Com informações da Agência Brasil
A partir de hoje (14), as pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas abertas nesse período poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.
A consulta foi aberta na noite de 13 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. O processo vai até sexta-feira (18). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer uma repescagem no sábado (19), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março.
Após o pedido de saque, a instituição
financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A
expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.
Para agendar o saque, o usuário
deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação
segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível
a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de
segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a
muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços
digitais.
Segundo o BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7
milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do
dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas
descobriram que têm recursos a receber.
Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:
Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na
data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data
pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.
Passo 2
Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o
cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou
aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou
no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a
conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.
Passo 3
Ler e aceitar o termo de responsabilidade
Passo 4
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem
(tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se
for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a
receber, sem dar detalhes.
Passo 5
Clicar na opção indicada pelo sistema:
"Solicitar por aqui": para devolução do
valor por meio de Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma
das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo,
caso precise entrar em contato com a instituição.
"Solicitar via instituição": a instituição
financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato
pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a
instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou
Documento de Crédito (DOC).
Importante: Na tela de informações dos valores a
receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de
atendimento.
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