domingo, 13 de abril de 2025

TANGARAENSE - RECEITA DE DOMINGO: Aprenda a fazer um doce de batata-doce com coco para a sobremesa

 


No Inter TV Rural deste domingo (13), a receita apresentada foi uma sobremesa que pode ser ideal para o almoço do Domingo de Páscoa: doce de batata-doce com coco.

A receita tem, ao todo, sete ingredientes e pode ser preparada de forma rápida.

Ingredientes

  • 500 g de bata doce cozida em água e sal, descascada e amassada
  • 100 g de coco seco fresco ralado
  • 200 g ou ½ caixa de leite condensado
  • 100 g de açúcar cristal
  • 600 ml de leite
  • 8 unidades de cravo
  • Uma pitada de sal

Modo de preparo

Vamos utilizar nesta receita a batata-doce de casca e polpa brancas. Mas pode ser outro tipo. Após cozinhar com água e sal, descascamos e amassamos. Quem preferir, para deixar a massa mais deliciada, pode passar a batata por uma peneira.

Após preparar essa espécie de purê com a batata, reservamos. Separamos uma panela espaçosa e adicionamos o leite, o leite condensado, o açúcar, o coco fresco ralado, uma pitada de sal para realçar o sabor e 8 unidades de cravos-da-índia.

Levamos essa mistura ao fogão em fogo médio, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Após levantar fervura, aguardamos cerca de 5 minutos para apurar. É importante deixar sempre uma colher (de madeira ou silicone) dentro da mistura, para evitar que durante a fervura, o liquido transborde. Quem preferir, nessa etapa, pode retirar os cravos.

Após ferver por esse tempo, acrescentamos a batata-doce, baixamos o fogo e deixamos cozinhar lentamente. Devemos mexer sempre, acompanhando o cozimento. O ponto ideal é quando o doce começa a desgrudar do fundo da panela.

Quem preferir o ponto mais cremoso, pode desligar o fogo assim que o doce começa a desgrudar. Quem quiser a consistência mais firme, pode deixar cozinhar um pouco mais. Nessa receita o doce ficou cerca de 12 minutos no fogo.

Quando o doce estiver pronto, é importante retirar os cravos antes de levar para esfriar.

Uma dica é fazer pequenas quantidades do doce, para não deixar guardado por muito tempo, já que os ingredientes são perecíveis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ministério da Cultura tem R$ 22 bi em contas sem fiscalização e controla prazos por Excel, diz TCU

  O Ministério da Cultura acumulou 29,7 mil projetos de fomento cultural, para atividades como shows, exposições e peças teatrais, sem prest...