A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU)
confirmou que nove linhas de ônibus vão voltar a circular e outras cinco vão
mudar a rota a partir de segunda-feira (14), quando o órgão vai colocar nas
ruas 70% da frota após acordo
em audiência de conciliação com o Ministério Público Estadual. Por
conta da pandemia, 53% dos ônibus estavam circulando e algumas linhas haviam
deixado de sair às ruas.
Três linhas já retornaram às operações: 536 (Nova
Cidade/Alecrim, via Rua Jaguarari), 544 (Mirassol/Pitimbu, via Cidade Satélite)
e 589 (Felipe Camarão/Rodoviária, via Jardim América). A STTU confirmou também
a criação da linha 551 no lugar da antiga linha 51, que ligava o bairro Pirangi
às Rocas.
As nove linhas que vão voltar a circular na
segunda-feira são:
- Linha
N-25 (antigas 13 e 25)
A linha vai ligar a Redinha ao Bairro Nordeste,
passando pela Ribeira, Cidade Alta e Alecrim. O bairro da Redinha volta a ter
ligação direta com o centro da cidade, o que era realizado pela linha 13. O
bairro Nordeste continuará sendo atendido em itinerário similar ao realizado
pela linha 25. Para ir à Petrópolis, o morador da Redinha pode fazer integração
temporal na Ribeira com as linhas 33A, N-35, L-37, S-46 e L-56. Já o morador do
Bairro Nordeste pode realizar integração temporal com as linhas N-05, N-15,
17/78, O-22, N-64 e N-70 na Av. Rio Branco.
Com isso, a linha O-19 (Cidade da Esperança/Ribeira,
via KM-06), que estava operando como 19/25 para atender o Bairro Nordeste,
voltará a seu itinerário normal.
- Linha
33B
Faz a ligação entre o Planalto e Lagoa Seca, passando
pelo Shopping Midway Mall. Segue na rota tradicional.
- Linha
L-48
A linha sai do Terminal da Rocas e liga o centro da
cidade ao bairro de Nova Descoberta, sem passar pelo Campus da UFRN. O morador
de Santos Reis, onde era o terminal da antiga linha 48, continuará contando com
as linhas N-25, N-35, N-43 (antiga 64A/43), 75A, 78A/47 e N-84 para seguir para
os mesmos destinos da linha L-48 por meio da integração temporal.
- Linha
66
A linha 66 (Ponta Negra/Bom Pastor) liga a região de
Ponta Negra até a Zona Oeste da capital. Segue o trajeto tradicional.
- Linha
557
A linha 557 liga Mirassol e conjunto dos Professores
ao Campus, Nova Descoberta e ao Midway Mall, além de passar na Vila São José.
Essa linha terá tarifa de R$ 3,20. Passa por Midway Mall e Natal Shopping e
permite integração temporal com as demais linhas do sistema nos dois locais,
pagando R$ 0,80 de complemento tarifário.
- Linha
581
A linha liga o Vila Verde a região do Partage Shopping
e Nordestão Santa Catarina cobrando a tarifa de R$ 3,20. Também permitirá a
integração temporal na Av. Itapetinga com as linhas N-15, N-43 (antiga 64A/43),
N-73 e 78A/47 e no Nordestão com as linhas N-02, N-08, N-29 (antiga 10/29),
N-35, N-60, N-64, O-76 e N-79.
- Linha
585
A linha liga a Coophab e o Village do Prata ao
Planalto com uma tarifa de R$ 3,20. Por meio da 585 será possível realizar
integração com as linhas O-24, O-33, 33A, O-38, O-40 e 41A.
- Linha
591
A linha 591 (Jardim Progresso/Santa Catarina, via Rua
José Luís da Silva) vai ligar o Jardim Progresso a região comercial da Zona
Norte com uma tarifa de R$ 3,20. A linha permite integração temporal no
Nordestão com as linhas N-02, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-35, N-60, N-64, O-76
e N-79.
- Linha
592
A linha 592 (Circular Residencial Redinha) volta a
operar em seu itinerário usual com tarifa de R$ 3,20.
Mudanças nas rotas
Além dessas linhas de ônibus, outras cinco vão mudar o
itinerário a partir de segunda-feira, como forma de adequar a operação a atual
demanda de passageiros.
- Linha
N-02
A linha 02 passa a operar com retorno na Av. Bernardo
Vieira, na rotatória com a Av. Xavier da Silveira, passando a se chamar N-02
(Gramoré/Morro Branco, via Midway Mall). O passageiro que desejar seguir para o
Natal Shopping poderá realizar integração temporal na Área de Lazer do Panatis
com as linhas N-07, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-73, N-60 e N-79. Se preferir
utilizar a parada do bairro Nordeste, o passageiro contará ainda com as linhas
N-04, S-50, N-72 e N-77.
- Linha
N-15 (antiga 15/16)
A linha passa a retornar da Av. Prudente de Morais,
deixando de circular na Av. Hermes da Fonseca. Com isso, a linha passa a se
chamar N-15 (Pajuçara/Ribeira, via Petrópolis).
- Linha
N-26
A linha 26 (Soledade/Ponta Negra) passa a operar com
retorno na Av. Bernardo Vieira, na rotatória com a Av. Xavier da Silveira,
passando a se chamar N-26 (Soledade/Morro Branco, via Midway Mall). O
passageiro que desejar seguir para o Natal Shopping poderá realizar integração
temporal na Área de Lazer do Panatis com as linhas N-07, N-08, N-29 (antiga
10/29), N-73, N-60 e N-79. Se preferir utilizar a parada do bairro Nordeste, o
passageiro conta ainda com as linhas N-04, S-50, N-72 e N-77. Já para Ponta
Negra, o passageiro pode realizar integração temporal na Área de Lazer do
Panatis com a linha N-73 ou no Midway Mall com as linhas 46 e 54.
Linha N-27
Muda de itinerário no retorno para o bairro a partir
da Ribeira, onde acessa a Rua Ulisses Caldas, Av. Deodoro da Fonseca, Rua
Olinto Meira, Av. Almirante Alexandrino de Alencar e Rua Amaro Barreto, de onde
realiza o itinerário habitual. A linha passa a se chamar N-27 (Alvorada IV/Ribeira,
via Av. Deodoro da Fonseca).
- Linha
N-43 (antiga 64A/43)
A linha foi reformulada porque apresentava a maior
extensão e tempo de viagem de todo o sistema. A linha passa a partir do
terminal da N-29 (antiga 10/29) e acessa a Rua dos Caboclinhos, Rua do
Fandango, Rua do Pastoril, Av. da Chegança, Av. da Ciranda, Av. Guararapes, Av.
Tocantínea, Av. Rio Doce, Av. Itapetinga, Av. Dr. João Medeiros Filho, Ponte
Newton Navarro, Av. Pres. Café Filho, Rua Prof. José Melquíades, Rua Cel.
Flamínio, Rua São João de Deus, Av. Eng. Hildebrando de Góis, Travessa São
Pedro, Av. Duque de Caxias, Praça Augusto Severo, Av. Câmara Cascudo, Rua Padre
João Manoel, Rua Padre Pinto, Rua Mermoz, Rua Cel. José Bernardo, Rua Fonseca e
Silva, Rua Amaro Barreto, Av. Pres. Bandeira, Rua São José e Av. Bernardo
Vieira, de onde retorna na rotatória com a Av. Xavier da Silveira pelo mesmo
caminho para Nova Natal.
O passageiro que sai de Nova Natal para Candelária
poderá utilizar a linha N-35, por meio da integração temporal na Av. Dr. João
Medeiros Filho. Já o morador de Candelária que vai para o Alecrim poderá
embarcar na linha N-35 e desembarcar na Av. Prudente de Morais com Av. Bernardo
Vieira para realizar integração temporal com a N-43, N-52 e N-54. O morador da
Praia do Meio e das Rocas pode utilizar as linhas O-38 e O-59 para ir ao
Alecrim e realizar integração temporal com a linha N-35 para seguir em direção
a Candelária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário