Antes do anúncio de recuo no monitoramento do Pix, o
novo time de comunicação do governo, sob o comando do publicitário Sidônio
Palmeira, concluiu que as fake news sobre o mecanismo da Receita Federal
estavam “consolidadas” e já não havia mais o que fazer quanto à estratégia de
mídia.
O governo chegou a convidar especialistas externos,
além da equipe fixa, para ouvir sugestões. A conclusão foi de que, mesmo com as
comprovações de que a possível taxação do Pix era uma mentira, os efeitos
negativos na economia popular já estavam alastrados.
Enquanto vídeos de opositores bateram mais de 200
milhões de visualizações, o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre
o Pix não passou de 16 milhões.
O diagnóstico foi apresentado em reunião com o
presidente e para os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Advocacia
Geral da União (AGU), Jorge Messias, nesta quarta-feira (15).
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) tem
trabalhado para reduzir expectativas, inclusive de dentro do governo, de que
todas crises serão resolvidas a partir de campanhas de publicidade e
engajamento digital.
A CNN ouviu de integrantes da comunicação do governo
que a crise do Pix atrapalhou a organização da nova equipe, que estava em fase
de mudança de integrantes.
Fonte: CNN
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