A busca pelos atendimentos no Centro de Atendimento
para Enfrentamento da Covid-19 montado no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de
Natal, causou grandes filas e aglomerações na área externa, nesta sexta-feira
(20).
De acordo com a população que busca o serviço, a
unidade não está realizando a quantidade de atendimentos necessária. O bombeiro
civil Fábio Nascimento acompanhava a esposa, que aguarda para fazer o exame do
novo coronavírus. Essa não é a primeira vez que eles vão ao Centro de
Atendimento.
“A gente veio na quarta-feira para cá. Ela passou o
dia todo aqui, saiu eram 13h. Passaram um medicamento e foi orientado que na
sexta-feira, hoje, ela viesse entre 4h30 e 5h para ser atendida. E foi o que
nós fizemos. Quando chegamos aqui, as 5h, já tinham 22 pessoas na fila. Quando
eu fui questionar a profissional de saúde, ela falou que das 40 fichas que
deveriam existir para as pessoas serem atendidas hoje, ela só tinha 18. E que,
se a gente não for atendido hoje, vai ser segunda. Cadê o respeito com a
população?”, questiona.
Uma mulher chegou a passar mal na fila. Ela foi
socorrida pelos agentes de saúde presentes no ginásio.
De acordo com a SMS, todos que procuram o Centro estão
sendo atendidos e medicados, caso necessário. O problema está nos testes de
swab, que têm sido insuficientes. Atualmente são enviados 40 testes por dia à
unidade. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria, a partir da
próxima semana, esse número será ampliado.
Ainda de acordo com a SMS, o
horário de atendimento dos centros de atendimento também foi ampliado. A
pasta afirma que realiza acompanhamento permanente do fluxo de pacientes e foi
constatado que nas últimas semanas a procura tem sido maior. Por isso, o
atendimento voltou a ocorrer nos dois turnos de segunda a quinta e nas sextas
até 12h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário