quarta-feira, 17 de abril de 2024

TANGARAENSES - Prepare o bolso: Aumento na tarifa da energia no RN é aprovado

 


A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (16) o aumento nas tarifas para consumidores residenciais de Sergipe e Rio Grande do Norte. Por outro lado, a Agência reduziu as tarifas residenciais no Ceará. Os novos valores começam a valer a partir de segunda-feira (22). 

Confira abaixo os novos índices aprovados pela ANEEL.

A distribuidora ESE (Energisa Sergipe Distribuidora de Energia S.A), terá reajuste de 1,43% que atingirá cerca de 870 mil unidades residenciais. Os principais itens que influenciaram o reajuste aprovado foram os gastos com pagamentos de encargos setoriais, os custos com transmissão de energia e a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário.

Já o reajuste tarifário da Neoenergia Cosern, Companhia Energética do Rio Grande do Norte, será de reajuste de 8,14% e impactará cerca de 1,58 milhão de residências. Segundo a ANEEL, os principais responsáveis pelo reajuste foram os: gastos com pagamentos de encargos setoriais, custos com transmissão de energia e componentes financeiros.

Já para os consumidores residenciais da distribuidora Enel CE (Enel Distribuição Ceará), a redução será de 3,10%. A medida beneficiará  aproximadamente 3,9 milhões de unidades consumidoras, nos 184 municípios do estado.

De acordo com a Agência, a redução das tarifas aconteceu devido a custos na aquisição e atividades relacionadas à distribuição de energia. A ANEEL ainda apontou que a queda deu-se principalmente pela substituição da aquisição via contratação bilateral na modalidade de CCEAR (Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado) de energia existente, com preço médio significativamente menor. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem se apresenta como testemunha de homicídio ocorrido em Macaíba e acaba preso após polícia descobrir envolvimento dele no crime

  Um homem de 36 anos, que se apresentou como testemunha de um homicídio em Macaíba, foi preso após a Polícia Civil descobrir o envolvimento...