Uma tradição da culinária na região Nordeste, o feijão verde ganha novas versões, como a receita do feijão verde cremoso.
Após o período chuvoso, é comum a safra farta desse ingrediente. O cultivo do grão é uma atividade que faz parte da agricultura familiar. Após a "panha" do feijão, acontece a debulha em família, o que contribui para incrementar a renda dos agricultores.
Esse ciclo, que vai desde o plantio até a debulha faz parte da cultura e das raízes sertanejas, tanto que o feijão é a base da alimentação desse povo. Ele está diariamente na mesa, acompanhado do arroz, em forma de baião e de muitos outros pratos.
A receita do feijão cremoso foi elaborada pelo gastrólogo Alexandre Dantas. O prato também leva nata, queijo de coalho, coentro e outros itens da regionais pra ressaltar ainda mais o sabor desse grão que faz parte do cotidiano nordestino.
Ingredientes
½ kg de feijão verde
100g de queijo coalho cortado em cubos
200g ou 1 caixa de creme de leite
100g ou 2 colheres de sopa de nata
1 cebola pequena cortada em cubos
2 dentes de alho triturados
30 ml ou 2 colheres de sopa de manteiga da terra
1 pimenta de cheiro cortada em cubos pequenos
Cheiro verde, sal e pimenta do reino a gosto
Água suficiente para o cozimento
Considerações
Antes de fazer o preparo, é importante limpar bem o feijão, retirar os grãos estragados e lavar várias vezes antes de ser utilizado.
Modo de preparo
Começamos o preparo colocando o feijão para cozinhar apenas com água. O ideal é colocar uma quantidade de água suficiente para cobrir os grãos. No início não colocamos sal. Após levantar fervura, vamos retirar a espuma que pode se formar por cima. Quando os grãos estiverem cozidos, cerca de 15 a 20 minutos depois, vamos escorrer e descartar a água. É importante ficar atento, já que o feijão cozinha rápido.
O próximo passo é temperar o feijão. Em uma panela colocamos um fio de manteiga da terra e a cebola para refogar. Quando ela começar a ficar transparente, já podemos colocar a pimenta de cheiro para dar sabor e aroma à receita. Depois de alguns segundos, acrescentamos o alho por último e refogamos rápido para ele não queimar.
Quando estiverem todos dourados, colocamos o feijão verde já cozido dentro da panela e misturamos. Em seguida vamos colocar o sal no feijão de forma moderada e pimenta do reino. Na sequência colocamos a nata (a quantidade de nata depende do gosto e também do tipo. Elas variam de acordo com a intensidade de sabor e também de sal).
Depois de incorporar a nata ao feijão, podemos acrescentar o queijo coalho, o cheiro verde e creme de leite. Deixamos no fogo até levantar fervura e depois é só desligar. Nesse ponto também é importante ajustar a quantidade de sal, se for necessário.
O feijão fica cremoso e pronto para ser servido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário