Fonte: Portal Grande Ponto
A Associação dos Supermercados do Rio Grande do
Norte (ASSURN) se manifestou por meio de nota diante do reajuste do ICMS, que
valerá a partir deste sábado (1º) no RN. No comunicado, a Associação
ressaltou sua indignação diante do cenário.
Na manhã desta sexta-feira (31), o Senador Styvenson
Valetim (Podemos-RN) protocolou uma ação na Justiça para impedir o aumento do
ICMS.
Leia a nota na íntegra:
A Associação dos Supermercados do Rio
Grande do Norte - ASSURN, vem a público manifestar preocupação acerca dos
reflexos no dia a dia do consumidor e do seu desafiador poder de compra, diante
do aumento de ICMS no Estado.
É bem verdade que é de se admirar a
capacidade do consumidor de fazer as suas compras em meio às dificuldades para
comporem suas cestas básicas de alimentos. Dentro de um supermercado,
consumidores dão uma verdadeira aula de gestão e finanças ao fazer verdadeiros
malabarismos para levarem pra casa itens primordiais. Mas até onde vai essa
resiliência ao se deparar com a pressão inflacionária imposta sobre os
alimentos acrescido de uma oneração de impostos no nosso Estado?
O Decreto do Governo do Rio Grande do
Norte que confirma o aumento da alíquota do ICMS de 18% para 20% faz o
consumidor potiguar navegar por águas turvas e agitadas. Para os alimentos
chegarem às gôndolas dos supermercados, é preciso serem transportados. Um custo
que já é significativo, passará a ser ainda mais dificultador. Vale lembrar
outros custos com luz, água, pagamento de funcionários e demais despesas para
fazer um supermercado funcionar em sua plenitude, sendo função essencial para a
sociedade.
Com os reajustes do ICMS, quem pagará
essa conta? Enquanto representação do setor supermercadista, nos inquietamos
com os movimentos de mercado quando reajustes assim ocorrem. O fardo da super
tributação sempre é carregado pelos cidadãos, que labutam diariamente para
colocarem o mínimo em suas mesas. Nessas horas, é impossível não pensar no
consumidor.
Como Associação dos Supermercados,
queremos ressaltar a nossa indignação e comunicar a população consumidora do
Rio Grande do Norte que nada podemos fazer a não ser realizar o repasse desse
reajuste tributário.
Na certeza que os esclarecimentos
prestados denotam o nosso compromisso com a transparência, agradecemos a
compreensão. Esperamos que dias melhores venham para todos nós.

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