R7
O número de veículos elétricos e híbridos aumentou
787,5% no Brasil entre 2019 e 2023, de acordo a Senatran (Secretaria Nacional
de Trânsito). A alta nesse período de cinco anos foi de 32.798 para 291.089.
Apesar do crescimento, o quantitativo representa apenas 0,2% da frota nacional,
de pouco mais de 121 milhões de veículos, segundo dados do ano passado.
Desde janeiro, o governo federal passou a taxar a
importação de veículos elétricos e híbridos com o intuito de incentivar a
produção nacional. No fim do ano passado, o Comitê Executivo de Gestão da
Câmara de Comércio Exterior aprovou o aumento dos impostos e estabeleceu uma
retomada gradual das alíquotas, criando cotas iniciais para importações com
isenção até 2026.
No caso dos carros híbridos, a alíquota do imposto
começou com 15% em janeiro de 2024. Em julho deste ano, vai subir para 25%; em
julho de 2025, para 30%; e, em julho de 2026, alcança os 35%.
Para os híbridos plug-in, a alíquota inicial foi de
12% em janeiro deste ano. A taxa vai subir para 20% em julho de 2024; para 28%
em julho de 2025; e para 35% em julho de 2026.
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