segunda-feira, 6 de março de 2023

Em 2022, 495 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil

 


Com informações do UOL 

Em 2022, 495 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil. Do total de crimes, 75% foram causados por companheiros e ex-companheiros, tendo como motivação brigas e términos de relacionamento. Os dados são do terceiro relatório "Elas  Vivem: dados que não se calam", elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança, lançado nesta semana. 

Ao todo, o levantamento identificou casos de feminicídio em sete estados brasileiros, dentre os quais São Paulo aparece liderando o número de casos com 109 registros do crime. Na sequência, aparecem  Rio de Janeiro (103),  Bahia (91), Pernambuco (59), Maranhão (57),  Piauí (48) e Ceará (28).

De acordo com a pesquisadora Larissa Neves, da Rede de Observatórios da Segurança, em entrevista ao UOL, o cenário pode ser explicado por fatores como acesso facilitado a armas e armamentos; violência política durante as eleições e em todo o ano passado; crise econômica e falta de medidas de prevenção efetivas. Ela destaca, ainda, o papel do "desmonte nas políticas públicas no país" durante o governo de Jair Bolsonaro para o agravamento do número de casos. 

Na ótica de Neves, uma das medidas urgentes a serem tomadas para combater o feminicídio e a violência contra a mulher é aumentar a proteção judicial das mulheres que conseguem chegar até as delegacias e casas de acolhimentos. O feminicídio, vale lembrar, é o termo usado para denominar assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero. No Brasil, a Lei do Feminicídio, de 2015, estabelece que, quando o homicídio é cometido contra uma mulher, a pena é maior. 

A violência contra a mulher, por sua vez, inclui tentativa de feminicídio/agressão física; feminicídio; homicídio; violência sexual/estupro; tortura/cárcere privado/sequestro; agressão verbal/ameaça; tentativa de homicídio; transfeminicídio, bala perdida e outros. O levantamento identificou 2.423 casos desse crime distribuídos na Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Piauí. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAMPESTRENSE - CONVITE ESPECIAL DA VEREADORA MONIQUE: A vereadora Monique, convida todos os amigos campestrenses, para participar da grande confraternização, domingo (21), às 15 horas no Vila Campestre; veja o vídeo

🎉 CONVITE ESPECIAL DA VEREADORA MONIQUE ANDRADE 🎉 É com muito carinho que convido todos os colegas e amigos de São José do Campestre para...