas parlamentares ao Congresso Nacional em 2026, segundo análise publicada pelo colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Segundo o levantamento, o dado que chama atenção é a concentração dos pagamentos no mês de maio. Apenas nesse período, foram liberados R$ 14,1 bilhões, o equivalente a cerca de 77% de tudo o que foi pago no ano.

Em junho, de acordo com a análise, o governo já autorizou o pagamento de mais R$ 605 milhões em emendas destinadas a deputados e senadores.

O colunista destaca ainda uma comparação com o mesmo período do ano passado. Em maio de 2025, os repasses para emendas parlamentares somaram pouco mais de R$ 188 milhões, valor muito inferior ao registrado neste ano.

A publicação também observa que, às vésperas da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o governo reservou cerca de R$ 12 bilhões para o pagamento de emendas.

Segundo os números citados por Cláudio Humberto, a maior parte dos recursos liberados em 2026 foi destinada às chamadas emendas individuais, que já consumiram mais de R$ 13 bilhões.

Outros R$ 4,5 bilhões foram destinados às emendas de bancada, apresentadas coletivamente pelos parlamentares dos estados.

Os dados citados na análise reforçam o peso das emendas parlamentares no Orçamento da União e o volume de recursos movimentado entre o governo federal e o Congresso Nacional ao longo deste ano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça Eleitoral quer rosto para os perfis-fantasma que turbinam Allyson Bezerra

  A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte determinou que a Meta, dona do Instagram, entregue em até dez dias os dados capazes de identifi...