sábado, 16 de outubro de 2021

TANGARAENSES - Carlos Eduardo vence Fátima Bezerra em segundo turno, diz pesquisa do Instituto Real Time Big Data

O Instituto Real Time Big Data fez uma pesquisa com eleitores do Rio Grande do Norte simulando alguns cenários políticos no ano que antecede as eleições de 2022. Entre estes cenários, está o da eleição para Governador no RN. Na pesquisa estimulada, o cenário do primeiro turno sem Álvaro Dias, atual prefeito de Natal, Fátima Bezerra (30%) e Carlos Eduardo (29%) configuram um empate técnico, considerando que a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Em um segundo turno, o ex-prefeito de Natal venceria a atual governadora por uma diferença de 2%.

Outros candidatos, como o Senador Styvenson Valentim (Podemos) soma 10% das intenções de voto, enquanto Benes Leocádio (Republicanos) chega a 6%. Nulos e brancos são 13% e os que não souberam ou não responderam chegam a 12%.

Segundo Turno

Em um segundo turno entre Carlos Eduardo e Fátima Bezerra, o ex-prefeito de Natal venceria com 35% contra 33% de Fátima Bezerra, dizem os números apresentados pelo instituto. Nulos e brancos são 20% enquanto 12% não souberam ou não responderam à pesquisa.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo instituto Real Time Big Data nos dias 13 e 14 de setembro de 2021 com 1.200 eleitores do Rio Grande do Norte em cinco regiões do Estado. O público em Natal corresponde a 25% da pesquisa, enquanto o litoral oriental/Leste potiguar, 24%. 13% dos entrevistados são do Agreste potiguar, enquanto 11% da região central do estado.

Os entrevistados do Oeste do RN correspondem a 26% dos entrevistados. Segundo o Realtime Bigdata, a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Os números foram encomendados pela rádio 96 FM e pela Band Natal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deepfakes disparam no Brasil e acendem alerta para manipulação nas eleições de 2026

  Ataques com deepfake cresceram 126% no Brasil em 2025 e já são vistos como uma ameaça real ao processo democrático nas eleições presidenci...