terça-feira, 18 de março de 2025

TANGARAENSE - Senado vota mudanças na inelegibilidade para políticos condenados nesta terça-feira (18)



O Senado pautou a análise no plenário, nesta terça-feira (18), do projeto que reduz o prazo de inelegibilidade de políticos condenados. A proposta altera a Lei da Ficha Limpa para mudar o início da contagem do prazo e a duração da inelegibilidade.

Em agosto do ano passado, o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Antes, passou pela Câmara dos Deputados, onde foi apresentado pela deputada Dani Cunha (União-RJ) — filha do ex-deputado Eduardo Cunha, que pode ser um dos beneficiados pela medida.

projeto unifica os prazos de inelegibilidade para oito anos.

A contagem do prazo dependerá de cada caso, podendo ser:

  • a partir da decisão judicial sobre a perda de mandato;
  • a partir da eleição na qual ocorreu a prática abusiva;
  • a condenação pelo órgão colegiado;
  • e data da renúncia ao cargo eletivo.

Tanto na CCJ como no plenário, o relator, senador Weverton (PDT-MA), acatou apenas emendas de redação e não de mérito — apesar de, na prática, ter feito mudanças no texto. Assim, se for aprovado, o texto poderá ir direto para a sanção ou veto presidencial, sem precisar retornar para a Câmara.

Pelo projeto, o limite máximo de período inelegível será de 12 anos, conforme acúmulo com eventuais condenações posteriores. Outra mudança no texto é o prazo de seis meses antes das eleições para a chamada “desincompatibilização”, que é o tempo que funcionários públicos devem estar afastados do cargo para poderem concorrer em uma eleição.

Fonte: CNN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trio é levado preso para DP de Parnamirim após PRF apreender alimentos furtados em um supermercado na PB

  Três homens foram presos em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde da última quinta-feira (09), no km 125 da BR-101, no...