“Huum, eu gosto é assim, amostradinho. Vou logo
fazer sua passagem”. Foi com esse bordão que o produtor de conteúdo potiguar
Matheus Cobertura, que mora na zona rural de Lagoa de Pedras, a 58 km de
Natal, criou o meme que mais bombou nas buscas do Google no Brasil em
2024.
“Amostradinho meme” foi o termo que liderou o
ranking dos assuntos em alta pesquisado pelos usuários da plataforma quando o
assunto são os vídeos e imagens geralmente com tom humorístico, que viralizam
rapidamente pelas redes sociais. Outro “meme” potiguar na lista dos mais procurados
do google é a música “Casca de Bala”, de Thullio Milionário.
Os vídeos de Matheus seguem um padrão: uma pessoa é
retratada fazendo algo perigoso e, em seguida, a “morte” surge dizendo que vai
fazer “a passagem” do “amostradinho”.
Quem é o autor do meme?
Trabalhando há seis anos com produção de conteúdo
nas redes sociais, Matheus de Oliveira Lima, de 26 anos, viu a vida mudar com a
criação do personagem. Somente em uma rede social, são mais de 1,7
milhão de seguidores. Antes do meme, eram 16 mil.
O autor conta que teve a ideia no início de 2024 e
que não quis segurá-la por muito tempo, por medo que outra pessoa fizesse
antes. Desde o princípio, ele diz que sabia que o personagem teria sucesso.
“Eu esperava um sucesso, mas foi além das
expectativas. Quando eu tive a ideia, eu ficava imaginando a repercussão, antes
mesmo de começar a publicar os vídeos. Até sonhos eu tive”,
conta. https://56ae9f3daf33d1ddd886b6a7b56537c0.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html?n=0
“Eu estudei a voz e tinha a plena convicção de que
ia usar ela, sabendo que eu não era o primeiro a usar aquela fantasia, que é do
personagem do filme Pânico, de 1994. Mas eu ia fazer algo que ninguém nunca
fez”, lembra.
O criador atribui o sucesso a uma série de fatores
aos quais as pessoas se associam, como o medo, ou não, da morte. Quase 200
vídeos já foram produzidos com o personagem.
“Eu via que as pessoas se arriscavam muito sem
necessidade, colocam a vida em jogo por coisas que não valem a pena. Então
pensei em entrar por aí. O ‘motivo’ que é a passagem para o outro mundo. Depois
coloquei o carimbo usado pela ‘morte’. Quando vi as pessoas fazendo cortes,
usando o bordão, eu vi que tinha dado certo”, conta.
O sucesso extrapolou os limites do Rio Grande do
Norte e até mesmo das fronteira nacionais. Matheus já recebeu mensagens de
admiradores de Portugal, Espanha, Alemanha e outros países ao redor do mundo.
Apesar da fama, ele continua morando “no meio do
mato”, como diz, no sítio Umarí, na zona rural de Lagoa de Pedras.
“Posso viajar o Brasil todo e até fora, se for
preciso, mas quando eu quiser descansar, quiser ver minha família, estar
quieto, na minha paz, é aqui no sítio”, declara.
Com o dinheiro que ganhou por meio de parcerias e
patrocínios, ele diz que comprou um carro para fazer as viagens a trabalho e
está construindo uma casa em um distrito próximo, para os pais, que são
agricultores aposentados. Os recursos também vão garantir uma cirurgia para
tentar restaurar a visão do pai dele, que é deficiente visual.
Cobertura diz que, mesmo com outras ideias e
projetos em preparação, não poderá deixar o personagem de lado e vai continuar
produzindo vídeos da morte.
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