Cláudio Oliveira
Repórter
Na praia de Ponta Negra, em Natal, uma novidade
virou febre entre moradores e turistas: o sorvete de coco servido dentro do
próprio coco fresco, com raspas da fruta e a água de coco como cortesia. A
ideia nasceu do desejo de um grupo de amigos de criar algo diferente, que fosse
além do comum.
“A gente queria empreender e não queria fazer o que
todo mundo já fazia. Estávamos procurando algo inovador e encontramos no
mercado asiático uma forma bem diferente de servir sorvete, característica da
Tailândia: usar uma matéria-prima que a gente tem em abundância, que é o coco.
Achamos que fazia todo sentido com o nosso clima tropical e vimos que poderia
dar certo aqui em Natal”, explicou Leonardo Araújo, um dos idealizadores.
O sucesso foi imediato. Em poucos meses, o carrinho
da Sorveteria Miraggio se tornou ponto de parada obrigatória na orla da zona
Sul da capital potiguar. Fins de semana costumam atrair filas de curiosos e
apreciadores. Atualmente, são três sócios à frente do negócio e quatro
funcionários diretos, número que deve crescer até o fim do ano, segundo
Leonardo. “A demanda tem aumentado e o pessoal tem dado um feedback muito legal
sobre a empresa. Isso nos deixa felizes, porque além de desenvolver a marca, já
estamos ajudando famílias com novos empregos. A tendência é crescer ainda
mais”, destacou.
A sobremesa é montada de forma artesanal: o coco é
aberto na hora, a polpa retirada e incorporada a uma porção generosa de sorvete
de coco feito pela própria equipe. O produto é servido na casca, com raspas da
fruta e acompanhado da água, oferecida gratuitamente. “O sorvete é fabricado
artesanalmente, na versão tradicional com leite. Mas já estamos desenvolvendo
outras opções, como versões sem lactose e também veganas. Além disso, temos
outras ideias em andamento, que ainda são sigilosas, mas muito em breve o
público vai conhecer”, adiantou.
A proposta vai além do sabor. O cuidado com o
preparo e a apresentação transformou o produto em uma experiência que combina
perfeitamente com a praia mais famosa de Natal. “Nós mesmos somos os primeiros
consumidores. Então, fazemos questão de que o sorvete tenha a máxima qualidade,
como se estivéssemos comprando para nós. Do atendimento à higiene, tudo precisa
estar no mais alto nível”, acrescentou Leonardo.
Os planos para o futuro são ambiciosos. Segundo ele,
a ideia é manter o formato de barraca aprimorado, mas expandir para pontos
fixos em quiosques e shoppings, por exemplo. “Estamos querendo desenvolver
fortemente pontos físicos e consolidar a marca, quem sabe até transformando em
franquia. A tendência é crescer, expandir para outras praias e, no futuro, quem
sabe levar o conceito para todo o Brasil”, afirmou.
Os clientes, por sua vez, não economizam elogios. A
natalense Raivania Vanessa aprovou a novidade ao lado do esposo Matheus Bezerra
e do filho ainda bebê. “Foi uma sacada de mestre. É uma matéria-prima que a
gente tem em tanta abundância e ninguém nunca tinha parado para explorar dessa
forma”, observa. “Servir o sorvete artesanal no próprio coco, acompanhado da
água, é tão simples, mas tão inovador. Eu acredito que em pouco tempo eles vão
ter que abrir franquias, porque certamente outros comerciantes vão querer
copiar a ideia”, comentou.
Para turistas, o sorvete virou parte da experiência
de conhecer Natal. A mineira Kellen Franco, que mora em Brasília, destacou o
sabor e a originalidade. “O creme é suave, um sabor diferente, uma experiência
muito boa, que é o que a gente busca quando viaja: algo único, que nos faça
sentir o lugar. Está super aprovado. Antes de ir embora, vou voltar aqui com
certeza”, disse.
Além do sabor, a estética também chama atenção,
combinando com o clima da praia e rendendo fotos que circulam nas redes
sociais. A carioca Marcela Copelli, em visita à cidade com o marido, André
Norá, contou que a curiosidade começou ao avistar a fila. “No sábado, quando
chegamos, vimos muita gente esperando, mas não tivemos tempo de parar. Hoje
decidimos provar como sobremesa e foi uma surpresa deliciosa. A ideia é
incrível, porque casa com o ambiente da praia. E o detalhe de servir a água de
coco ao cliente torna a experiência ainda mais agradável”, afirmou.
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