O setor de cerâmica vermelha será tema de uma série
de oficinas gratuitas entre os dias 14 e 18 de agosto, nas regiões do
Seridó e Vale do Açú, voltadas para empresários e funcionários de indústrias
cerâmicas. As inscrições
podem ser feitas pela internet.
As oficinas irão abordar a identificação de demandas
das indústrias do interior do estado, o desenvolvimento local, parcerias entre
empresas e instituições públicas e o compartilhamento de experiências entre os
ceramistas participantes.
O objetivo é orientar como a indústria de
cerâmica para a construção pode planejar estratégias de médio e longo
prazo para o crescimento do setor no Rio Grande do Norte.
As atividades serão coordenadas por pesquisadores da
Universidade Católica de Brasília (UCB), com apoio técnico do Instituto
Nacional de Tecnologia (INT/ MCTI) e do Instituto Prospectiva (INSPRO).
Nos dias 14 e 15 de agosto, elas serão realizadas em
Carnaúba dos Dantas, no Centro de Formação Francisca de Assis. Já nos dias 17 e
18, as oficinas ocorrerão no CP Getúlio Vargas, em
Assú. A iniciativa inclui também a participação de
representantes do Sebrae-RN, do IFRN e das prefeituras dos municípios onde
serão realizadas ações do projeto.
As palestras fazem parte do projeto Planejamento de
Longo Prazo para Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (APL) das
indústrias de cerâmica vermelha nas regiões do Seridó e Vale do Açu que é
financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e terá duração de 18
meses.
Além das oficinas de trabalho, também estão
previstas visitas a cerâmicas do interior para a elaboração de um diagnóstico
do setor no estado, em relação à geração de empregos, número de empresas em
funcionamento e demanda de produção blocos, telhas, lajes e tijolos no Rio
Grande do Norte.
“Trata-se de uma oportunidade de desenvolver boas
práticas de gestão e inovação, divulgar as potencialidades do setor cerâmico,
como também debater linhas de ação estruturantes para a expansão, consolidação
e desenvolvimento sustentável das cerâmicas potiguares”, afirma Vinicius Costa
Lima, presidente Sindicer-RN.

Nenhum comentário:
Postar um comentário