domingo, 8 de novembro de 2020

Receita de pão recheado ganha toque sertanejo com ingredientes do RN: carne de sol e queijo coalho

 


O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Segundo os historiadores, a receita tem cerca de 12 mil anos. O pãozinho está presente na mesa de quase todo mundo, todos dias, em várias refeições. Mas na receita ensinada pelo gastrólogo Alexandre Dantas, o alimento ganhou um toque sertanejo com um recheio de carne de sol e queijo de coalho - ingredientes que são tradicionais no Rio Grande do Norte

Para fazer o pão, são necessários os seguintes ingredientes para massa e recheio:

Para a massa

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga ou margarina (ou 2 colheres de sopa)
  • 2 ovos inteiros
  • 1 gema para pincelar
  • 60 g de açúcar (ou 3 colheres de sopa)
  • 15 g de sal (ou 1 colher de sobremesa)
  • 15 g de fermento biológico seco
  • 400 ml de água

Recheio

  • 800 g de carne de sol (dessalgada, cozida e desfiada)
  • 250 g de queijo coalho ralado grosso
  • Azeite ou óleo
  • Cebola roxa
  • Alho
  • Pimenta do reino

Modo de preparo

Para a massa, a orientação do gastrólogo é misturar primeiro em um recipiente a farinha de trigo, o açúcar, o fermento, os ovos e parte da água (a água deve ser colocada aos poucos até dar o ponto). Depois de incorporar, vão a manteiga, o sal e, se necessário, mais um pouco de água. A pessoa deve misturar bem até que todo os ingredientes estejam incorporados e a massa fique homogênea.

Depois, a massa deve ser levada para uma bancada. Deve-se passar farinha e sovar a massa por cerca de 20 minutos, pra ativar o glúten da farinha e deixar a massa bem lisa. Quando a massa está no ponto ela fica lisa e uniforme. Depois de sovar bem, a massa vai a um recipiente coberto com um pano. É preciso deixá-la descansar para o fermento agir. A massa deve crescer por cerca de 40 min a 1 hora, ou até que dobre de volume.

Enquanto a massa fermenta, em uma panela, o cozinheiro deve aquecer um fio de azeite e dourar a cebola roxa até ela ficar transparente. O alho é colocado para dourar e na sequência, entra a carne de sol já desfiada, que deve ser refogada até que fique dourada. Para finalizar, um pouco de pimenta do reino. Depois, o preparo fica reservado até esfriar.

Depois que a massa crescer, são feitas as porções e a modelagem dos pães. Em uma bancada enfarinhada e com a ajuda de um rolo, a massa é aberta em pequenos pedaços (quem não tiver rolo, pode abrir com uma garrafa higienizada). O formato do pão pode ser da forma que a pessoa preferir. Depois de aberta a massa, é colocado o recheio já frio de carne de sol. Por cima, vai o queijo de coalho ralado bem grosso. Na sequência, a massa é fechada. Pra finalizar, é só pincelar com gema de ovo toda parte de cima do pão. O processo é repetido em todas as porções.

Depois, os pães devem ser colocados em uma forma untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de trigo. Antes de levar ao forno, é preciso deixar os pães descansando na forma por mais 15 muitos para que eles continuem fermentando. Depois dos 15 minutos, eles são levados para assar em um forno preaquecido a 180°, por aproximadamente 30 minutos ou até que os pães fiquem dourados. Por fim, é só se deliciar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serial killer foge de segurança máxima e está foragido no TO

  Renan Barros da Silva, de 26 anos, condenado a 72 anos de prisão e conhecido como o “Serial Killer da Rotatória”, fugiu na última quinta-f...