O governo do presidente Lula (PT) já liberou R$ 18,4
bilhões em emendas parlamentares ao Congresso Nacional em 2026, segundo análise
publicada pelo colunista
Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Segundo o levantamento, o dado que chama atenção é a
concentração dos pagamentos no mês de maio. Apenas nesse período, foram
liberados R$ 14,1 bilhões, o equivalente a cerca de 77% de tudo o que foi pago
no ano.
Em junho, de acordo com a análise, o governo já
autorizou o pagamento de mais R$ 605 milhões em emendas destinadas a deputados
e senadores.
O colunista destaca ainda uma comparação com o mesmo
período do ano passado. Em maio de 2025, os repasses para emendas parlamentares
somaram pouco mais de R$ 188 milhões, valor muito inferior ao registrado neste
ano.
A publicação também observa que, às vésperas da
sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para uma vaga no
Supremo Tribunal Federal, o governo reservou cerca de R$ 12 bilhões para o
pagamento de emendas.
Segundo os números citados por Cláudio Humberto, a
maior parte dos recursos liberados em 2026 foi destinada às chamadas emendas
individuais, que já consumiram mais de R$ 13 bilhões.
Outros R$ 4,5 bilhões foram destinados às emendas de
bancada, apresentadas coletivamente pelos parlamentares dos estados.
Os dados citados na análise reforçam o peso das
emendas parlamentares no Orçamento da União e o volume de recursos movimentado
entre o governo federal e o Congresso Nacional ao longo deste ano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário