s. abreu

s. abreu

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Grupo Narcóticos Anônimos de Natal completa 24 anos e participa de fórum para debater importância do programa

 


São 31 anos e três meses sem consumir qualquer tipo de droga. Esse é o tempo, contatado mês por mês, de um dos primeiros membros dos Narcóticos Anônimo de Natal, que completa 24 anos de existência nesta quinta-feira (17). O homem, que preferiu não se identificar, entrou no grupo no fim dos anos 1990.

Os Narcóticos Anônimos (NA) têm premissas baseadas nos Alcóolicos Anônimos e ajudam àqueles que enfrentam o vício e possuem problemas com o consumo de drogas. O grupo preza pelo anonimato e pela liberdade - inclusive para entrar ou sair do programa na hora que quiser - de quem está sendo acolhido.

Entre a sexta-feira (18) e o domingo (20), Natal recebe o 1º Fórum Unificado de Narcóticos Anônimos - Regiões Brasil e Nordeste, no Aram Imirá Via Costeira Resort, e com esse evento, o grupo de Natal espera conseguir propagar ainda mais o programa como forma de ajudar mais pessoas que necessitam na capital potiguar.

Quando aquele que foi um dos primeiros membros do Narcóticos Anônimos de Natal começou a frequentar grupos na capital potiguar, ele já estava há 5 anos "limpo", como chama. Mas até hoje segue no programa.

"Na vida de um adicto, é um dia por vez. A gente vence só por 24 horas", contou.

Ele diz que que o NA foi o primeiro que o acolheu, o tratando com dignidade, mesmo com os problemas que vivia.

"Eu era um morador de rua, já tinha sido foragido da Justiça. Paguei tudo que eu devia à sociedade. Se eu tenho uma função social hoje é porque eles me permitiram ter aqui antes. Hoje eu tenho vida. Isso não tem preço", disse.

Ele conta que o grupo busca ter maior visibilidade para acolher cada vez mais pessoas. "Estamos conseguindo passar a nossa mensagem para aqueles que precisam. De dizer que o Narcóticos Anônimos é gratuito, que não quer nada de ninguém, que a pessoa pode chegar e ir embora na hora que bem quer. A liberdade é o nosso ponto mais alto".

O membro reforça ainda a importância de, se necessário, buscar ajuda. "O orgulho mata mais que a droga", diz ele.

O Nárcoticos Anônimos Natal está localizado na Rua Professor Fontes Galvão, 750, no Tirol.

Fórum

O fórum que acontece entre sexta (18) e domingo (20) tem como foco desenvolver ações para o Brasil sobre a mensagem de recuperação para pessoas com problemas com drogas.

O evento é realizado inteiramente por seus próprios membros que conseguiram largar as drogas, perder o desejo de usá-las e encontraram uma nova maneira de viver. O foco do encontro é para apresentar formas, e mostrar os meios que os adictos encontraram para se libertar das drogas para o maior número de pessoas possíveis.

Grupos

O programa de Narcóticos Anônimos funciona através da ajuda mútua de adictos em recuperação. Uma das formas pelas quais essa ajuda acontece é nas reuniões promovidas pelos grupos de Narcóticos Anônimos.

No Brasil, há quase 5 mil reuniões semanais, entre presenciais e virtuais. Atualmente no RN, existem 15 Grupos de NA presenciais, que realizam 32 reuniões semanais, sendo algumas delas do Grupo Natal de NA. Localizado no Tirol, na zona Leste de Natal.

Para participar de uma reunião de NA, acesse o site na.org.br ou fale pelo WhatsApp neste link: https://shre.ink/aioc ou ligue para o número 132.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TANGARAENSES - "SENSAÇÃO DE DERROTA" e "JOGADA DE TOALHA": O que está acontecendo com a governadora Fátima Bezerra?

  Nos bastidores da política potiguar, a frase que ecoa nos corredores e repartições públicas do Rio Grande do Norte é clara: “Parece que Fá...