Tribuna do Norte
Ministério da Saúde abriu novo prazo para que os
gestores municipais preencham a base de dados dos profissionais da enfermagem
nas redes próprias e conveniadas. Embora todos os estados já tenham atualizado
as informações, 2% dos municípios ainda precisam concluir o levantamento na
plataforma InvestSUS. Esses gestores terão, como último prazo, o dia 4 de
agosto – próxima sexta-feira.
A funcionalidade foi lançada pelo Ministério da
Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde (FNS), em junho para subsidiar o
cálculo da assistência financeira complementar prestada pela união aos entes
subnacionais.
A perda do prazo inicial não significa que os
municípios restantes perderão o direito ao auxílio federal. Entretanto, eles
passarão a receber os recursos apenas a partir da rodada de pagamento
subsequente à atualização do sistema. Feito isso, as parcelas retidas serão
repassadas de forma retroativa.
O Piso Nacional da Enfermagem será pago em nove
parcelas neste ano incluindo as retroativas a maio de 2023 e o 13º salário.
Como funciona a atualização de dados no
InvestSUS
Partindo das informações pré-carregadas, os
responsáveis têm dois caminhos: fazer a atualização individualmente,
modificando as informações de cada colaborador, ou por lote, carregando uma
planilha com todos os dados a serem renovados. O prazo para isso é a próxima
sexta-feira (4).
Essa solução foi ofertada pelo FNS a partir do
diálogo do Ministério da Saúde com os representantes de estados e municípios,
em especial o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho
Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Nenhum comentário:
Postar um comentário