Tribuna do Norte
O setor de alimentação fora do lar em Natal mostrou
indícios de recuperação nos primeiros meses de 2022. Segundo levantamento
realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RN), 41%
dos estabelecimentos da capital disseram que janeiro de 2022 foi melhor que o
mesmo período do ano passado. O número de empresários que relataram prejuízo
nesse mês (37%) ficou abaixo da média registrada nacionalmente, que
correspondeu a 43%.
Em uma análise mais aprofundada, a pesquisa também
apontou que 24% dos estabelecimentos obtiveram lucro em suas atividades
enquanto 37% permaneceram em equilíbrio econômico no período estudado.
Comparado ao mês de dezembro de 2021, 44% disseram ter um faturamento menor em
janeiro. De acordo com Max Fonseca, conselheiro nacional da Abrasel, o setor
potiguar tem uma capacidade de recuperação muito rápida.
“Todas as evidências mostram que o RN tem se
recuperado acima da média brasileira, até liderando em alguns momentos, e isso
é muito bom. Vimos no primeiro ano da pandemia em 2020, quando em dezembro já
tínhamos voltado aos níveis de emprego e de recolhimento de impostos anteriores
à pandemia. Esse cenário vai ajudar as empresas nessa busca pela recuperação, já
que muitos ainda operam no vermelho e tem empréstimos que tiveram reajustes
acima do que era programado inicialmente”, disse.
Outro aspecto analisado foi a forma de pagamento
escolhida pelos potiguares. Os dados mostram que 82% dos clientes usam o cartão
de crédito como meio preferencial para pagamento nos locais, enquanto 13% usam
a função de débito. Do mesmo modo, no serviço de delivery, a opção de crédito
continua sendo a preferida por 76% dos clientes, com 10% utilizando o pagamento
por débito e 2% pagando com dinheiro.
No entanto, a alta dos combustíveis que tem afetado
a população de forma intensa também impacta o setor de alimentação fora do lar,
algo que nem sempre é lembrado pelos consumidores e que acaba sendo refletido
no preço dos serviços e produtos.
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