sábado, 8 de novembro de 2025

Tornado no Paraná causa destruição e deixa 5 mortos; há 432 feridos

 


Um tornado causou destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, nesta sexta-feira (7). Até o momento pelo menos cinco mortes foram confirmadas e 432 pessoas ficaram feridas, segundo a Defesa Civil do Estado. 

A informação que o fenômeno meteorológico, que arrasou o munícipio de Rio Bonito do Iguaçu, é um tornado foi confirmada pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), que classificou a ocorrência no fim da tarde desta sexta-feira (7).

O órgão aponta que tornado pode ter sido classificado preliminarmente como o índice F2, o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h, mas existem indícios que, na verdade, em alguns pontos da cidade, ter ultrapassado os 250 km/h, o que mudaria a classificação para F3.

"Um intenso sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do País impulsionou ao longo da tarde e noite desta sexta-feira o deslocamento de uma frente fria, associada ao deslocamento de um ciclone extratropical do continente para o oceano. Por conta dessa combinação de sistemas foram registrados vários temporais severos sobre as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado", trecho do comunicado do Governo do Paraná.

Até o momento, quatro óbitos foram confirmados em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava. Outras pessoas seguem desaparecidas, mas as forças de salvamento seguem recebendo informações de familiares.

“Vamos continuar monitorando, analisando as imagens das fotos, imagens aéreas, em conjunto com a Defesa Civil, e se for o caso poderemos reclassificar a intensidade do fenômeno, pois foi extremamente severo”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS UMA VEZ: Hospital Walfredo Gurgel fica sem tomógrafo pela 3ª vez em menos de três meses

  Os problemas com os tomógrafos no Hospital Walfredo Gurgel parecem intermináveis. Pela terceira vez em menos de três meses, a maior unidad...